terça-feira, 19 de junho de 2018

Câmara constrói bairro de casas pré-fabricadas para famílias ciganas

Junto ao quartel da GNR, a câmara de Tomar iniciou há alguns dias as obras de construção do pomposamente chamado “Centro Comunitário de Apoio Familiar” mas que não é mais do que um conjunto de casas pré-fabricadas para famílias ciganas.

O objetivo da câmara é deslocalizar e realojar cinco famílias ciganas do Flecheiro para o novo bairro social a construir entre o quartel da GNR e a linha de comboio (na foto).
Ao todo são cinco módulos, dos quais dois T2 e três T3 a que acresce outro edifício de apoio.
O arquiteto Paulo José Garcia, de Abrantes, autor do projeto, idealizou um bairro em forma de “L” tendo no centro uma zona verde para usufruto coletivo. O acesso é feito pela rotunda junto ao viaduto da linha de comboio. Estão previstos 12 lugares de estacionamento.
O terreno pertence à câmara e tem uma área de 2,764 hectares, sendo a área de implantação de 472,930 m2.
Para esta obra, a câmara lançou um concurso público e a empreitada foi adjudicada à empresa Arlindo Lopes Dias, Unipessoal, Lda, de Olival, Ourém, por cerca de 360 mil euros.
Em entrevista a uma rádio local a presidente da câmara falou num investimento a rondar os 250 mil euros, mas na realidade a obra foi adjudicada por 339.307,82 + IVA (6%).
Falou também num prazo de 120 dias, mas na realidade o prazo previsto é de 270 dias, conforme consta do contrato assinado entre câmara e empreiteiro que abaixo reproduzimos.
Tudo isto está a ser feito sem qualquer informação por parte da câmara e está a suscitar críticas por parte dos moradores das redondezas. Nas redes sociais são inúmeras as críticas a esta solução encontrada pela câmara.
Para separar a GNR do futuro bairro cigano, a câmara vai instalar uma rede.



40 comentários:

  1. Parabéns, está muito bom. Pena ser ilegal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque viola o PDM daquela zona...

      Eliminar
    2. Mas afinal, são casas ou é um centro de apoio? Não estou a entender nada...mas cheira a esturro.

      Eliminar
  2. Serão mesmo préfabricadas? Tanto dinheiro para casas préfabricadas?

    ResponderEliminar
  3. O melhor, era fazer obras ,mo posto da GNR ,isso sim era bom para os militares ,ter condições, isso sim é bom

    ResponderEliminar
  4. Não tem dinheiro para nada, mas tem dinheiro para dar/oferecer/construir gratuitamente casas a pessoas que toda a gente sabe que têm muito dinheiro, fogem aos impostos e grande parte tem cadastro... Tomar realmente chegou ao fundo do mais fundo da degradação. "Parabéns" ao povo que votou nesta gente.

    ResponderEliminar
  5. Tão todos enganados pessoas porque dizem com grande lata mas estam a mentir que aquilo vai ser um Centro de Apoio para Comunidade e visitantes. E não vai ser nada disso porque barracas não podem ser ali montadas e naquele sítio ouvi dizer que não se podem construir nem casas. Nem nada porque o Plano não deixa e se assim for estam a mentir e a fazer coisas contra a lei. E é mais uma grande trapalhada para a Cãmara porque se os munecipes tiverem olhos e cabeça mais que eles vão ao Tribunal e pedem para mandar parar as maquinas até as coisas se esclarecerem e assim é que era.


    ResponderEliminar
  6. A cultura de um povo molda o próprio povo. A comunidade cigana necessita de apoio,de ajuda para aprender a viver de forma integrada em novas culturas, mesmo continuando a viver e a respeitar as suas próprias tradições. Uma habitação, um bairro com condições dignas é um excelente começo. Sintam a escola como obrigatória e cumpram os restantes deveres de qualquer cidadão português, depois de receberem esta grande oferta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... de um lunático chamado "Futuro com Luz" só se podia esperar nevoeiro.

      Não queres tu começar a trabalhar para pagar as casas a estes tipos, não?

      Eliminar
  7. A câmara já tem preço para a diária?
    Se for baratucho, quando eu for aí a Tomar, em vez de ficar no Hostel vou é ficar nesse Centro Comunitário de Apoio, num sítio muito bonito.
    Obrigada Senhora Presidente, isto é muita naice e a tia é fiche!

    ResponderEliminar
  8. Uma providência cautelar para a obra, haja coragem.

    ResponderEliminar
  9. Eu, se quis a minha casa tive de a comprar e pagar com língua de palmo. Vidinha de cigano é que está a dar. Ainda há gente que critica a vida boémia que eles levam? Pudera! Dão-lhes tudo. Tomara eu...

    ResponderEliminar
  10. Excelente taxo para o Pompeu....
    Chefe do Centro...

    ResponderEliminar
  11. Em terra de cegos quem tem olho è Rei !
    Tomar cidade Templaria terra de Ciganos começando pela Camara onde estao durante o ano inteiro!
    Viva a comonidade Cigana!

    ResponderEliminar
  12. Sei de restaurantes/cafes que servem de forma gratuita refeições e bebidas a elementos da comunidade cigana so para que estes não gerem desacatos nos mesmos... ISTO É CHANTAGEM!
    E o bairro ainda não está edificado... Com este chamariz entao teremos a anarquia total! O Entroncamento ha uns anos atras a referencia da região na vida nocturna, mas graças a umas "políticas sociais" semelhantes hoje nao tem nada...
    Tomar esta a chegar a um ponto sem retorno!

    ResponderEliminar
  13. Fizeram um bairro identico em Coimbra e tem corrido muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esclareça senhor por favor, a câmara de Coimbra fez tal qual como lá em Tomar vão fazer construção de barracas de zinco numa zona urbana já com anos, um lugar de honra onde a Câmara de Tomar com inteligência superior tem que se dizer, está a gastar os quinhentos e tal mil euros para construção do simulado Centro de Apoio Comunitário, popularmente chamado de Bairro para os ciganos? De certeza que não, naturalmente.

      Eliminar
    2. O senhor Jorge está a falar do Bairro do Ingote, do Bairro da Rosa?
      Se sim, o que é que isso tem a ver com ímpar exemplo de Tomar a construir barracas de alumino?...
      Lá em Coimbra tem prédios com paredes, cimento, andares, em Tomar dizem que será o Bairro das barracas.
      Eu até se fosse da etnia a proteger, nem aceitaria ser tão mal tratado e desconsiderado.

      Eliminar
    3. Sim, em Coimbra chama-se Parque Nómada.

      Eliminar
    4. O cavalheiro Carvalheiro é apenas e só aldrabão. O bairro não foi feito em Coimbra, mas sim nos arredores, vários quilómetros arredondadinhos. Parecendo que não, faz toda a diferença.

      Eliminar
  14. Ranchos, ranchos, ranchos de gente desfavorecida acantonada a sul, a preparar-se para rumar à cidade mais querida, acolhedora e solidária do Portugal de D. Sebastião, rei desaparecido não se sabe bem como para os lados do sul mas perto de Marrocos. E que dizem, um dia vai voltar. Se calhar vem numa dessas caravanas. Bem-vindos todos a esta terra hoje de D. Gualdim e que um dia será vossa.

    ResponderEliminar
  15. Algo tem de ser feito para acabar com a degradação progressiva e por demais prolongada de uma das mais lindas entradas da cidade histórica de Tomar! Como? Talvez seja já mais que altura de os Tomarenses tomarem consciência disso e apresentarem soluções exequíveis! Por que não as pessoas a quem é dado casa contribuírem com bens de que são possuidoras, pois algumas as expõem! E porque não dar- lhes formação para com alguma ajuda e com o seu trabalho construir o seu próprio lar? Porque não investigar quem realmente precisa de apoio para compra de materiais? QQ hipóteses de resolução deste grande problema que há décadas se tem vindo a empurrar com a barriga seria mais uma ajuda. Penso que seria uma enorme mais valia para a cidade e com tal para todos os Tomarenses que todos se unissem para por fim a degradação de uma cidade que tem a felicidade de ter um rio Nabão.

    ResponderEliminar
  16. O que é um centro de apoio familiar? É para viverem ali? Ou é só para apoio?

    ResponderEliminar
  17. Então vamos fazer contas. 250 mil euros para 25 pessoas são... 10 mil euros por pessoa! Eu pago impostos, eles não... eu respeito as regras, eles não... então acho que mereço os meus 10 mil euros também! Alias, cá em casa somos 2... 20 mil! Não há qualquer razão de a Câmara não me dar, tanto a mim como a cada um dos tomarenses! Claro que presumindo que todos os habitantes contemplados (e os que mais se juntarem) tenham a morada fiscal em Tomar... se não é que seria uma festa...!

    ResponderEliminar
  18. Enquanto as pessoas estão aqui a esgrimir argumentos e até parece que é ilegsl, apresentem em conjunto uma providência cautelar

    ResponderEliminar
  19. Algo está a ser feito, como nunca foi, para resolver o problema dos ciganos. Algum dos comentadores tem soluções sem ser comboios e fornos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho. A câmara não detém um prédio de 6 andares da Alameda Um de Março? Porque não colocar lá tantos quantos os vários andares podem conter?

      Eliminar
  20. O problema dos ciganos resolvia-se muito bem,,,,,,,,,,,,F16

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um pequenino herói atrás de um teclado! mas isto só vai até ao F12...

      Eliminar
  21. Não seria mais produtivo não gastarem tanto os neurônios, que ainda tenham, a dizer disparates e dissessem algo que levasse a alguma solução aceitável e satisfatória! Será que os Tomarenses estarão vazios ou com inercia de pensamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POrque não dás tu o exemplo? Talvez por falta de neurónio???

      Eliminar
  22. Quem tem mais noção da realidade da situação serão os habitantes de Tomar e QQ boa solução será para beneficio deles!Serão estes tão vazios que têm de ser os de fora a fazê-lo?

    ResponderEliminar
  23. "O seu comentário ficará visível após aprovação."
    O Sr Gaio aprovou alguns destes comentários?
    Devem todos consultar o Artigo 240º do Código Penal.

    Este é um problema sério em Tomar e é verdade que as entidades públicas pouco têm feito para resolver esta questão do flecheiro (parece que já tem menos 100 habitantes que há 5 anos?). Quando tentam fazer... nunca agrada! é como diz um comentário: além de comboios e fornos nada vos serve!
    Desculpe lá ser chato, mas alguém deve defender o nome das boas pessoas de Tomar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas pessoas de Tomar, o senhor desculpe mas não conhece a realidade destes……….para irem para aonde vão (vamos lá ver se não há nenhuma providência cautela), porque aonde estão a contruir as manções de luxo é proibido, o PDM não autoriza, podiam ficar no mesmo sitio, o Rio passa ao lado.

      Eliminar
  24. Mais uma demonstração de passividade que grassa nesta sociedade! Que tal a situação emblemática da entrada de Tomar ser transposta/alargada para o Mouchão? Tb passa ai o rio e para alem disso tem como apoio as instalações sanitárias da estalagem que segundo li pertence a câmara. Claro que este comentário é só para fazer pensar!

    ResponderEliminar
  25. axo muito bem ,comecar finalmente a resolver uma situacao com mais de 50 anos,vivo na Avenida Nuno Alvares e pergunto quem aqui vive serao cidadoes de segunda em TOMAR , para continuar com a vergonha que o flecheiro e aqui mesmo ao lado,se os politicos nao fazem nada sao criticados se fazem e igual,e a mentalidade conservadora da cidade a trabalhar enfiii enfimmm

    ResponderEliminar