terça-feira, 9 de junho de 2015

Cidadãos fazem o que a câmara de Tomar não faz

Dois cidadãos de Tomar juntaram-se e “numa ação de cidadania e solidariedade” e limparam a rua de Santa Iria cujos passeios estavam cheios de ervas.
A iniciativa partiu de Adriano Duarte, funcionário da câmara de Tomar, que lançou um apelo no facebook: “Pessoal, quem quer ajudar com voluntariado de se fazer e executar para deixar pronto alguns trabalhos na nossa querida cidade, principalmente na limpeza de ervas que se encontram por toda a cidade e cuja a Câmara não consegue chegar a todo o lado por falta de pessoal”.
Nesta segunda feira, Adrano Duarte e Luís Ribeiro pegaram nas ferramentas e encheram dois sacos de lixo com ervas que arrancaram na rua de Santa Iria, conforme se pode ver numa das fotos.
O objetivo é também tentar mobilizar mais cidadãos para que sigam este exemplo e limpem as ervas de suas ruas, ou pelo menos à sua porta. Adriano Duarte pretende alargar a iniciativa a outras ruas da cidade.
No entanto, há opiniões nas redes sociais contra esta ideia de os cidadãos se substituírem à câmara. Havendo mais de dois mil desempregados no concelho, a câmara poderia contratar mais pessoal para os serviços urbanos (limpeza e jardins) que fizesse este tipo de trabalho. Até porque há muitas ruas e jardins a precisar de intervenção.
Fotos de Luís Ribeiro publicadas no facebook

4 comentários:

  1. quero louvar o exemplo de cidadania do Adriano que conheço pessoalmente e do outro sr que o acompanha e eu só não os acompanho porque precisamente estou a trabalhar no turno da noite e as pessoas que criticam a camara desconhecem que grande parte dos funcionários são do fundo de desemprego e outras do rendimento minimo,o problema é outro se fosse emprego era capaz de aparecer mais gente mas como é trabalho e a posição não é a mais confortável mais vale ir para cima camara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de saber se tenho alguém comigo para tomar a iniciativa de se limpar a Av Nuno Alvares Pereira

      Eliminar
  2. Realmente há pessoas espetaculares! Isto pode ser o futuro.... como a Câmara só tem funcionários para fazer regulamentos, os cidadãos cuidam do espaço público.

    ResponderEliminar
  3. O Sr Adriano tem toda a razão em demonstrar que ainda há gente capaz de zelar por aquilo que é seu (e não só, já que se trata de cuidar da municipalidade). Parabéns Sr Adriano pela iniciativa!

    PS: Infelizmente é o que o Governo quer... pessoas voluntárias a fazerem serviço que deveria ser pago, pelo menos decentemente. Enfim, Portugal está no abismo e não haverá volta a dar, enquanto não aparecer alguém com os ideais da Grécia.

    ResponderEliminar