sexta-feira, 18 de março de 2016

A querida imbecilidade

Opinião

Ivo Santos demorou a reagir à minha crónica sobre o seu potencial para representar o PS na contenda que se avizinha. E fê-lo de modo agreste, talvez mesmo agressivo, o que, no mínimo, deixa transparecer que não tem praticado aquele "saber estar", aquela urbanidade que é própria, desejável, obrigatória a quem é ator político. Sendo pessoa educada, esta atitude ficará seguramente a dever-se à sua "falta de treino" de vida pública. Tem andado pelos mentideros há já algum tempo, de facto... Quando entrar novamente na liça, desta vez pela "porta grande", rapidamente apanhar-lhe-á o jeito.
Sobre o que Ivo Santos diz sobre a minha crónica "O candidato do PS", até poderia fazer os caros leitores perder algum do seu tempo com a sua análise, mas não o vou fazer. Muito mais interessante é a eloquência daquilo que Ivo não diz. Sim, aquilo que podia ter aproveitado para dizer e, deliberadamente, não disse... Pronto, dirão alguns,  então o homem não é livre de dizer ou não aquilo que quiser e na ocasião que entender? E é verdade, sim senhor!
Tão verdade quanto o nosso direito de observarmos, apreciarmos e comentarmos a crescente intervenção cívica de Ivo Santos, como seja o caso da sua convocatória para que todos os tomarenses se congratulassem com a brilhante eleição desse jovem promissor, Hugo Costa, como nosso representante na Assembleia da República. Por acaso o jovem é o presidente da concelhia do PS. Ou, mais recentemente, o seu rasgado elogio a Anabela Freitas a propósito do seu brilhante desempenho no dia da cidade.
E até poderia ser que a regra não se aplicasse aqui mas, como sabemos, não há almoços grátis!
Enfim, que Ivo Santos navega em águas socialistas é uma verdade de La Palice. Tem uma relação de cumplicidade com Anabela Freitas, cultiva relações próximas com outros importantes atores dessa área política.
Conclusão, é legítimo cogitar em que moldes aceitará participar em próximo elenco socialista. Se não há "duas sem três", por maioria de razões,  "não há uma sem duas"...É isso que estamos à espera para ver.
O tardio comentário de Ivo aliado ao modo como o fez, só me leva a pensar que a crónica sobre a sua condição presidenciável lhe causou dificuldades com a famiglia socialista e, se assim for, é porque estava certa!
Querido Ivo Santos, creia o meu último desejo seria causar-lhe qualquer dificuldade presente ou futura, tanto mais que o vejo a participar de modo muito mais interventivo na vida da nossa terra.
Bem haja!
                              José da Silva

10 comentários:

  1. E como hoje é véspera de fim de semana chuvoso, e a malta tem mais tempo para ler, eis que estou de volta à ribalta dos blogues locais.
    Assim, o blogger José da Silva brinda-me com mais um texto simpático. O epíteto que escolhe para título, por acaso, até nem lhe era dirigido, antes um desabafo sobre jogos de palavras com o meu nome, praticado pelo Prof. António Rebelo, com quem já falei e que teve a amabilidade de me pedir desculpa. 1.ª questão resolvida, espero que de vez.
    Quanto ao texto em si - confesso que me sinto honrado com tantos obséquios e atenções. São a prova que trabalho em prol da comunidade; que o trabalho que estou a fazer com a minha equipa no Sporting de Tomar começa a ter frutos; que me reconhecem capacidade para ocupar os mais altos cargos concelhios.
    Desta vez, para não dizerem que a minha resposta foi tardia, será quiçá demasiado repentina, mas aqui vai:
    - sim, partilho com alguns socialistas relações de trabalho e também de respeito mútuo;
    - sim, elogiei Anabela Freitas a propósito do seu discurso de 1 de março;
    - sim, também a critiquei publicamente, de uma forma construtiva, em vários momentos ao longo deste mandato;
    - não, não abdico de dizer e fazer o que a minha liberdade de opinião e ação ditam;
    - sim, neste momento tenho vários (muitos) assuntos em mãos, e a responsabilidade de preparar uma instituição para poder agarrar o futuro de uma forma muito mais segura;
    - sim, tenho uma família - a minha - que me exige muito tempo e trabalho, e por quem luto todos os dias, como a maioria das pessoas faz;
    - sim, chego todos os dias à noite e rezo por aqueles que amo;
    - sim, vou continuar por aqui, sem medos de textos anónimos, de cobardes que ajudei em dado momento da minha vida e agora respondem-me insultando-me. Sei quem és JC - podes continuar;
    - sim, passo por todas as pessoas com quem trabalhei e trabalho, e cumprimento-as com sinceridade, sabendo o seu nome e quem são - do cantoneiro da limpeza à Presidente do município.
    Numa palavra - continuarei por aqui. Obrigado por me dedicarem tanta atenção.
    Ivo Querido Santos

    ResponderEliminar
  2. Deixem de queimar pessoas, quem conhece minimamente o interior dos partidos sabe que dificilmente seria aprovado alguém que já andou por outros dois partidos. No caso do PS, ainda mais escaldados com o cada vez mais proscrito exchefe de gabinete que anda num rodopio a tentar mostrar que ainda está vivo por mais que só a comunicação social lhe ligue, só alguém muito distraído pode achar que o Ivo Santos seria aceite numa lista socialista, mesmo que o quissesse. E não se crê que queira, que o homem parece ser dotado de inteligência!

    ResponderEliminar
  3. Não foi este que disse que um dia seria presidente da câmara apenas não sabia quando? Para chegar lá vale tudo

    ResponderEliminar
  4. Sim Ivo, tudo verdade. Ontem PSD, hoje PS e amanhã logo se vê porque acima de tudo estão os negócios, não é verdade? Para clarificar, o Ivo importa-se de divulgar quanto faturou ao município de Tomar, nos últimos anos, através das várias empresas em que tem interesses? E quanto ao mérito do trabalho que está a desenvolver no Sporting Clube de Tomar, olhe que o que vou ouvindo a vários diretores de secção não é muito abonatório mas a seu tempo se verá...
    António Manuel Ribeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antonio Ribeiro - nao sei se se trata de nome verdadeiro ou mais um nome inventado - deixe-me dizer-lhe que nao me assusta com as suas perguntas / insinuacoes. A minha participacao em sociedades e conhecida e publica - nunca me escondi em anonimatos! antes crieie emprego e evitei que k comboio turistico permanecesse em Tomar. Quanto ao clube, nem me merece resposta - venha trabalhar conosco, que ha muito para fazer! So mais um pequeno esclarecimento - voce acha que eu pedi todo este protagonismo ou que eu contribui ou contribuo em algo para isto? Acha que eh nao tenho mais nada que fazer. Desafio-o se e assim tao homem e sabe tanta coisa - assuma-se e deixe de insinuacoes.

      Eliminar
  5. O PS até podria ser um partido interessante. Mas não é. é muito inseguro e tem maioritariamente gente fracota. Eles sabem isso. E por isso, tendo também esse complexo, presumem que o que vem de fora é melhor. coisa que não sabem. Porque de facto o que sabem bem é que o que têm não é grande coisa. Senão veja-se: O Pedro Marques não era do PS; O Victorino já tinha andado pelo PSD; O Alexandre só às cavalitas dos outros; O Silva é bom rapaz, mas... a Anabela, que é o melhor que alguma vez tiveram revela-se afinal uma marioneta manobrável informaticamente.
    Agora o Ivo é um espetáculo! Ama Tomar, dizem e escrevem, Já amou o CDS (mas parece que já não passa lá à porta)Agora ama o PS. Que lindo.
    Será que lá no PS, )ou algum amigo que tenham) não há ninguém com coragem para lhes dizer, com bons modos e razoabilidade, que esta eventual jogada os vai deixar muitissimo pior. É deprimente. Como é que se vota num partido que se tem nesta conta?

    ResponderEliminar
  6. Estes disparates - como se alguém com dois dedos de testa acreditasse que o PS quisesse o Ivo Santos na sua lista ou vice-versa - servem para disfarçar as atenções do PSD que é quem tem de fazer pela vida, e da guerra dos candidatos a candidatos, que todos querem mas ninguém os quer? Do Lourenço ao Boavida ao Delgado...
    Ou para esconder que o Ivo seria o melhor candidato do PSD se não tivesse saído para o CDS?

    ResponderEliminar
  7. Ivo, negócios imobiliários, obras ilegais e clandestinas na ilha do lombo, camara e candidatura autárquica? Fede! Temos lula à moda de Tomar?

    ResponderEliminar
  8. Tal como eperava os comentarios sob a capa do anonimato, no Tomar na Rede, continuam ao presente artigo.
    Alias esse é sempre o primeiro objetivo deste tipo de ditos artigos de opinião. Porque o fazem? Obviamente para condicionarem.
    E facil levantar a confusao, inventar duas ou tres coisas sobre as pessoas, levantar duvidas sobre o que se faz, etc, etc.
    Bem, tenho de V/ dizer que isto e normal. Fazem-no sobre toda a gente em Tomar - eu nao seria a excepção.
    Pedi este protagonismo? - nao.
    Sei porque o fazem? - sim, mas a seu tempo darei as respostas, nao sob o disface do suposto anonimo mas sim dizendo quem escreve.
    A minha participação atual em duas pequenas sociedades é publica e foi ja escrutinada. A mais visivel é o comboio turistico, atualmente parado.
    A minha participação no processo da Ilha do Lombo é publico, ja dei entrevistas sobre o assunto; é até a minha foto de fundo no Face. Para aqueles que dizem que eu quero esconder esse facto, será no minimo estranho, penso.
    Desconheco essas questoes de negocios imobiliarios . Conheco quem o faça, , e nao ha nada de menos coreto nisso. Mas não estou no ramo.
    Agora, sobre o porque de me dispensarem tanta atenção - quando ja afirmei que nao voltaria a ser candidato a Presidente da Câmara, que estou concentrado noutros projetos, que nao cultivo discordias com ninguém. - so tenho uma resposta - incomodo. Nao tenho mais nada a acrescentar. Ate 2017 nao voltarei a este assunto. Cumprimento todos, inclusive aqueles que discordam de mim. Ivo Querido dos Santos

    ResponderEliminar
  9. E o negócio do Pingo Doce? não tem nada a dizer?

    ResponderEliminar