quinta-feira, 30 de junho de 2016

Estacionamento tarifado em debate na assembleia municipal

A Assembleia Municipal de Tomar vai reunir nesta quinta feira, dia 30, a partir das 20.30 horas, tendo como principal tema na ordem de trabalhos o estacionamento tarifado em Tomar.
A reunião começa com a intervenção dos cidadãos que quiserem apresentar os seus problemas, seguindo o período de antes da ordem do dia (PAOD).
Depois os deputados municipais vão discutir e votar o Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Tarifado de Duração Limitada do Município de Tomar bem como a criação de sub-zonas de estacionamento tarifado.
No dia 25 de junho pedimos por email à câmara de Tomar o envio dos documentos que vão ser analisados e votados nesta sessão, mas até agora não recebemos qualquer resposta.
Atualmente já são tarifadas a av. Marquês de Tomar e parte da av. João dos Santos Simões. O que a câmara pretende é colocar mais parcómetros nas principais ruas e avenidas da cidade como por exemplo na Alameda 1 de Março e na av. Cândido Madureira só para dar dois exemplos.
Mas o regulamento prevê que seja possível a câmara tarifar cerca de 40 ruas, avenidas, parques e logradouros na cidade.

9 comentários:

  1. Não acho mal. Vive-se uma completa anarquia em termos de estacionamento na cidade. Ganha o turismo, com uma cidade mais organizada e menos traiçoeira. Sim porque os turistas ao contrário da maioria dos tomarenses não levam o carro quase até à porta da casa de banho. Deve dar-se no entanto especial atenção aos moradores, criando espaços alternativos ou facilitando o pagamento das taxas.

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  2. Tomar é um verdadeiro faroeste em termos de estacionamento. Não se respeitam os peões, para-se em todo o lado - passeios, passadeiras, até no meio da estrada como no vergonhoso caso ao lado das traseiras do tribunal, com a polícia impávida e serena. Esta medida já devia ter sido implementada há muito tempo!

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  3. Pois eu acho muito mal! Não sei que anarquia é que falas, podem haver algumas paragens em segunda fila de vez em quando mas regra geral não há problemas. E não os há justamente porque a maioria dos sítios não são tarifados. Se forem tarifados todos os locais previstos, como é óbvio isso vai criar pressão de estacionamento nos locais que ficam fora das zonas tarifadas, porque as pessoas não estão para gastar dinheiro.
    Em segundo lugar, é normal os turistas não levarem o carro, porque a grande maioria deles faz o seu percurso dentro da cidade a pé! Só pegam no carro ou para ir embora ou para visitar outras zonas da região.
    Em terceiro lugar, é preciso recuar um pouco no tempo (mas não muitos anos) para perceber o porquê desta intenção. É que quando o PSD decidiu fazer o parque de estacionamento nas traseiras da câmara, fê-lo com a contrapartida de o estacionamento da cidade ser tarifado para a empresa concessionária do parque. Como não cumpriram (era muito interessante saber quem ganhou e o que ganhou com essa decisão) a câmara é obrigada a indemnizar a ParqueT. Por isso, em vez de a câmara tentar chular os cidadãos, o que devia fazer era ir buscar o dinheiro daqueles que votaram a favor do contrato.
    E já que estamos numa de questionar, também era interessante saber quem tomou a decisão e quais as consequências de terem construído o parque subterrâneo ao pé do pavilhão.

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  4. A anarquia é óbvia! Basta passar na Av. Cândido Madureira! Carros em segunda fila, por vezes em ambos os sentidos (e não, não é de vez em quando). A questão dos turistas, é já a pensar na típica desculpa, de prejudicar o turismo e o comércio. Pensemos por exemplo na zona tarifada junto aos correios! Era a completa confusão! Hoje em dia, por exemplo eu que chego junto às 18h30 a Tomar, tenho a possibilidade de me conseguir deslocar aos correios com maior facilidade (tem um preço sim, mas o conforto tem um preço). O fato de não se pagar a 1° meia hora nos parques cobertos, já me tem permitido ir ao banco, utilizar o comércio tradicional entre outras coisas! Acho no entanto que a par dos estacionamentos tarifados deveriam investir também numa requalificação dos parques do mercado e da várzea grande. Deixou só um aparte: não tenho ligações partidárias algumas, sou apenas uma tomarense interessada em ver a cidade evoluir e a acompannhar o avanço dos tempos.

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    1. Realmente a C. Madureira é talvez o caso mais flagrante, mas com mais ou menos esforço consegue-se passar. É raro haver acidentes aí. Muita gente pára aí 5m para ir ao banco porque se quiser estacionar tem de ir à Várzea Grande e acaba por gastar mais tempo a andar a pé que dentro do banco. Quanto aos turistas, em particular os estrangeiros, para eles é mais uma despesa, acaba por não os afectar muito. E podem sempre deixar o carro estacionado o dia inteiro que nunca vão precisar dele, logo os estrangeiros talvez seja mais fácil enganar e pagam, os nacionais estacionam num sítio onde não se pague. Quanto aos correios, há estacionamento livre perto porque as pessoas acabam por ir estacionar um pouco mais longe. A questão é, se avançarem todas as ruas tarifadas, vão acabar por pressionar o estacionamento das zonas limítrofes e vão fazer com que as pessoas não vão à "baixa" e passem a ir aos hipermercados. Parece-me que a única excepção é a Várzea Grande e a Av. Bernardo Faria...Continuo a achar que é uma burrice que vai afectar o comércio a médio prazo, a não ser que este passe quase a só viver de turistas. E concluo dizendo que se a câmara precisa de dinheiro para o ParqueT que o vá buscar a quem tomou a decisão de fazer o negócio. Só para se ter uma noção das ruas que podem/vão ser tarifadas:
      Zona de Estacionamento Tarifado 1 (ZET 1)
      Sub ZET 1.1 — Avenida Marquês de Tomar;
      Sub ZET 1.2 — Avenida Cândido Madureira;
      Sub ZET 1.3 — Rua dos Arcos;
      Sub ZET 1.4 — Rua da Infantaria 15;
      Sub ZET 1.5 — Travessa da Misericórdia;
      Sub ZET 1.6 — Travessa dos Arcos.
      Zona de Estacionamento Tarifado 2 (ZET 2)
      Sub ZET 2.1 — Alameda 1 de março;
      Sub ZET 2.2 — Avenida Ângela Tamagnini;
      Sub ZET 2.3 — Avenida Egas Moniz;
      Sub ZET 2.4 — Avenida General Norton de Matos;
      Sub ZET 2.5 — Parque de estacionamento na rua da Carrasqueira
      com limitação a este pela rua João dos Santos Simões e noroeste pela
      rua Voluntários da República;
      Sub ZET 2.6 — Parque de estacionamento de Santa Iria;
      Sub ZET 2.7 — Parque de estacionamento do Mercado Municipal;
      Sub ZET 2.8 — Rua dos Construtores Civis;
      Sub ZET 2.9 — Logradouro da rua Amorim Rosa com a rua Carlos
      Campeão;
      Sub ZET 2.10 — Logradouro da rua Amorim Rosa e avenida Ângela
      Tamagnini;
      Sub ZET 2.11 — Logradouro da rua Amorim Rosa e das traseiras da
      alameda 1 de março;
      Sub ZET 2.12 — Rua Amorim Rosa;
      Sub ZET 2.13 — Rua Carlos Campeão;
      Sub ZET 2.14 — Rua da Carrasqueira;
      Sub ZET 2.15 — Rua da Cascalheira;
      Sub ZET 2.16 — Rua da Fábrica da Fiação;
      Sub ZET 2.17 — Rua de Santa Iria;
      Sub ZET 2.18 — Rua do Centro Republicano;
      Sub ZET 2.19 — Rua Fonte do Choupo;
      Sub ZET 2.20 — Rua João dos Santos Simões;
      Sub ZET 2.21 — Rua Major Ferreira do Amaral;
      Sub ZET 2.22 — Rua Marquês de Pombal;
      Sub ZET 2.23 — Rua Voluntários da República;
      Sub ZET 2.24 — Travessa da Cascalheira;
      Sub ZET 2.25 — Travessa Fonte do Choupo.

      Identificação da zona de estacionamento condicionado - EXCLUSIVO A MORADORES:
      Zona de estacionamento condicionado
      Avenida Cândido Madureira;
      Avenida Dr. Vieira Guimarães;
      Avenida Marquês de Tomar;
      Calçada de Santo André;
      Rua Alexandre Herculano;
      Rua D. Aurora de Macedo;
      Diário da República, 2.ª série — N.º 94 — 16 de maio de 2014 12883
      Rua da Infantaria 15, do número de polícia 9 -E até ao 111, do número
      de polícia 22 ao 108 e do número de polícia 10 até ao 14;
      Rua de Gil Avô;
      Rua de Leiria, do número de polícia 31 ao 42, do número de polícia
      1 ao 5 e do número de polícia 2;
      Rua de São Sebastião, do número de polícia 10 ao 12 e do número
      de polícia 23 ao 27;
      Rua do Camarão;
      Rua do Everard;
      Rua do Pé da Costa de Cima;
      Rua do Teatro;
      Rua dos Arcos;
      Rua dos Moinhos;
      Rua Dr. Joaquim Jacinto;
      Rua Dr. Sousa;
      Rua Pé da Costa de Baixo;
      Rua Pedro Dias;
      Rua Sacadura Cabral;
      Rua São João Baptista;
      Rua Serpa Pinto;
      Rua Silva Magalhães;
      Travessa da Misericórdia, do número de polícia 3 ao 7 e até ao nú-
      mero de polícia 14;
      Travessa de Gil Avô;
      Travessa do Quental;
      Travessa dos Arcos, do número de polícia 2 ao 14 e do número de
      polícia 1 -A ao 17
      Travessa Serpa Pinto.

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    2. E ainda acrescento 3 coisas rápidas:

      - As tarifas ainda não estão definidas, e isso também pode dar origem a alterações de preçário dos parques cobertos.

      - Não contentes com a aplicação de tarifas de segunda a sexta, das 9 às 19, ainda cobram ao sábado das 9 às 13.

      - Ficou aberta a possibilidade de numa fase posterior entregar a gestão do estacionamento tarifado (+ parques cobertos) a privados, através de concessão (artº 3). Será que se isso acontecer será feito de forma minimamente transparente?

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  5. Sera que estão a pensar nas pessoas que precisam de estacionar para ir trabalhar?É que a grande maioria não tem o mesmo salario das pessoas que teem estas ideias

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    1. Começas a fazer 10/15 minutinhos a pé do carro para o trabalho e outros 10/15 minutinhos a pé do trabalho para o carro. Eles até pensam na nossa saúde (física!), porque assim sempre fazes algum exercício físico. Quanto à saúde económica, olha... temos pena. Não te esqueças para o ano de votar neles

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  6. Nao preciso desse exercício.Afinal não tou todo o dia sentado atraz duma secretaria não trabalho apenas 35 horas e ja faço muitos km

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