terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

PSD Tomar acusa câmara de inércia e de falta de estratégia

A presidente do PSD Tomar, Lurdes Ferromau Fernandes, juntamente com os três vereadores, José Delgado, Célia Bonet e Luís Ramos, realizaram nesta segunda feira, dia 4, uma conferência de imprensa a propósito da proposta de regulamento para a fixação e atração de investimento privado e criação de emprego, aprovada no mesmo dia na câmara.

Este regulamento foi apresentado pela bancada do PSD e mereceu aprovação por unanimidade.
Trata-se de um documento que define um conjunto de estímulos ao investimento privado por parte da câmara, que vão desde a bonificação do preço de cedência de terrenos, ao apoio na execução das infraestruturas, no aconselhamento e apoio técnico, passando por isenção total ou parcial do valor dos impostos e das taxas municipais, entre outros.
A este propósito, os representantes do PSD fizeram várias críticas à maioria socialista que gere a câmara, falando em "passividade" e "inércia" e dando como exemplo a zona industrial que apenas mudou o nome (agora parque empresarial) e o respetivo regulamento.
Depois de Luís Ramos ter feito a apresentação do regulamento para a fixação e atração de investimento privado e criação de emprego, Lurdes Ferromau denunciou o caso de uma candidatura aprovada desde o 1° semestre de 2017 no valor de 2 milhões e 800 mil euros para dinamização da zona industrial, mas que ainda não foi concretizada. “Não se compreende”, afirmou a líder do PSD.
Tal como Célia Bonet já tinha referido na reunião de câmara, dando exemplos de dinamização económica em concelhos vizinhos, Lurdes Ferromau disse que a inércia da câmara de Tomar só pode ser justificada por “falta de ambição, falta de visão estratégica, falta de competência ou falta de vontade política”.
Os social democratas denunciaram ainda a falta de transparência na gestão da autarquia nabantina em que os processos são aprovados sem apresentação pública com “intenção de camuflar”.
José Delgado abordou o problema dos planos de pormenor e do PDM com sucessivos adiamentos que “estão a trancar o desenvolvimento de Tomar”. “É tudo feito a retalho”, acusa.

COMUNICADO PSD DE TOMAR
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA 04.02.2019

O Partido Social Democrata desde há muito que tem manifestado a sua preocupação pela ausência de uma estratégia de captação de investimento e de criação de incentivos às empresas.
A realidade é que raramente se ouve os autarcas da governação camarária socialista falar de empresas, de empreendedorismo, de comércio ou de serviços. E quando o fazem é apenas para anunciar possíveis investimentos no Parque Empresarial de Tomar e até hoje, nada.
Por isso, o PSD apresentou em reunião de Câmara uma proposta para a elaboração de um regulamento de incentivo ao investimento, em março de 2018.
Apesar da sua aprovação, passados largos meses nada se concretizou do lado do Município e o PSD tomou assim a iniciativa de elaborar o Regulamento para a Fixação e Atração de Investimento Privado e Criação de Emprego, aprovado por unanimidade em reunião de Câmara a 4 de fevereiro de 2019.
Resta-nos agora esperar para ver se o ímpeto demonstrado pelo PSD serve de facto para alterar a inércia e a passividade nesta matéria da atual governação camarária.
Para dar a conhecer publicamente esta proposta, a Comissão Política de Secção do PSD de Tomar realizou no dia 4 de fevereiro uma conferência de imprensa, na qual estiveram também presentes os vereadores do PSD na CMT.
Coube ao vereador Luís Ramos apresentar o referido regulamento, que se trata de um documento que define um conjunto de incentivos ao investimento privado no concelho, que vão desde a isenção (total ou parcial) de taxas municipais, benefícios fiscais, bonificação do preço de cedência de terrenos, aconselhamento e apoio técnico e disponibilização de recursos e infraestruturas municipais.
Na oportunidade, Lurdes Ferromau Fernandes, Presidente do PSD de Tomar, abordou também a estagnação do Parque Empresarial, nomeadamente de uma candidatura aprovada desde o 1º semestre de 2018 no valor de 2,8 milhões de euros para dinamização do Parque Empresarial, mas que até hoje não passou do papel.
Foram também tecidas críticas à atuação da gestão municipal e à sua falta de transparência, desconhecendo-se o que realmente se passa com os processos em curso.
Nas palavras da líder do PSD de Tomar, tudo isto levar a crer que se deve “a uma falta de ambição, falta de visão estratégica, falta de competência ou falta de vontade política”.

19 comentários:

  1. A Câmara de Tomar é como a locomotiva automotora no Minho. Perdeu o motor em andamento........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terás muitos defeitos, Luís. Mas não se pode dizer que não tens o sentido da oportunidade, algo básico em qualquer político.

      Eliminar
  2. Ou a noticia não está bem dada, ou esta conferencia reduziu-se a zero.
    Para lá de criticas, quais as propostas alternativas?

    ResponderEliminar
  3. Segundo a presidente do PSD-Tomar, a gestão socialista revela "falta de ambição, falta de visão estratégica." Peço licença para discordar. Parece-me que infelizmente a maioria PS sabe bem o que quer e como tentar lá chegar Tem portanto uma tática e uma estratégia.
    A tática consiste em esconder, disfarçar, fazer de conta, mentir, comprar, silenciar, ornamentar e por aí a adiante. A "intenção de camuflar", nas palavras do vereador jOsé Delgado.
    A estratégia é conseguir chegar a Outubro de 2021 sem demasiadas nódoas negras, de forma a poder vencer de novo as autárquicas.
    Não espanto assim que a direcção do PSD esteja enganada. Os tomarenses em geral também estão. A tática política do PS está a resultar. Tanto a nível local como nacional. E graças aos mesmos ingredientes. Recompondo o velho aforismo "Com mentiras, papas e bolos se enganam os tolos".
    O pior é o que vai vir a seguir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tática do PS so está a resultar por causa da desgraça Passos Coelho a nível nacional e da desgraça Paiva & Sucessores a nível local.

      Eliminar
    2. É como eu disse no meu comentário anterior. A direção PSD está enganada e os tomarenses também. Esta sua intervenção é a prova disso. Em Fevereiro de 2019, você ainda não percebeu que o governo Passos Coelho afinal não foi uma desgraça, mas algo inevitável, imposto pela troika? Ou não quer mesmo perceber?
      Tal como a nível local, a desgraça não foi o Paiva, mas a evidente falta de oposição à altura, e sobretudo os sucessores, realmente demasiado medíocres. Ao nível da actual maioria, salvo uma ou outra exceção.
      Ora trate lá de pensar mais um bocadinho no assunto.
      Tá a ver?

      Eliminar
  4. É fundamental correr com a Anabela da Câmara já no próximo mandato. Se existe uma catástrofe e ela vence, teremos nas eleições seguintes o vereador dos bolos como candidato da continuidade da miséria.

    ResponderEliminar
  5. FINALMENTE!
    Agora é continuar a desmascarar a incompetência que impera no seio deste executivo PS com políticos arrogantes e incapazes e responsáveis técnicos fracos e medrosos - como podem estar a brincar aos projetos (vejam a vergonha da micro ciclo pista para a pedreira, das duas ciclovias previstas para o IPT destruindo uma via com duas faixas de entrada/saída da cidade feita com o nosso dinheiro, das duas ciclovias na avenida da entrada em tomar, das barracas novas para os ciganos onde afinal só vão ficar a viver CINCO famílias...) brincar às zonas industriais, a iniciar e a reiniciar processos dos planos, do pdm, passados quase SEIS ANOS desde que tomaram posse!! O que é que andaram e andam a fazer? Tudo sem uma ideia de conjunto, sem cuidar da limpeza da cidade, da segurança das árvores que caiem dentro de um parque infantil e ninguém liga só porque não morreu ninguém...FORÇA PSD! Comecem a trabalhar.

    ResponderEliminar
  6. As três primeira pessoas são de muito valor, simpáticas e afáveis, agora a CB tem a mania que é importante, mas é muito muito fraquinha. Se não arranjarem um candidato diferente, também não é com esta equipa que chegam ao poder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria, por mera curiosidade, de ver a sua avaliação à equipa do PS.

      Eliminar
    2. Quem é você para emitir opiniões deste tipo? Em que se baseia para dizer que uns são de muito valor, mas a outra é muito muito fraquinha? Não será exatamente o contrário?
      Pelo que tenho lido e ouvido, fiquei com a impressão que a vereadora do PSD que você considera muito muito fraquinha, é na verdade a única que incomoda a tosca e bisonha maioria PS, a começar pela imperadora Anabela (pelo menos é assim que a própria se considera). Foi ela, a pretensa imperadora, que lhe encomendou o discurso?
      É que essa de dizer, a mais de dois anos de distância, que "não é com esta equipa que chegam ao poder", carece de fundamento e de oportunidade, além de cheirar a mofo, por ser uma frase feita e requentada.
      Trate de arranjar outro discurso e outra maneira de estar, caso queira mesmo vir a ser lido e tido em conta.
      Estamos todos fartos de disparates.

      Eliminar
  7. Rua já ontem era tarde deixe lá vir as eleições que eu lhe mostro para onde vai o meu voto dona Anabela para min já chega de tanta asneira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe que ainda aí vem muita asneira e da grossa. Ora vejamos:
      - Eliminação de 300 a 400 lugares de estacionamento na varzea grande com a realização do projecto aprovado
      - Praceta Raúl Lopes após a realização das obras projectadas, fujam de lá passar
      -Construção de 2 ciclovias na Avenida nuno alvares, para quê!?
      -Eliminação de 1 faixa de rodagem de cada lado entre a rotunda do modelo e a rotunda dos construtores civis para se construir 1 ciclovia de cada lado. Andam todos paranoicos no municipio, pois não vejo bicicletas que justifiquem este ataque à boa circulação automovel.

      Eliminar
    2. Pois bem mas autarquia tira 350 lugares sobre 1 piso de estacionamento abaixo do chão na Várzea GR E ESTÁ TUDO BEM.
      Daqui a 20 anos parte-se tudo para se fazer o estacionamento quando se podia concessionar a 100 anos a construção do dito parque em que a construtora faria todas as obras sem custos para a Autarquia voltando novamente as mãos da passados 100 anos o dito parque.
      Mas não vamos todos gastar 2.750.000€ assim é que é vamos para a frente e depressa, só vamos ver o tombo mais lá para a frente.

      Eliminar
  8. Esta coisa da democracia lá terá as suas vantagens. Não sabemos bem quais, mas admitimos.
    Mas tem mesmo é muitas desvantagens.
    Uma delas é esta barulheira.
    Quando chega a época têm de se mostrar.
    E não tendo nada para mostrar – seja obra feita ou proposta minimamente credível – uma coisa que dá muito é bater em “quem está”.
    Assim, só vem ao de cima a porcaria. Porque os políticozecos que temos por cá acham que o ganho deles é o mal dos outros. Já que o bem deles mesmos, como disse, não têm para mostrar.
    Esta cavalheira lá dessa coisa do PSD – fiquem descansados que os do PS, quando eu falar, também tremem das perninhas – devia era estar caladinha silenciosa e invisível, em vez de se estar a pôr pomposamente atrás de umas mesitas a debitar “conferências de imprensa”.
    Então vocês estão convencidos que cá pelo burgo e arredores já ficou esquecido o monte de curropçãozinha em que estiveram envolvidos no arranjar tachinhos para os PPDs? Lá no centro de formação, por exemplo.
    O PS também tem telhados de vidro. A gente sabe. Mas o vosso é muito mais frágil.
    E depois, sabem uma coisa? Nós que somos independentes e que sabemos que não nos podemos sequer aproximar desses tachos e gamelas, temos a língua muito mais solta.
    E pode-nos dar para falar.
    Por isso, fica assim combinado: fazem conferências de imprensa e propostas sofre as flores dos tabuleiros, os patos do rio, a comunidade cigana e LBJT, sobre o que quiserem.
    Mas se falam em corrupçãozinha, tachos partidários, cunhas para emprego público e coisas assim, se falam disso... o melhor é mesmo não falarem.
    Porque se não, ao que parece, há por aí gente a ferver para por a boca no trombone.

    ResponderEliminar
  9. Ainda um dia gostava de perceber porque é que o maior partido da BURGUESIA LOCAL é dirigido, há décadas, por subalternos como o Fidalgo, o Carrão e esta Ferromau.

    E o PS por súbditos do pulhítico Luis Ferreira que, durante muitos anos, dirigiu o PS local directamente ou por interpostas pessoas - Hugo Cristóvão, Anabela Freitas e, mesmo que em menor escala, por Hugo Costa.

    Há aqui qualquer coisa de estranho, de peculiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondo-lhe já fora de tempo oportuno, mas não podia ser de outro modo. O seu comentário também já é um pouco tardinheiro. Deixemos porém esses detalhes.
      Não entendo a sua surpresa. Desde logo, porque o PSD nunca foi nem pode ser o partido de uma camada social que não existe em Tomar - a burguesia. Há abundância de burgessos, mas burgueses de tipo portuense ou coimbrão, é evidente que nunca houve nem há. Salvo uma ou outra exceção, claro.
      A respeito dos dirigentes partidários, numa terra cuja população se exclui da política, a ponto de metade dela nem sequer ir votar, que líderes quer você ter? Onde estão eles?
      Cada partido tem de viver com o capital humano de que dispõe, o que em Tomar não é nada fácil, porque a inteligência, mesmo média, não abunda.
      E quando a há, é punida. Veja-se o caso do PCP-CDU. Após um período de ausência forçada do executivo, conseguiram eleger o Bruno Graça, assaz conhecido na cidade. Tendo conseguido um desempenho muito positivo, esperava o PCP-CDU recolher os louros, elegendo dois vereadores. Pois levaram com a tábua da carroça. Nem o Bruno conseguiram reeleger. Porquê? Porque o candidato não presta? Ou será antes o eleitorado que ainda vota, que prefere vender o seu voto por uma feijoada e um copo tinto?
      Temos de viver com aquilo que temos e com a mala sempre pronta.

      Eliminar
    2. Deixe-mo-nos de despropositadas temporalidades.
      Precisa de aprofundar a sua análise para além do que escreveu.
      Porque há burguesia em Tomar, mas deixou de se assumir na política local activa, como chegou a acontecer logo a seguir ao 25 de Abril com o Dr. Murta, destacada figura do Opus Dei, com o Dr. Bento Baptista e outros.
      Quanto ao fenómeno no PS, verifique bem até que ponto a "Nova" Maçonaria - da fracção GOL (laica?) e da fracção GLRP (beata) não terão influência no mando "por interposta pessoa".
      Sobre Bruno Graça, de longe o melhor vereador da Câmara, cometeu erros políticos até muito tarde, particularmente até ao conflito entre o pulhítico Ferreira e a marida presidenta. Quando se devia ter demarcado com clareza e firmeza dos episódios que, no início do mandato, envolveram o pulhítico na manobra de ser o verdadeiro presidente da Câmara, sob a capa de chefe de gabinete.
      E apenas estou a levantar véus...

      Eliminar
  10. Então e onde anda o Betão para acabar as dependências para a comunidade Cigana e claro concluir o complexo ninguém diz um pui.

    ResponderEliminar