quinta-feira, 7 de maio de 2015

Duas efemérides

64 anos do edifício do mercado
O mercado numa vista aérea de 2009

Atualmente fechado e em obras, o edifício do mercado municipal de Tomar foi inaugurado a 6 de maio de 1951, tendo completado nesta quarta feira 64 anos de existência.
Projeto do arquiteto Carlos Chambers Ramos, o imóvel ocupou o espaço que era utilizado como campo de futebol pelo Sporting de Tomar, clube que “por essas datas possuía um «team» de futebol de grande valia, e onde se realizaram festas inesquecíveis, donde sobressaíram as sempre recordadas batalhas de flores”, conforme escreve o arquiteto Costa Rosa no livro “Tomar Perspetivas”.
Antes da construção, o chamado “mercado do peixe” funcionava nas traseiras dos Paços do Concelho onde atualmente se encontra o parque de estacionamento Parq T. O mercado abastecedor realizava-se no tabuleiro central da Praça da República.
O atual edifício foi fechado pela ASAE há cerca de cinco anos. Atualmente está a ser alvo de obras de recuperação contando-se que reabra antes do fim do ano.

43 anos do Parque de Campismo de Tomar

O Parque de Campismo de Tomar foi inaugurado no dia 6 de maio de 1972. Ou seja, completou nesta quarta feira, 43 anos de funcionamento.
Situado à beira do rio Nabão e da zona desportiva (piscina, estádio), tem uma área de 13 mil m2. É da responsabilidade do município de Tomar.
Entrada do Parque de Campismo em 1980 (foto de Vasco Jacob)

Sem comentários:

Enviar um comentário