quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Câmara manda cortar árvores na praceta Alves Redol (c/ vídeo)

Duas árvores de grande porte, saudáveis, foram abatidas na praceta Alves Redol, junto ao rio Nabão e à antiga moagem da Mendes Godinho, em Tomar.

Os trabalhos começaram na quarta feira, dia 9 e prosseguem nesta quinta. Para estas e outras intervenções em árvores na cidade, a câmara fez um ajuste direto com Satya Martin por 8 mil euros.*
Nas redes sociais as opiniões dividem-se entre os que são a favor do corte e os que consideram ser mais um “arboricídio”.
Seja como for, os trabalhos decorrem sem qualquer informação pública, obrigando os peões a circular na estrada onde não existe sinalização nem proteção (veja-se na foto, uma mãe em dificuldades com o seu carrinho de bebé). Ao Tomar na Rede a Câmara, sistematicamente, nega-se a prestar esclarecimentos.
Ainda na praceta Alves Redol, as árvores localizadas junto à fonte da Prata vão ser podadas, não abatidas. Na rua dos Arcos, cerca de 30 olaias vão ser podadas.

* Este valor não se refere apenas ao abate das duas árvores, como é óbvio, mas sim a uma série de intervenções no arvoredo da zona urbana.





Foto de Américo Costa no início dos trabalhos

Foto de Filipa Coelho publicada no facebook

Foto de Luís Campos publicada no facebook

22 comentários:

  1. Arvores mal cortadas, preço excessivo, falta de segurança, desvalorizaçao de espaço verde. Palavras para quê? Tomar a cidade analfabeta!

    ResponderEliminar
  2. Numa terra cuja população tudo consente e a tudo se cala, não me surpreende. Pouco a pouco vamos deslizando par algo muito parecido com o antes do 25 de Abril, quando os assuntos de Tomar eram decididos por uns senhores numas mesas do café Paraíso, pois o presidente da Câmara não era eleito.
    Havia a PIDE, coisa intolerável, é verdade. Mas pelo menos eram mais baratos e mais francos que estes de agora. Não viviam da política ao nível municipal, e não fingiam que ouviam a população.

    ResponderEliminar
  3. É meu entendimento que mais esta asneira municipal não tem qualquer justificação plausível. Parece que entrámos no reino do arbitrário, em que uma senhora autarca age como se estivesse convencida de que é dona de Tomar. Simpática e boa conversadora mas dona de Tomar.
    Lastimo ter de escrever isto, mas se o céu está cinzento, chove e faz frio, não posso dizer, respeitando a verdade, que está zul, não chove e faz calor.
    As coisas são o que são, como bem dizia o outro.
    Entretanto continuamos a aguardar os resultados finais das análises à água do Nabão, prometidos pela senhora presidente para Abril do ano passado. É caso para dizer que está difícil. Porque será?

    ResponderEliminar
  4. Estes gajos da câmara estão loucos!! Como não tem nada melhor para fazer até mandam abater árvores saudáveis que remontam ao paleolítico só porque adoram ouvir as vossas críticas altamente consubstanciadas... Ou então não!!! Árvores saudáveis!?!? Choupos cadavéricos, isso sim!... Só mais uma pequena informação, já que os senhores não se preocupam com a verdade dos factos, em novembro estive a ver esse senhor pendurado nas árvores da rodoviária... Ou estava a ver as vistas ou os tais trabalhos afinal até começaram há 2 meses... Será??

    ResponderEliminar
  5. Acabei de consultar facebook é site da CMT e nada....consideram se dispensados de esclarecer os tomarenses, afinal são só árvores...
    Aposto que vem a lengalenga do costume, as árvores estavam doentes e etc e tal...
    se assim for, como munícipe que cumpre os seus deveres pagando impostos e votando exigo que me informem das maleitas em causa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o que mais faltava, sempre que vão á cada de banho emitirem um comunicado. Goste-se ou não foram eleitos para governar, no fim do mandato, não votem neste executivo, ponto.

      Eliminar
    2. Só faltava agora o grande Pompeu a defender o Pombal

      Eliminar
  6. Sugiro que se dirijam à câmara e solicitem uma reunião com os “responsáveis” de um dos cerca de cinquenta gabinetes ( é verdade! Inacreditável, mas verdade) que foram recentemente criados no quadro do pessoal novissimo em folha. Parece mentira, mas praticamemte é um funcionário não trolha para cada gabinete. Estes tipos não acertam uma! Todos os serviços funcionam mal, a câmara tem uma péssima imagem e estes incapazes andam a brincar às câmaras. Como diz o ex companheiro e ex chefe de gabinete que agora está muito distante e triste, parece um ATL... E a oposição, onde anda? Nos copos? Oh Gaio, publica aqui o documento para a malta se rir...para não chorar.

    ResponderEliminar
  7. Vergonha é a minha palavra como Tomarense…
    Só tenho a dizer podiam ser podadas sim e cortadas pela metade mas em condições.
    A Sra Presidente está a abusar mas nas próximas eleições já era….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cortadas pela metade!?!? Se fosse a si pedia processava o seu professor de silvicultura por lhe ter ensinado tamanha barbaridade...

      Eliminar
  8. Só uma referência a esse antónio Rebelo, que até nem conheço, mas também não tenho interesse em conhecer. As analises ainda não foram reveladas porque os competentes da APA ainda não a revelaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é normal o atraso da APA? E quem nos representa para reclamar e exigir? A Junta de freguesia ou a Camara?

      Eliminar
    2. Agradeço-lhe a evidente simpatia demonstrada, prova indesmentível do seu excelente carácter e excelsa educação para a tolerância.
      Curiosa posição a sua. Não conhece uma pessoa, mas também não a quer conhecer. Faz-me lembrar uma velhinha minha conhecida, que não gostava de nadar, mas também nunca exprimentara, nem queria experimentar. Há gente assim!
      Quanto à substância, peço licença para lhe lembrar que, na sua preparação escolar, deve ter lido pelo menos uma vez, no seu aproveitamento a português, a frase "compreende o que ouve e lê". Manifestamente você leu o que escrevi, mas não percebeu. O que me interessa a mim, e julgo que aos tomarenses, é saber duas coisas: 1 - Porque é que a senhora presidente prometeu resultados para Abril de 2018 e eles nunca mais aparecem? 2 - Porque é que a APA, ou seja lá quem for, se recusa obstinadamente a publicitar os resultados das análises à água do Nabão?
      O resto, incluindo o su texto, não passa de jogo de cintura e serradura para os olhos dos eleitores.

      Eliminar
  9. Devo dizer que existe sensura neste site! Ontem publiquei e hoje não existe. Porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Censura pode haver. Sensura acho que não há.

      Eliminar
  10. Se cortam as árvores reclamam, se não cortam e caem em cima de alguém também reclamam. É o que temos...
    Já estava com saudades destas reclamações... fazem parte da mitologia Tomarense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário do que se passa consigo, não tinha qualquer saudade deste seu comentário idiota, que diz basicamente sempre o mesmo. E não tinha saudade porque você nem dá tempo para que isso possa acontecer.
      Esclareça-me um ponto, se puder: Pagam-lhe para escrever estas parvoices, ou você não sabe mesmo escrever mais nada?
      Desculpe-me a frontalidade. Quem escreve o que quer, pode ou lhe mandam, corre o risco de ler depois o que não lhe agrada.

      Eliminar
  11. Está gente calada são uns heróis.

    ResponderEliminar
  12. Os Tomarenses andam demasiado divididos! Penso eu de que!!!!!! E não havia necessidade. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. Adorei esta troca de mimos entre anónimos.
    Já deu para eu me divertir.
    O importante ficou por dizer, mas também estás coisas só servem para desabafar e sempre é melhor assim do que ir ao psiquiatra.
    Façam o favor de ser felizes.

    ResponderEliminar