domingo, 23 de novembro de 2014

As regras apertadas do antigo colégio feminino

Através do regulamento do antigo colégio feminino Nun’Álvares, que funcionou na av. Marquês de Pombal, perto do café Santa Iria em Tomar, é possível perceber o ambiente de disciplina, rigor e exigência que era imposto tanto às alunas internas como às que frequentavam o estabelecimento em regime de semi-internato.
No site Memória Digital de Tomar (www.mdthomar.ipt.pt) está disponível para consulta o regulamento do antigo colégio feminino.
Ali se definem os uniformes de passeio e de uso interno para todas as alunas, os horários para todas as tarefas diárias (acordar às 6.45 e deitar às 22 horas) e todas as regras de funcionamento do colégio. As alunas não podiam ter em seu poder dinheiro, jóias ou outros objetos de valor, não podiam trazer correspondência de fora nem levar para fora. Era obrigatório escrever aos pais todas as sextas feiras. O “banho obrigatório” era ao sábado. As alunas tinham direito a sair ao domingo mas “devidamente acompanhadas” e desde que tivessem bom aproveitamento.
Segundo o regulamento, o objetivo do colégio era, além da educação das alunas, incutir “hábitos de trabalho, de disciplina e do cumprimento dos seus deveres”.

1 comentário:

  1. O código de disciplina do Colégio, masculino e feminino. tinha como base os princípios Templários do séc. XII.

    ResponderEliminar