terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Acha exagerada a Praxe do Instituto Politécnico de Tomar?

Fotografia: Esta Jornal

Após a tragédia na praia do Meco onde seis estudantes universitários foram levados fatalmente pelas ondas, o debate sobre a Praxe Académica é um dos grandes temas da atualidade.

Em Tomar o Instituto Politécnico é o pólo de Ensino Superior na região e também tem tradição académica em relação à Praxe. Entre outros rituais, o Batismo do Caloiro junta todos os anos centenas de alunos do primeiro ano na Praça da República. Os caloiros começam no Campus do IPT e seguem três quilómetros em desfile académico, onde cantam musicas alusivas aos seus cursos, e ao mesmo tempo, os veteranos colocam nas suas cabeças farinha, ovos, diversos óleos entre outras coisas, que provocam um cheiro intenso.

O Tomar na Rede lança a pergunta:

Acha exagerada a Praxe do Instituto Politécnico de Tomar(IPT)?
Sim?
Não?
Normal?

(Responda à pergunta que se encontra à direita no blogue e contribua com o sua opinião)

26 comentários:

  1. Sim, claro. Sujam os pobres caloiros com ovos, farinha e até comida podre, as actividades resumem-se a embebedar os mesmos e a sujar as ruas por onde passam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sujar e embebedar quem mais lucro trás a por exemplo: super-mercados como o Continente, Mini-Preço; cafés como Pic Nic, Primavera, Paraíso, Café da Praça; restaurantes como a Cervejaria do Fernando, Nabantina (actual Jardim); bares como Gráfica, Kokitos e Duplex.
      Sem os estudantes que "sujam" a cidade uma vez por ano, todos estes estabelecimentos comerciais tenderiam a fechar.
      Se é habitante de Tomar, gostava de o ver depois a ter que se deslocar de forma compulsiva e distante para ter este tipo de serviços.

      Eliminar
    2. Amigo anónimo, vê-se mesmo que não sabe do que fala de certeza que tb estavam bebados quando foram entregar bens junto de instituições como o cire, caf ou caritas... gente que não sabe do que fala... pra não dizer outras coisas

      Eliminar
    3. o "amigo" anónimo não sabe o que diz, pobre coitado...
      fui caloira nesta instituição, e tenho muito orgulho em dizer...
      caloira 1 vez, caloira para SEMPRE!!! e voltaria a fazer todas as praxes novamente!! Saudades desse tempo, o melhor ano da minha vida!

      Eliminar
    4. Na minha opinião só faz quem quer. Desde o ínicio do ano que lhes é dito o que irão passar, portanto é a decisão dos "caloiros". E pelo que me parece, não só estudantes, mas a população em geral enche as ruas só para ver tal desfile. Quando se vê pessoas a tirar fotografias e a rirem, penso que estão também a disfrutar

      Eliminar
    5. Isso dos estabelecimentos tenderiam a fechar é falso. Todos os negócios têm o seu ciclo. Vocês tão cá e o Lacalha fechou, Duplex se não está parece. Quando frequento estes espaços deparo-me com pessoal da faixa dos 16 a 25, maior parte andou comigo na escola secundária DE TOMAR! Será que entendem?...Lojas como a Marilete, retrosarias (que não fazem trajes), Noel, Ervanárias, etc têm dezenas de anos de existência na minha cidade e não é por causa dos alunos do IPT. Ah e as pessoas riem-se da vossa figura de parvos, riem-se na vossa cara mas vocês pensam que são os maiores (deve ser do álcool). Resumam-se à vossa significância, ESTUDANTES.

      Eliminar
    6. secalhar frequenta aos fins de semana, quando a maioria dos estudantes vão de fim de semana. e uma coisa é à 10 e 15 anos quando o nº de estudantes no ipt era 5x mais (ou mais ainda) do que no presente. a propria conjuntura também obriga a que se gaste cada vez menos. e naõ será directamente esse tipo de comercio a 'ganhar', mas sim cafés, supermercados, etc.. e rirem-se das figuras parvas....há mta gente parva....lá isso há

      Eliminar
    7. Eu acho que as praxes nao devia ser para humilhar as pessoas mas sim em vez de andar a sujar as ruas e a gastar ovos enquanto os mininos de africa morrem milhares todos os dias percorrem 40 km so para conseguir agua isso é infantilidade e serem sadicos para com os caloiros eu sabendo que existe pessoas senciveis a esse tipo de tratamentos nao muito humanos, sim porque so vanda-los e macacos que andam a atirar ovos e farinhas etc etc so para convivi-o e diverçao mas por vossa ignorante informançao existe gente nesse mundo imundo de macacos como vcs que encaram as coisas Seriemente com Maturidade na minha patetica opiniao devia se fazer trabalhos em conjunto nas praxes como ir a ir apanhar batatas e uvas que muita gente faz cultura ou pintar paredes de casas apodrecidas para pelo menos ser se de util para a sociedade em vez de fazer brincadeiras inuteis que algumas das vezes levam ao suicidio sejamos realistas com moralidade sff

      Eliminar
  2. Obviamente que o comentário acima não foi postado por alguém ligado à vida académica de Tomar! Só quem passou pelas praxes tomarenses, incluindo o batismo consegue formar uma opinião objetiva sobre o assunto! É o meu caso, que fui praxada, voltaria a sê-lo com todo o prazer, e descobri na praxe um sentido de camaradagem que dificilmente se encontra em qualquer outro lugar! Deixo apenas um reparo: esses mesmos caloiros que sujam as ruas são os mesmo que ainda fazem mexer a economia da cidade!

    ResponderEliminar
  3. Porquê só falar no Baptismo? Esse é o único evento académico do IPT que pode deixar os habitantes de Tomar um pouco "receosos" sobre a praxe no Instituto. Porque não falar da Praxe Solidária que deu a oportunidade ao CIRE de ter lucros para o tratamento de certas doenças dos seus utentes?

    ResponderEliminar
  4. Onde isto já vai, e nem se quer sabem o que lá se passa... comentam e falam do que apenas vem os olhos através de fotografias...três anos que estudei lá e nunca vi nada que submeter-se alguém em perigo, a não ser que ovos , farinhas e "diversos", possam submeter perigo a alguém.
    Pena tenho eu, de não ter tido tempo de participar em todos os eventos de praxe, participando em penas poucas vezes, que se podem contar pelos dedos de uma só mão, não só conheci pessoas interessantes como ainda, arranjei grande amigos.

    Deixo uma pergunta, porquê não ides ver o companheirismo e amizade que cresce entre caloiros e veteranos?

    ResponderEliminar
  5. Ao ponto ridículo que isto chegou!!!
    Isto só serve para mostrar às pessoas que sem conhecimento de causa, emprenham pelos ouvidos, e só sabem falar do que não sabem.
    Pois se querem votação, aí a têm, e os resultados ficam à vista de todos, o que já era de esperar que a maioria das respostas seria "Não".

    ResponderEliminar
  6. ao menos no batismo e na baldada são os únicos momentos em que realmente a cidade pára ! já que não se passa absolutamente nada nessa cidade!

    ResponderEliminar
  7. Sou contra o batismo! Uma verdadeira porcaria para não falar no desperdício de alimentos! Poderiam ponderar uma actividade mais construtiva e menos humilhante. Em relação ao resto das praxes não há nada de mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os supermercados fazem desperdício de alimentos todos os dias e disso ninguém fala.
      Para além de que tudo o que é ali aplicado é gasto pelo dinheiro dos estudantes que mais uma vez refiro, são quem mais dinheiro trás à cidade. O dia do Desfile do Caloiro é muito provavelmente o dia em que supermercados e cafés mais rendem em Tomar, tirando claro festejos da própria cidade.
      E pode ser humilhante. Mas quantas vezes já esteve a assistir tirar fotos e até rir-se de situações que acontecem em tal desfile?

      Eliminar
    2. Deparei-me uma vez, infelizmente, com o desfile na rua Serpa Pinto. Altamente dispensável. Se quiser ver gente bêbeda e mal-criada vou a uma taberna.

      Eliminar
  8. Então desapareçam da cidade! Era um favor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viemos para ficar desculpa

      Eliminar
    2. Então afinal gostam ;) Eu sei que vieram para ficar, eu ando no IPT e vejo a cambada de acéfalos que andam por lá, ficam sempre vários anos. Desculpa...

      Eliminar
  9. Também sou da opinião que os estudantes do IPT trazem bastante movimento à cidade de Tomar. Movimento de caixotes do lixo, de garrafas, de copos, de porcaria e mais porcaria nas ruas, vandalismo, etc... Os estudantes do IPT nada de bom trazem a Tomar.
    Quando dizem que Tomar não é nada sem os estudantes do IPT referem-se apenas à vida da noite, e provavelmente quem o afirma só pode ser um bebedolas do pior.

    ResponderEliminar
  10. lol, queria ver como seria se vivessem em Coimbra ou noutra cidade mais universitária, desgraçado de vós não é ? Não aguentam UM dia , fará se fossem todas as semanas ;)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo posso dizer tudo o que me passa na cabeça não é? Então cá vai ...
    Os estudantes sim, são o que neste momento faz movimentar a economia em Tomar de Setembro a Julho, basta frequentar a cidade ao fim de semana e em Agosto para se perceber isto ... Quantos e quantos tomarenses não lucram com quartos a 100/150 por mês que numa casa com 4 quartos é mais um ordenado minimo? Falaste do Lacalha, esse fechou porque não se adaptou às novas gerações, antigamente os jovens gostavam de estar num bar calmo a beber uns copos, hoje a afluência vai mais para as discotecas, ou réplicas disso que é o que há em Tomar, ainda para mais o Lácalha fica numa zona completamente fora de mão porque os estudantes tendem a concentrar-se na praça da República e depois geralmente seguem para o que estiver mais perto ... O Duplex tem tendencia a fechar porque está a ser mal gerido, relembro que na antiga gerência estava sempre a 'abarrotar' de estudantes e agora é a discoteca do RI15. Quem diz que não fazemos falta à cidade, das duas uma, ou não é de cá e só cá vem visitar ou é burro que nem uma porta. Cafés, Supermercados, restaurantes, casas a alugar, lojas de trajes, retrosarias, com 1000 estudantes no IPT a deixarem em média uma semanada de 30/40 euros em Tomar, mais as rendas que não as incluo na semanada, basta saber fazer contas de somar, o que derivado aos seus comentário duvido que as saiba fazer, e facilmente se percebe que sim, o IPT e os estudantes fazem falta .. Uma coisa é não concordar com as praxes e é livre de o fazer, outra coisa é dizer que não fazemos falta!

    Os melhores cumprimentos
    O Anónimo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só digo isto, o anónimo calado passaria por inteligente. As suas assumpções estão absolutamente erradas até porque sou estudante do IPT e garanto lhe que não sabe o que acaba de afirmar . Lácalha fora de mão? Má gerência? De Tomar talvez porque não sabem aproveitar os recursos apenas isso. O 15 sempre teve clientes assim como a nabancia etc das escolas secundárias. Na minha turma 50% são trabalhadores estudantes que em nada contribuem para o que referiu no comentário. Mais uma vez pense antes de comentar e fundamente com argumentos válidos e de conhecimento de causa ou dedique se às contas de somar.

      Eliminar
  12. As contas estão mais que feitas ... são cerca de 1000 estudantes em regime ordinário a gastar em média 350 € em Tomar por mês ... só não vê quem tem as palas nos olhos.. o que me parece o seu caso concreto ... é o típico caso do 'sem cabeça'.

    ResponderEliminar
  13. Mostre-me valores já que o afirma com tanta convicção. Eu estou em regime ordinário e sou de Tomar, assim como a maior parte que anda no IPT. Só não vê quem tem palas nos olhos...o que me parece ser o seu caso,,, é o típico caso do 'sem cabeça'.

    ResponderEliminar