sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Tomar 2018: foram mais as empresas que fecharam do que as que abriram

89-59, é este o resultado final do balanço entre as empresas que foram dissolvidas e as que foram criadas no ano passado em Tomar. São dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE) que revelam um cenário negativo no mundo empresarial do concelho.

Segundo os números do INE, em 2018 foram constituídas 59 pessoas coletivas e entidades equiparadas, mas foram dissolvidas 89.
Comércio, construção civil e alojamento e restauração são os setores de atividade económica onde se verifica o surgimento de mais empresas. Onde se verifica mais dissoluções é nas áreas de comércio, restauração e agricultura.

Constituição e dissolução de empresas em Tomar - 2018

Dissolução de pessoas coletivas e entidades equiparadas
Constituição de pessoas coletivas e entidades equiparadas
Janeiro
13
9
Fevereiro
6
3
Março
23
7
Abril
7
3
Maio
3
6
Junho
4
6
Julho
6
2
Agosto
2
1
Setembro
7
3
Outubro
6
5
Novembro
5
7
Dezembro
7
7
TOTAL
89
59

Fonte: INE

9 comentários:

  1. Com tanto mal dizer de Tomar é oposição à tudo o que se faz, qualquer forasteiro que pense ou queira ir Tomar se for a net para ler sobre Tomar desiste e os que por lá ficaram têm de ir embora.

    ResponderEliminar
  2. O problema nao é o maldizer. O problema é não fazer e não deixar fazer. Já agora aconselho o anónimo anterior a escrever melhor. Não se entende nada do que escreve o que ofusca a sua opiniao.

    ResponderEliminar
  3. Tomar no caminho certo...........para a desertificação

    ResponderEliminar
  4. O problema do tomarense5 parece ser duplo. Por um lado, escreve com sinais ortográficos (sotaque) de brasileiro rural. Por outro lado, continua a ver as coisas às avessas. Neste caso, os negócios em Tomar vão fechando e não aparecem outros para os substituir em termos de emprego, não por causa do maldizer, mas por causa da péssima atuação da câmara, que vai dificultando cada vez mais a vida de residentes e forasteiros.
    É sempre complicado confundir os efeitos com as causas.
    Não são os críticos ou os opositores que fazem mal. É a actual maioria que não vale um corno em termos práticos.
    Os anteriores, do PSD, não eram melhores?. Pois não. E daí? Desde quando é que um desastre justifica outro desastre?

    ResponderEliminar
  5. Caros concidadãos, não há nada a fazer. O partido da oposição continua a votar tudo favoravelmente, por unanimidade!! Está, afinal, tudo bem. Estão bem os projetos das grandes obras públicas mal feitos, os planos sempre a iniciar, reiniciar, alterar, rever, voltar atrás, as poucas obritas em curso, o muito bom funcionamento da camara com funcionários e assessores e adjuntas e chefes de gabinete e secretários a fumar nas arcadas do palácio d. manuel , o bom gabinete de apoio aos investidores com muito boas condições e soluções muito inovadoras para receber potenciais investidores, a corrupção instalada com processos de construção de amigos a passarem à frente por ordem direta dos responsáveis políticos escudados no argumento de que devem poder decidir o que é importante, concluindo-se que depois o importante é o que é dos amigos socialistas, a pequena e mesquinha perseguição a quem não pensa do mesmo modo, a poluição do rio, a sujidade da cidade, o desinteresse na zona industrial de santa cita, o pagamento de dormidas e de jantares a figurantes de filmes, o ajuste direto de projetos e estudos a amigos e sempre os mesmos como se não houvesse mais nenhum gabinete capaz no pais todo, a contratação por ajuste direto de advogados com seis juristas na camara + uma sindica do PS sem carreira relevante na liberal, mas está tudo bem. O PSD concorda e aplaude tudo o que se está a (não) fazer. obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Em Tomar instalou-se a ideia de que o futuro era o turismo. Era esse o pensamento oficial e público de Paiva, Corvelo, Carrão e agora de Anabela. Ir à procura de investidores industriais é mais complicado e dá muito trabalho. Enquanto se pensar assim não há alternativa à decadência. Claro que há outros ilustres tomarenses que não têm pensamento nenhum; ou melhor, pensam na sua carteira e no seu pequenino poder.

    ResponderEliminar
  7. Tanto se fala aqui mas nada se faz nem PSD nem PS nem PCP nem CDS todos uma mediocridade muito grande, muita falta de politicas urbanas. Fala-se desta Camara que está mas a anterior foi muito destrutiva na Cidade com muita falta de apoio aos empresários da terra. Existe muita influencia de pessoas dentro CMT que mandam conforme a cor politica e fazem o que querem. Tem havido melhorias neste caso, tem mas a muito por fazer. o Porque de tanta demora em papeis, que seriam rápidos? é culpa da PD? o mal dizer sempre haverá nesta cidade porque á muitas/os maus feitios que so sabem dizer mal.

    ResponderEliminar
  8. o anónimo das 19.41 está cheio de razão mas o ATL está em gestão corrente e a presidente é um erro de casting, não lidera, não entusiasma, não responsabiliza, não motiva, não manda, enfim, uma desgraça que a maioria silenciosa de Tomar já percebeu mas que face á pobreza da oposição se deixa ficar a ver o desenrolar dos acontecimentos. falta aparecer uma equipa com um bom projeto de desenvolvimento para o concelho….

    ResponderEliminar