sábado, 24 de novembro de 2018

Entroncamento é concelho há 73 anos

O Entroncamento celebrou hoje, dia 24 de novembro, o 73º aniversário da elevação a concelho, um momento marcado pela cerimónia oficial.

Após o hastear das bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho, o Centro Cultural recebeu a cerimónia presidida por Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal.
Este foi também o momento que o Município do Entroncamento escolheu para atribuir a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, aos trabalhadores que atingiram 15, 25 e 35 anos de serviço.
Posteriormente o Presidente da Câmara Municipal no seu discurso fez uma breve referência aos projetos desenvolvidos e também aos futuros projetos que se pretendem desenvolver no concelho, nomeadamente a reabilitação do Bairro de Camões.
Seguiu-se a conferência “A Arte de Cottinelli Telmo no Entroncamento”, arquiteto cuja obra está fortemente ligada à Companhia dos Caminhos de Ferro e também ao Entroncamento, onde se destaca o Armazém de Viveres, hoje Museu Nacional Ferroviário, e também ao emblemático Bairro de Camões.  Como oradores estiveram João Paulo Martins e Ana Rita Venda, ambos Arquitetos da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e a Professora Manuela Poitout, exímia conhecedora da história do Entroncamento.
O momento alto destas comemorações foi a assinatura do Contrato de subconcessão de espaço de uso privativo de um edifício denominado “Escola de Camões” e terreno envolvente, entre o Município do Entroncamento e a IP Património; do Contrato de subconcessão de espaço de uso público no denominado Bairro de Camões, entre o Município do Entroncamento e a IP Património; do Contrato de Promessa de Compra e Venda de Aquisição das 32 moradias do Bairro de Camões, entre a IP Património e a Camões Coop – Cooperativa de Habitação Económica e do Protocolo de Colaboração para a Reabilitação do Bairro Camões e seus arruamentos, entre o Município do Entroncamento e a Camõescoop.
Este momento oficializa assim o projeto de futuro para o Bairro de Camões, nomeadamente das 32 moradias que irão manter a traça original, incerto está ainda o futuro da Escola Camões, segundo o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria “poderá avançar uma Consulta Pública, tendo em conta o valor emocional que este edifício tem para muitos entroncamentenses e por conseguinte importa ouvir a comunidade”.
Para finalizar decorreu na Galeria Municipal a inauguração da Exposição de Pintura “Bairro de Camões – Memórias do Tempo”, de Isabel Fonseca, que estará patente até ao próximo dia 9 de dezembro.





Alguns dados
- Entroncamento é o segundo concelho mais pequeno do país, com apenas 13,73 km² de área
- Nele vivem 21.035 habitantes, segundo as previsões do INE (2017)
- Está dividido em duas freguesias: S. João Baptista e Nª Srª de Fátima
- Concelho é limitado a leste por Vila Nova da Barquinha, a sul Golegã, e a oeste e norte Torres Novas.
- Tornou-se freguesia autónoma a 25 de agosto de 1926, por desanexação de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha
- Concelho foi criado a 24/11/1945 com parte das freguesias de Atalaia, do concelho de Vila Nova da Barquinha e Santiago, do concelho de Torres Novas.
- Desenvolveu-se sobretudo devido à passagem do comboio e ao “entroncamento” ali de duas linhas de caminho-de-ferro: Linha do norte (que liga Lisboa ao Porto), e a Linha da Beira Baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário