sexta-feira, 24 de abril de 2015

Novo "Caminho Nascente" liga Tomar a Fátima pelos campos

A Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima acaba de criar o novo "Caminho Nascente" que liga Tomar a Fátima ao longo de 29,3 quilómetros essencialmente pelos campos.
Conforme explicam os promotores, “o caminho tem marcação bidirecional, para ajudar os peregrinos de Santiago que vão a Fátima a retomarem o Caminho Original de Santiago em Tomar. Não é "Caminho de Santiago", mas caminho "para" Santiago.”
No sentido Fátima o caminho está indicado com seta Azuis e no sentido Tomar está indicado com setas amarelas.
Chama-se "Caminho Nascente" por rumar a Este onde nasce o sol.
Em Tomar as indicações do caminho começam na Praça da República, numa caixa de eletricidade do lado esquerdo de quem olha para a fachada da Câmara Municipal de Tomar.
As indicações do Caminho em Fátima começam num poste elétrico, no lado "Este" do Santuário na Praceta de Santo António, junto as pequenas lojas de artigos religiosos.
Ao longo do percurso existe uma grande diversidade de geografias. Atravessa regiões de montanha (com alguma exigência física) muito ricas em fauna e flora. Cruza cidades e aldeias com tradição peregrina, cultural e histórica.
Este caminho é feito essencialmente pelos campos, e permite um contacto com um Portugal, onde ainda existe tempo para parar e refletir.
Existem planos para abrir um albergue paroquial de peregrinos a meio deste caminho.
Um alerta final para o perigo de caminhar no aqueduto dos Pegões dada a altura dos arcos e a ausência de proteção.

Mais informação aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário