quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Vai ser aplicado material antiderrapante na estrada de Castelo do Bode

Acidente ocorrido em dezembro de 2013

Depois de dezenas de acidentes na E.N. 358 (estrada de Castelo do Bode), a Câmara de Tomar vai finalmente aplicar uma camada antiderrapante sobretudo nas perigosas curvas da aldeia de Contraste.
A empreitada já foi adjudicada por ajuste direto à empresa Construções J.J.R. & Filhos, S.A., da Quinta da Sardinha.
O contrato no valor de 52 mil e 500 euros + IVA prevê a aplicação de uma camada dupla de material antiderrapante em vários troços da estrada entre a Quinta do Falcão e a barragem do Castelo do Bode, num total de 15 mil m2. 15 dias é o prazo de execução da obra.
Nos últimos anos foram dezenas os acidentes que se registaram na estrada de Castelo do Bode com especial incidência nas chamadas curvas do Contraste. Os despistes aconteciam sobretudo quando o piso estava molhado.

Notícia de um dos muitos acidentes registados na estrada de Castelo do Bode

2 comentários:

  1. Há que não esquecer que os veículos não se despistam sozinhos e que as curvas, são isso mesmo, curvas. Perigosa é a não adequação da velocidade e da condução às condições climatéricas e ao tipo de via, como perigoso é o desrespeito pelos limites de velocidade. Se assim fosse, a vivência na estrada seria muito mais pacífica para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Sr que comentou esta notícia a 16Out, para além de decerto ser um exemplar da condução demonstra neste comentário um profundo desconhecimento da área a que se refere esta notícia...
      Aplaudo esta obra, bem como as pessoas que estão empenhadas na sua concretização. De lamentar apenas os timing's, pois há muito que esta intervenção deveria estar concluída e ainda nem iniciada está... vamos aguardar por mais algum acidente mortal para que assim seja?????
      Tal como referia anteriormente, apenas quem não conhece a área pode ter manifestações como a do comentário anterior (que não deixam de ter sentido em itinerários normais), mas quem diariamente circula no concelho de Tomar rapidamente se apercebe que, de duas uma, ou os nossos responsáveis municipais não pagaram o que deveriam para uma execução de obra nas devidas condições, ou a empresa que executou as pavimentações do concelho guardou no cofre o que deveria ter aplicado no pavimento...
      Facilmente se apercebe que quase em todo o concelho o pavimento está num estado perigosíssimo, salientando alguns pontos de maior realce, como é este o caso... É do conhecimento geral a quantidade de acidentes registados neste local... Será descuido dos condutores...???
      Sr anónimo 16Out, diga-me uma coisa... e porquê sempre no mesmo local????? porque não nas outras curvas???? basta fazerem uma experiência..., é só parar no local, abrir a porta do carro e olhar para o chão... facilmente se apercebem que em vez de piso betuminoso temos pedra polida... o betuminoso, ou ficou nos bolsos dos nossos responsáveis, ou nos cofres da empresa que executou a obra... Cada dia que passar com piso húmido é pelo menos mais um acidente que verificamos no local... pena é que as estatísticas não incluam os acidentes, que por serem menos graves não solicitam presença de autoridades, senão teríamos sem dúvida registos históricos desta zona...
      Já ontem era tarde p'rá execução desta obra...
      Sr anónimo, mantenha-se afastado desta zona para que, apesar de toda a sua perfeição e cuidados, não seja a próxima vítima da traição deste pavimento...

      H.J.

      Eliminar