quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O candidato do PS

Opinião


O candidato do PS devia/tem de ser uma pessoa credível, com experiência autárquica, presença na nossa sociedade, ideias assentes, conhecimento do tecido económico e social, boa apresentação, dialogante, da nova geração.
Haverá umas quantas, talvez poucas, pessoas que encaixam neste perfil.
Obviamente que Anabela Freitas não é uma delas. Em 2013 até era um ativo forte do PS local mas tem-se vindo progressivamente a desgastar ao longo do turbulento e desastrado mandato. Em bom rigor deveria ponderar um período sabático fora de Tomar. Deveria tentar ocupar-se noutro local, talvez fazer aquele mestrado que não passou da matrícula, tentar refletir, enfim, afastar-se!
Mas não! Anabela Freitas não pensa assim e quem irá provavelmente pagar as favas será o PS local.
De facto, Anabela Freitas numa atitude que lhe vem sendo costumeira, criou mais um facto consumado ao apresentar a sua candidatura às Autárquicas de outubro de 2017, em janeiro de 2016...
Isto é o que se pode chamar antecipação! E como já tivemos oportunidade de explicar fê-lo pelas piores razões.
Mas será que temos alguma ideia dos putativos bons candidatos do PS à presidência da câmara municipal de Tomar? A resposta é: claro que sim!
Então vamos lá a isso.
Entre os poucos que se perfilam destaca-se um: Ivo Santos!
Neste momento, o pessoal do aparelho do PS que se encontra acomodado está a torcer-se todo ao ler este nome. Conclusão, é bom sinal. É sinal de que seria uma boa escolha. Há uma regra não escrita de que tanto melhor será o candidato quanto menos o mesmo disser ao aparelho partidário... Parece mentira mas é verdade e aplica-se a todos os partidos!
Entretanto, nos outros partidos o pessoal ri com a sugestão, reclinam-se nas cadeiras e jocosamente dirão uns que o Ivo já concorreu por aqui enquanto outros dirão que já concorreu por acolá. E é verdade. Aonde está o mal? Dirão ainda, mas e a estrondosa derrota que teve pelo CDS/PP? E depois, não assumiu pessoalmente a derrota? Não saiu com altivez da mesma? É que no CDS bem longe iam os tempos do saudoso Manuel Machado... As pessoas com carácter robustecem-se com os desaires. Não atiram a toalha ao chão. E o Ivo Santos é uma dessas pessoas. E no PSD? Não fez um bom trabalho como vereador de António Paiva? Não chegou a ser considerado o seu delfim? Sabemos que sim. E então, o que aconteceu? O costume. Fez um bom trabalho e portanto foi afastado para não "fazer sombra"... E pronto, lá perdeu o PSD um dos seus ativos.
Os partidos onde militou o Ivo Santos ou aqueles com quem colaborou só têm uma coisa a dizer: muito obrigado pela tua entrega, as tuas ideias e o teu esforço!
Numa analogia futebolística até poderíamos dizer que o Ivo Santos foi um Paulo Futre com passagem pelo Sporting, Porto e Benfica sem que isso tenha motivado qualquer comentário especial!
Ivo Santos tem provas dadas na iniciativa privada e trabalho reconhecido na coisa pública. É jovem, dinâmico, inteligente, descomprometido. Ama Tomar!
Conclusão, o que o PS local e/ou distrital deveriam fazer era, educadamente, dizer a Anabela Freitas:
"Anabela chega-te para o lado, deixa passar o candidato Ivo!".
Melhor dizendo: "Deixa passar o Ivo Querido!"
                                                                             José da Silva

PS: Anabela Freitas até poderá ter a tentação de convidar Ivo Santos para seu número dois. Terá com isso a vantagem de "meter no bolso" um cabeça de lista natural ao mesmo tempo que voltaria a criar uma prudente distância entre si e o seu atual incómodo número dois... De facto, esta coisa de não se ser uma verdadeira "número um" deve ser uma chatice! E, uma coisa é certa, essa circunstância gera sempre problemas com os sucessivos e sucessivos números dois...
                                                                                      

5 comentários:

  1. QUE COISA!

    Este Sô Zé da Silva tem uma capacidade de análise que deixa a gente mesmo arrebatados de todo.
    Diz que o Ivo “ama Tomar”. Não sei se Tomar o ama também. Mas pelo que me dizem as pessoas de Tomar que conheço o melhor será o senhor deixar-se estar lá no Centro de Formação onde estão outros excedentários.
    Tem um currículo político que mais parece um cadastro. Já terá amado o PSD, Já amou à fartazana o CDS e agora propõe-se amar o PS com a fidelidade que se lhe conhece. Bonito.
    Joguinhos de poder e negociatas mais ou menos falhadas.
    A classe política (cof, cof) de Tomar é isto. Não dá mais.
    Nas sedes partidárias anseia-se por um qualquer messias. E alguém que apareça que escreva dois artigos num jornal ou num blogue, cheirando o analfabetismo político e a vacuidade cultural que por lá grassa, é logo um potencial candidato que “ama Tomar”.
    Onde é que isso se nota?
    Eu não gostava de meter a Anabela nisto. Até tenho consideração por ela. Mas não deixa de ser deprimente constatar que é o próprio PS que faz dela escudo humano. É que a gente nem malha mais naquele bando de rapazotes porque à frente deles até está uma senhora que no fundo queremos poupar. Mas ela que se cuide, porque a verdadeira falta de consideração (e ela existe mesmo, Anabela) vem de dentro.

    ResponderEliminar
  2. Gosto de ver a qualidade dos candidatos do PS, que tristeza Anabela Freitas ou Ivo Santos, qual o pior.

    ResponderEliminar
  3. pois eu acho uma boa noticia a ser verdade isso de ter pertencido ao psd e ter-se candidadatado pelo cds é tudo palavreado barato o que conta é o trabalho que fez na camara enquanto vereador da limpeza e nunca houve um investimento tão grande em viaturas como em contentores do lixo por todo o concelho como no tempo de Ivo Santos aliás as ultimas viaturas que se compraram as de caixa automática foi no tempo dele agora é só fazer contas pois a ser nº2 de Anabela Freitas é uma grande noticia alguem anda com medo porque talvez se esteja a estruturar uma grande equipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase todos os anos são comprados contentores para o lixo, e o Ivo Santos não fez mais do que já é habito nesse ponto.
      Quanto ao Veiculo do lixo comprou uma viatura nova para substituir outro que ficou bastante danificado num acidente....
      Esta Câmara ainda não comprou viaturas novas para o lixo, provavelmente porque pretende entregar a recolha do lixo a Privados como já acontece noutros concelhos....

      Eliminar
    2. comprar 30 4o ou50 ou mesmo 100 para substituir os que se danificam não é a mesma coisa do que comprar para todo o concelho para se ter acabado com os tambores camarários fora as latas de tinta barricas etc que era quase porta a porta quanto ao veiculo não foi 1 foram 3 e todos de caixa automática quanto a esta camara não comprar viaturas provavelmente para entregar a privados não sei se é essa a razão mas o que sei e á vários exemplos é de que a recolha não melhora além de que a várias que depois de privatizarem reaveram a recolha até por falta de receitas como Barcelos por exemplo e não esquecer que o preço sobe que o privado é para dar lucro e bom lucro e por alguma razão dizem que o lixo é o grande negócio do século muito mais valioso que o ouro e até já á máfias como em Itália ora se as pessoas já reclamam pelo que pagam agora o que reclamariam se a recolha fosse privatizada

      Eliminar