terça-feira, 23 de outubro de 2018

Património de Tomar em destaque na RTP2

O programa Sociedade Civil, da RTP2, emitido no dia 17, destacou durante alguns minutos o património de Tomar.

Via Skype foi entrevistada a vereadora Filipa Fernandes, da câmara de Tomar que se referiu ao Castelo dos Templários, Convento de Cristo, Sinagoga e Festa dos Tabuleiros.
Em estúdio, o sociólogo António Barreto destacou, além do Convento de Cristo, a ermida de Nª Srªda Conceição e o aqueduto dos Pegões.
O apontamento pode ser visto a partir dos 53 minutos e 38 segundos do programa, aqui

2 comentários:

  1. Que grande notícia! Tratando-se de António Barreto e da vereadora Fernandes, tem qualquer coisa daquela história do elefante e da pulga, neste caso na área da cultura.

    ResponderEliminar
  2. Deprimente.
    Primeiro, ver aquela mocita feita vereadora a debitar alarvidades sobre as coisas “cá da terra”. Sabemos que não tem assim lá muita importância se a festa dos tabuleiros teve esta ou aquela origem. Temos todos de dizer coisas “interessanates” e “históricas” para “chamar turistas” e levantar este miserável ego.
    O problema é que ela mente ou diz alarvidades com demasiada evidência. E isso não é lá muito bom para o negócio.
    E depois, aquela coisa das flores de papel iguais e tão genuínas e tradicionais quanto as de Campo Maior e todas as terras que fazem festas…
    Há um tom de falsidade e de pechisbeque nestas tradições que pouco o foram ou são.
    Mas o meu sentimento de vergonha estende-se também ao meu colega o sociólogo António Barreto. Haverá maneiras mais dignas de acabar uma carreira sem ser a debitar banalidades num programa da tarde para reformados.
    Ele debita ali erros grosseiros misturados com ignorância sobre a capelinha e outros monumentos. E depois acrescenta “feelings” e coisas espantosas sobre a floresta envolvente do aqueduto dos pegões.
    Não vê o que lá está, ignora o que já se sabe e imagina o que ninguém há-de ver. Penso que ele é que já está numa de “ver coisas”. Na senda dessa modernice que mistura “intelectualidade”, razão de ser e religião a que se dá o nome de “espiritualidade”.

    ResponderEliminar