A Câmara de Tomar já aprovou a nova tabela de preços da água, saneamento e resíduos sólidos para 2015 que prevê aumentos para quem consome mais água “de modo a incentivar o baixo consumo”.
Segundo os SMAS (serviço de água e saneamento), a nova tabela “beneficia os utilizadores de baixos consumos, penaliza o desperdício de água e traz ainda mais benefícios aos mais carenciados”.
Para a definição da nova política de preços os SMAS tiveram como principais preocupações a cobertura dos custos, as orientações de natureza legal e as orientações emitidas pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).
Os preços aumentam para consumos superiores a 15 m3. Quem consome 20 m3 prepare-se para um aumento de 5 euros/mês aproximadamente.
Na nova tabela a principal novidade é a introdução de uma tarifa variável na chamada “taxa do lixo” que é indexada ao consumo de água. Ou seja, quem consumir mais água paga mais “taxa do lixo”.
Os beneficiários da tarifa social e famílias numerosas têm, a partir de 2015, mais benefícios.
Desde 2010 que as tarifas dos SMAS não eram alteradas. Mesmo assim, Tomar tem a água mais cara do distrito de Santarém e a 24.ª mais cara do país.
SAMS....
ResponderEliminarServiços Municipalizados de Tomar (Bons a cobrar mas muito longe de cobrar o que devia ser água boa para consumir).
Segundo o Engenheiro nada tem a ver com a tubagem porque existem outros casos e alem disso toda a canalização da casa de banho foi renovada à cerca de 4 anos e também tem o mesmo problema.
Á CM Tomar - Serviços Municipalizados - (SMAS)
AOS SAMS da Câmara Municipal de Tomar
Caros amigos que residam na zona da antiga Junta Freguesia de S. Maria dos Olivais, tenham cuidado com a água que vos sai das torneiras. Como podem verificar nas fotos, uma garrafa é de água engarrafada e outra foi cheia da torneira de casa. Agora imaginem que colocam essa água na panela para fazer a comida e não dá para ver a diferença da cor.
Esta deve ser uma das razões que todos os meses pago uma determinada quantia, deve ser para pagar está água pura, clara e saborosa que digamos é uma mistura de àgua com areia no minimo.
Já cá esteve um Engenheiro Técnico só que acho que deve ser mais para pagar a deslocação do mesmo à minha habitaçao já que até agora nada mudou.
POR FAVOR, verifiquem bem a diferença da cor entre uma garrafa e a outra e tirem as vossas conclusões. Não acham que para o preço que pagamos mereciamos ter outro tipo de água?
Por uma questão de saber o que tenho andado a beber vou mandar fazer analises por minha conta e risco porque, quero no minimo saber o que ando a meter na bexiga.
Atenciosamente
Carlos Oliveira
Acham lógico ou bem, andar à mais de 2 meses com água desta qualidade a correr pelas torneiras. A roupa branca sai da máquina amarela, se quiser tirar um copo de água de cor normal tenho que gastar o correspondente a 10 litros de água para além de estragar a canalização toda mas da qual retiram responsabilidades. A conta ao final do mês, essa aparece sempre. Esteve cá um engenheiro tecnico a dizer que há mais casos mas fazer alguma coisa até hoje, nada. Nem uma justificação, nem um desconto no entanto, vou esperar mais uns dias e se entretanto as coisas se mantiverem vou mandar cortar o acesso ao debito direto e só voltarei a pagar quando tudo estiver resolvido.