terça-feira, 31 de maio de 2016

Em 20 anos Tomar perdeu mais de metade das escolas primárias e jardins de infância

A poucas semanas do fim de mais um ano letivo, prepara-se o encerramento de mais três escolas primárias e um jardim de infância no concelho de Tomar. É uma contabilidade negra a do encerramento de estabelecimentos de ensino nas freguesias que está relacionado essencialmente com a baixa natalidade e a emigração.
Apesar dos protestos da população, da oposição e das juntas de freguesia, a frieza dos números dita o fim de escolas e jardins de infância.
No final deste ano letivo vão fechar as escolas de Cabeças (duas crianças no jardim de infância e 17 na escola primária), Paialvo (seis crianças no jardim de infância e 12 na escola primária) e Santa Cita (quatro crianças no jardim de infância e 10 na escola primária). Encerra também o jardim de infância de Fétal de Cima na antiga freguesia de Além da Ribeira (cinco crianças).
O fim destes estabelecimentos de ensino foi motivo de reportagem no canal Fala Portugal, da rede Record Europa, emitida no dia 17 de maio de 2016. A reportagem inclui depoimentos do vereador Hugo Cristóvão (PS), do presidente da junta de Paialvo, Luís Antunes e de uma mãe.
Como curiosidade publicamos a lista das escolas e jardins de infância que existiam em Tomar há 18 anos. E agora fica o desafio de riscarem as que já não existem.

Reportagem no canal Fala Portugal



Tabela publicada pelo jornal Cidade de Tomar
Clique para ampliar
Clique para ampliar

2 comentários:

  1. Será que os jornalistas vivem neste País!? As vezes parece que não, pois há cada noticia....
    Este fecho das escolas que tem ocorrido e irá continuar a ocorrer não é surpresa nenhuma, pois com os níveis de natalidade em mínimos de sempre não é de esperar outra coisa.
    A indignação do Sr Presidente da Junta é de quem não vive neste mundo e muito menos em Portugal....



    ResponderEliminar
  2. sr. vereador, já agora assegura o transporte, mas para a escola QUE EU ESCOLHER PARA O MEU FILHO. SEU MONTE ....

    ResponderEliminar