Sobretudo através das redes sociais, têm surgido várias críticas ao cartaz da Festa dos Tabuleiros lançado no sábado no Convento de Cristo.
Trata-se do segundo cartaz a anunciar a festa maior de Tomar que se realiza de 3 a 14 de julho.
Se quanto ao primeiro, uma aguarela do arquiteto Costa Rosa (em baixo), houve consenso e opiniões muito favoráveis, já quanto a este, foi recebido sem grande entusiasmo, com mais críticas do que elogios.
O cartaz baseia-se numa fotografia de José Matias que mostra o cortejo dos Tabuleiros na praça da República, vendo-se os tabuleiros e a igreja de S. João Baptista, sem a presença humana. O arranjo gráfico é da Uff Portugal.
As críticas vão para a fotografia escolhida, que é em muito semelhante à publicada em cartazes anteriores, mas também para todo o conjunto.
Uma das opiniões mais críticas vem do repórter fotográfico António Freitas que propõe o lançamento de um concurso de cartazes tal como acontece nas festas de N.ª Sr.ª da Agonia, em Viana do Castelo.
Eu gosto do cartaz. Pena não mostrar a Igreja já depois das obras! Mas eu não sou de Tomar, porque se fosse dificilmente haveria cartaz que me satisfizesse.
ResponderEliminarUm cartaz muito pouco ambicioso que fica muito aquém do cartaz da Festa anterior. Mais do mesmo. Um concurso de cartazes seria obviamente a melhor forma de escolher o cartaz, de avivar a criatividade e de envolver todas as pessoas que gostassem de dar o seu contributo com uma proposta de cartaz.
ResponderEliminarEu acho muito bonito!
ResponderEliminarMais a Comissão da Festa dos Tabuleiros escolheu um cartaz (por sinal o 3º Cartaz com a foto do mesmo autor) e com uma imagem já muito vista. Faz todo o sentido um concurso de cartazes, temos o IPT e todas as escolas secundárias e mais outras tantas pessoas da cidade que gostariam de ver um trabalho seu no cartaz. Mas continuamos a assistir ao mesmo de sempre, vai para os amigos.
ResponderEliminar