Dia 16 de outubro (sexta-feira) às 21h30
“Portugal 2020 no Desenvolvimento dos concelhos de Tomar, Barquinha e Ferreira do Zêzere” - Pedro Pereira
Dia 30 de outubro (sexta-feira) às 21h30
“Tomar – Construir o Futuro” - Sérgio Martins
As entradas são livres.
A iniciativa enquadra-se nas comemorações do centenário da ACITOFEBA que se assinala no próximo ano.
Historial da ACITOFEBA
Tendo por base legal o disposto no decreto de 9 de Maio de 1891, foi constituída uma associação de Classes denominada Associação Comercial e Industrial de Tomar composta por um número indeterminado de indivíduos, sem distinção de nacionalidade, desde que fossem considerados comerciantes ou industriais.
O alvará então concedido, que originou a criação da associação de classes referida, foi selado pelo Ministério a 26 de Agosto de 1916, declarando a aprovação dos estatutos.
Em 23 de Julho de 1933, através de donativos de alguns sócios, foi concretizada a instalação da Associação Comercial e Industrial de Tomar, na sede que ainda hoje ocupa.
Em 15 de Julho de 1940, com a criação do Estado Novo, as Associações Comerciais e Industriais existentes foram extintas, dando lugar à criação dos grémios do comércio, instituições ligadas ao aparelho de Estado. Assim, em 15 de Julho de 1940 o subsecretário de Estado das Cooperações e Previdência Social aprova os Estatutos do Grémio do Comércio dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.
Com a queda do regime, em 25 de Abril de 1974, renasceram as Associações Comerciais e Industriais, em novos modelos e de acordo com a política sócio-económica.
Assim, em 12 de Novembro de 1976 é registada na 3.ª Repartição de Finanças, a criação da nova associação, denominada Associação de Comerciantes e Industriais dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha, continuando a sua sede social a ter lugar na Rua Serpa Pinto, n.º 55, 1.º em Tomar.
Após a sua entrada em funcionamento a Associação foi dirigida por uma comissão Directiva, composta por quatro elementos.
Em 27 de Julho de 1978 ocorrem as primeiras eleições para os Órgãos Sociais da Associação, sendo eleita por unanimidade os elementos que compunham a única lista concorrente.
Por Assembleia Geral realizada no dia 13/11/1999, esta Associação passou a designar-se de: ACITOFEBA – Associação Comercial e Industrial dos Municípios de Tomar, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha.
Em 1977, a Associação contava com 287 associados, tendo hoje (2012) cerca de 1316 associados.
In www.acitofeba.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário