Uma fotografia de José Matias que retrata o cortejo da última Festa dos Tabuleiros na Praça da República foi a imagem escolhida para ilustrar o cartaz oficial da festa deste ano (de 4 a 13 de julho).
A apresentação do cartaz aconteceu na tarde deste sábado na charola do Convento de Cristo em Tomar.
O autor da fotografia explica a escolha da imagem do cartaz:
"Confesso que senti um enorme orgulho por ser um amante da Arte de Fotografar e ao mesmo tempo membro da Comissão Central da Festa deste ano, mas também uma grande desafio e grande responsabilidade, que aceitei de imediato com enorme vontade e prazer, já o havia feito nos anos anteriores, dois cartazes 2007 e 2011, respetivamente, tendo ambos em termos de opinião generalizada uma crítica de aceitação muito favorável, pelo que foi mais fácil dar o meu contributo, o meu olhar e seguir o meu caminho.
No entanto, de seguida vem uma preocupação, em escolher numas centenas de registos fotográficos, "aquela" que venha representar uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do país; que seja aquela que seja representativa de uma Festa que aproxime as pessoas, que junta ricos e pobres sem qualquer distinção; que mostre um orgulho enorme em participar direta ou indiretamente nela.
Depois, de vários meses de pesquisa, o obstáculo está ultrapassado, finalmente encontrei-a, só pode ser esta. É uma fotografia carregada de simbolismos, que eu destaco dois:
A primeira, - "a chegada" - do cortejo da festa à praça da república que representa o culminar de empenho, dedicação, entrega, trabalho, espírito coletivo, companheirismo, bairrismo de largos meses de toda a comunidade tomarense.
mas ao mesmo tempo - "o ponto de partida" para novas festas futuras, com estas e novas gerações que irão dar continuidade a esta tradição, que perdura ao longo de vários anos e que representa valores únicos.
Por fim, dizer que sendo uma Festa de cheia de Cor, quis manter essa tradição e mostrar na fotografia do cartaz esse elemento predominante, em conjugação com um símbolo de Tomar, neste caso a Igreja S. João Baptista. Sendo a riqueza e o prazer espiritual, das formas, linhas, sensações e conteúdos que encontro neste ambiente de felicidade único.
Um agradecimento especial e desejar as maiores felicidades ao João Victal (Mordomo da Festa dos Tabuleiros) e a toda a Comissão, os grandes obreiros da elevação da Festa de 2015."
José Matias 17/1/2015
O design gráfico do cartaz é da uffportugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário