quarta-feira, 16 de julho de 2014

Politécnico de Tomar é o que tem menos vagas

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é o que oferece menos vagas no concurso de acesso ao ensino superior, segundo dados divulgados ontem pela Direção Geral do Ensino Superior.
Para o próximo ano letivo abrem em Tomar 477 vagas, sendo o curso de engenharia civil o único que regista um corte em relação ao ano anterior. Passa de 33 vagas para 25. Refira-se que este é um dos cursos que tem registado menor procura.
Dos 15 cursos que funcionam atualmente no IPT (quatro em Abrantes), os que apresentam maior número de vagas (45 cada) são os de gestão de empresas, engenharia Informática e design e tecnologia das artes gráficas.
Na Escola Superior de Gestão de Tomar, dos oito cursos que chegaram a funcionar restam quatro: gestão de empresas, auditoria e fiscalidade, gestão de recursos humanos e comportamento organizacional e gestão turística e cultural. Acabaram os cursos de administração pública, gestão de comércio e serviços, gestão e administração de serviços de saúde e gestão e administração bancária.
Na Escola Superior de Tecnologia de Tomar chegaram a funcionar 11 cursos: artes plásticas - pintura e intermédia, conservação e restauro, design e tecnologia das artes gráficas, engenharia civil, engenharia civil, engenharia do ambiente e biológica, engenharia electrotécnica e de computadores, engenharia informática, engenharia informática, engenharia química e bioquímica, fotografia, gestão do território e técnicas de arqueologia. Restam sete.
Em Abrantes, deixou de funcionar o curso de design e desenvolvimento de produtos.
O fim destes cursos é reflexo da escassa ou nula procura e tem como consequência o despedimento de professores, como tem acontecido nos últimos anos.
O Instituto Politécnico de Santarém apresenta 1031 vagas.
A nível nacional há 50.820 vagas, número que tem vindo a reduzir nos últimos três anos.

Jornal Público
Desde 2008 que não havia tão poucas vagas disponíveis no ensino superior

RTP
Engenharia volta a liderar oferta de vagas de acesso ao ensino superior


Sem comentários:

Enviar um comentário