quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Sporting de Tomar comemora 104 anos

Foi a 26 de fevereiro de 1915 que foi fundado o Sporting Clube de Tomar, já lá vão 104 anos. Tem o estatuto de coletividade de Utilidade Pública Desportiva e, se começou como clube de futebol, primeira filial do Sporting Clube de Portugal, atualmente tem no hóquei em patins a sua principal modalidade.

Parabéns!

104 anos de história, alegrias e vitórias
26/02/1915 ★ 26/02/2019
O Sporting Clube de Tomar nasce como a maioria dos pequenos Clubes de provincia. Um grupo de estudantes – Maia Pereira, Júlio Bento, António Quintas, Augusto Correia, Amorim Rosa, António Coelho, Domingos Vistulo, António Souto, entre outros, desejosos de engrandecerem a sua terra, lançam a ideia de criarem um grupo desportivo. A iniciativa encontra recetividade, as adesões multiplicam-se e em 26 de Fevereiro de 1915, fundam o Sporting Clube de Tomar. Escolhem para emblema a Cruz de Cristo sobre o Escudo Preto e iniciam a sua atividade desportiva com a Ginástica e o Futebol. Da sua fundação em defesa dos interesses do desporto e da juventude, procurando dignificar a cidade que representa, também no plano cultural e social. No plano desportivo a vida do Clube caracteriza-se por dois períodos distintos: - Aquele em que a sua atividade principal é o Futebol e que vai da sua fundação até 1950 e o que vai daquela data até hoje em que o Hóquei em Patins constitui a sua modalidade principal. 
1ª. filial do Sporting Clube de Portugal em janeiro de 1923, passando a reger-se pelos Estatutos daquele Clube Lisboeta. Porém, em 15 de junho desse ano cria os seus próprios Estatutos, posteriormente aprovados por alvará do Governo Civil de Santarém de 12 de setembro de 1924, e ao emblema do Clube, sobre a Cruz de Cristo é aposto o Leão. 
Instituição declarada “Coletividade de Utilidade Pública” em 14 de novembro de 1984, o clube foi também agraciado com a “Medalha de Bons Serviços Desportivos, em 7 de Março de 1990, na sequência de Despacho do Ministério da Educação, tendo, por outro lado, sido ainda distinguido, em 1940, com a 1.ª “Medalha de Mérito e Dedicação Leonina”, conferida no 1.º Congresso do Sporting Clube de Portugal, e, de novo, com a “Medalha de Mérito e Dedicação”, por deliberação do Conselho Diretivo do Sporting Clube de Portugal, de 14 de setembro de 2005, condecoração entregue em 23 de abril de 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário