segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Estalagem de Santa Iria adjudicada após acesa discussão na câmara

Após cerca de uma hora de acesa discussão, a câmara de Tomar decidiu hoje adjudicar ao consórcio Sólido Favorito, Lda. e Nélio Oliveira Duarte, de Leiria, o arrendamento da estalagem de Santa Iria pelo prazo de 25 anos.

Com o vereador Hugo Cristóvão (PS) ausente, e perante o voto contra dos três eleitos do PSD, a presidente da câmara teve de usar o seu voto de qualidade uma vez que se verificou um empate, três votos a favor e três votos contra.
A votação aconteceu depois de a bancada do PSD ter levantado uma série de dúvidas e críticas ao processo de hasta pública que na opinião dos social-democratas “está inquinado desde o primeiro dia”.
Célia Bonet (PSD) vai mais longe e denuncia várias irregularidades falando num “imbróglio” que promete esclarecer em sede própria, ou seja, dando a ideia de uma queixa ao Ministério Público para averiguações.
Chamados ao salão nobre, os três elementos do júri (António Cúrdia, António Guerreiro e Catarina Oliveira), tentaram esclarecer as dúvidas levantadas, mas não conseguindo convencer a bancada do PSD.
O consórcio Sólido Favorito, Lda. e Nélio Oliveira Duarte propõe-se fazer um investimento inicial na estalagem de um milhão de euros e pagar uma renda mensal de 1.550 euros*, mas com isenção desse pagamento nos primeiros cinco anos.
Naquela reunião foi também aprovada a constituição de uma comissão de acompanhamento da execução do contrato composta pelos trabalhadores Susana Pereira (presidente), Manuel Santos (vogal, que substitui a presidente nas ausências e impedimentos) e Dilia Gomes.
Já no dia 19 o consórcio vencedor anunciava na sua página no facebook: "Estaremos neste espaço nos próximos 25 anos".

* Valor retificado: São 372 mil euros ao longo de 240 meses

10 comentários:

  1. Parece muito significativo que já contassem com o ovo no oviduto da galinha. Se calhar porque já haviam pago para isso a quem de direito...

    ResponderEliminar
  2. Uma renda de 372 euros por mês? Não haverá erro neste valor? E mesmo um milhão de investimento a amortizar em 25 anos, ou seja 300 meses, não reduz o espanto pela reduzida renda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão. São 372 mil euros ao longo de 240 meses, ou seja, 1550 euros de renda mensal. Pedimos desculpa pelo lapso.

      Eliminar
  3. O Vice faltou e não se fez substituir?! problemas conjugais no palácio? Estou a ver que o arrecadas tem parceria com a presidente e o vice não quer sujar as suas penas…

    ResponderEliminar
  4. Não pude estar presente por motivos profissionais mas ouvi a reunião de Câmara com muita atenção. A vereadora Célia falou muito, mas não disse nada e realmente é muito fraquinha, imagino como deve de andar a Caritas de Tomar. O senhor Dr. António Cúrdia explicou muito bem e ainda bem que foi votada favoravelmente porque o psd local não quer progresso. As pessoas não entregam os documentos em tempo útil o que é que querem.

    ResponderEliminar
  5. A empresa que foi beneficiada é uma empresa de compra e venda de imóveis, em bom português, uma imobiliária. Não era suposto ter grande experiência na área da restauração e hotelaria? Ai Estalagem, Estalagem, o que te vão fazer...

    ResponderEliminar
  6. O Dr. António Cúrdia da total credibilidade ao júri...

    ResponderEliminar
  7. De certeza, a sua experiência em economato é muito importante e muito credivel...diz que as transações na câmara são muito bem acompanhadas pelo Sr. Dr. Arrecadas...

    ResponderEliminar
  8. Artigo Décimo
    Primeira Fase da Hasta Pública
    1. Na primeira fase da hasta pública serão apurados os concorrentes que cumpram
    os requisitos mínimos obrigatórios consubstanciados no seguinte:
    a) …
    b) Certificado do registo criminal do concorrente e, no caso de pessoas coletivas,
    de cada membro dos órgãos de gestão (gerência, administração, direção);
    c) …


    Artigo Décimo Quarto
    Causas de Exclusão
    1. Constituem causas de exclusão dos concorrentes:
    a) A não apresentação de qualquer um dos documentos exigidos no artigo
    décimo do presente Programa;
    b) …

    ResponderEliminar
  9. Mais um concurso publico da CM Tomar, a beneficiar os bolsos dos intervenientes...como se isso não bastasse, o concorrente vencedor já está no mercado à procura de interessados para a passagem do negócio...afinal o objectivo deste concurso não seria ganhar um projecto de hotelaria válido, mas sim um agente imobiliário...sempre em grande esses gestores dessa cidade C.M.TOMAR...

    ResponderEliminar