sábado, 21 de maio de 2016

Tomarense premiado pela Sociedade Portuguesa de Autores


Tiago Correia, de 28 anos, venceu o Grande Prémio de Teatro 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) pelo texto inédito “Pela Água”.
O prémio foi entregue no dia 20 na sede da SPA durante a cerimónia comemorativa do Dia do Autor Português, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Tiago Correia nasceu a 1 de setembro de 1987 em Tomar. É ator e encenador. Licenciou-se em Teatro-Interpretação na ESMAE. Fundou a companhia A Turma, em 2008. Trabalhou com André Guedes, António Durães, Cristina Carvalhal, José Carretas, Luís Mestre, Manuel Tur, Marcos Barbosa, Nuno M Cardoso, Oskar Gomez Mata, Pascal Luneau, Paul Clarke e Sara Barbosa. Em cinema, com Edgar Pêra, Francisco Lobo e Gonçalo Ribeiro. Recebeu o prémio de melhor ator de curta-metragem no festival “Ver e Fazer Filmes 2012”. Em televisão, fez a série “Mulheres de Abril”, para a RTP. Estreou-se na encenação com “História de Amor (Últimos Capítulos)" de Jean-Luc Lagarce (FITEI/2011); encenou dois fragmentos “Do Discurso Amoroso", a partir de Roland Barthes (2012); “Gaspar” de Peter Handke (Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012); “Não Era Uma Vez” (Cão Danado/2015); desenvolveu uma bolsa de criação do Teatro Municipal do Porto para a encenação de “A Noite Canta” de Jon Fosse (2015); e protagonizou, escreveu e produziu o filme “Ela” (2016). É professor de interpretação na A.C.E. Famalicão e autor do projeto musical Les Saint Armand.
Apesar do seu intenso trabalho cultural, Tiago Correia é pouco conhecido em Tomar.
Parabéns a Tiago Correia.

*Texto corrigido (nome da obra premiada e biografia do ator e encenador)

Grande Prémio de Teatro 2016 - "Pela Água" de Tiago Correia from Tiago Correia on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário