terça-feira, 18 de março de 2014

Como classifica o estado atual da Mata dos Sete Montes?

Entrada da Mata
Esta é a pergunta que lançamos no nosso inquérito semanal. O espaço florestal de Tomar tem sido alvo de críticas pelo estado de abandono em que se encontra. O tornado de 2010 e os ventos fortes dos últimos invernos têm derrubado dezenas de árvores, tornando a Mata menos frondosa. A falta de limpeza e de manutenção dos espaços verdes são outras críticas que os tomarenses fazem.

Ontem, em reunião de câmara, o grupo municipal Independentes por Tomar (Ipt) apresentou uma recomendação para que a Câmara Municipal de Tomar "inicie diligências perante a tutela da Mata dos Sete Montes visando que esta assuma as suas responsabilidades". O vereador dos IpT, Pedro Marques, refere que a Mata se encontra "ao abandono e em acentuado estado de degradação" e sugere a sua recuperação tendo em vista a Festa dos Tabuleiros do próximo ano, que utiliza o seu jardim.

A presidente da Câmara, Anabela Freitas, disse que a Mata tem uma gestão conjunta da autarquia com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e que já solicitou um representante para averiguar que "tipo de intervenções se pode fazer imediatamente". Por seu lado, o vereador Bruno Graça (CDU) adiantou que "a partir do mês de abril vai-se limpar o jardim de entrada". Esta intervenção será feita pela plataforma de cidadãos "Dar cor à Mata dos Sete Montes" e estará pronta no verão.

A Mata continua a ser um espaço verde único que pode e merece ser usufruído. Por exemplo, percorrer os caminhos da Mata à procura dos esquilos que por lá saltitam de ramo em ramo.

Se quiser dar a sua opinião sobre o estado em que se encontra a Mata pode votar até às 21 horas do dia 24 na coluna do lado direito.


Sem comentários:

Enviar um comentário