A 2 de fevereiro de 1879, faz hoje 135 anos, foi lançado em Tomar o primeiro jornal. Tinha por título “A Emancipação” e a periodicidade era semanal.
A publicação assumia-se como republicana e foi dirigido por Angelina Vidal, Luís Augusto Pereira Campeão e Carlos Pereira Campeão dos Santos. Este jornalista faleceu a cerca de um ano depois, a 18 de fevereiro de 1880, com apenas 23 anos de idade.
O jornal teve uma vida curta. Cessou a sua publicação a 16 de setembro de 1880, ano em que, a 2 de maio, é fundado outro jornal em Tomar. Chamava-se “A Verdade”, era dirigido por António da Silva Magalhães e publicou-se durante 36 anos
Sobre Angelina Vidal importa referir que, apesar de pouco conhecido, o seu nome é uma referência na vida cultural e jornalística de Tomar no final do século XIX.
Nascer mulher nessa altura significava uma vida de sacrifícios, preconceitos, constrangimentos e segregação social.
É de realçar a coragem de uma mulher que, entre outras intervenções públicas, foi jornalista e diretora do 1.º jornal de Tomar, “A Emancipação”.
Se a profissão de jornalista era, até há poucos anos, dominada de forma quase hegemónica pelos homens, imaginem como era encarada socialmente a situação de uma mulher exercer a atividade jornalística e dirigir um semanário há 135 anos.
O que é facto é que Angelina Vidal acabou por morrer na miséria já no século XX, em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário