quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Palácio Alvim sem destino há quase 10 anos

No final de 2008, a Polícia de Segurança Pública de Tomar mudou de instalações do Palácio Alvim na rua Dr. Sousa, em pleno centro histórico, para a rua D. Lopo Dias de Sousa, do outro lado da cidade.

Propriedade do município, o palácio Alvim desde então nunca mais teve qualquer utilização. As únicas obras que sofreu foram feitas pelo Executivo liderado por Carlos Carrão e consistiram apenas na substituição da cobertura, uma vez que havia infiltrações de água.
Sem utilização nem projetos de intervenção, o imóvel propriedade municipal vai-se degradando a olhos vistos. Uma situação que não se compreende se tivermos em conta que a câmara paga renda de outros imóveis que tem alugados para serviços como o arquivo municipal ou a comissão de proteção de crianças e jovens no edifício Escavação, em frente ao jardim da Várzea Pequena.



2 comentários:

  1. De dentro para fora

    Se fosse possível um edifício fazer o retrato fiel de uma gestão autárquica, então o Palácio Alvim estaria para a gestão municipal de Tomar, nos últimos quatro anos, como o retrato perfeito.
    Do ter e não fazer. A Câmara tem edifícios e está mal e porcamente instalada com os seus serviços e funcionários mergulhados em pulgas e percevejos ao desbarato; a desarrumação é total a confusão é generalizada, a anarquia quase total.
    De mal investir: a Câmara tem escolas e escolas novas espalhadas pelo concelho (Porto da Laje, Casais, Torre, Carvalhos de Figueiredo…) todas com salas vazias (mais de dez salas vazias, gente!) e aos ratos e dá-se ao luxo árabe de mandar fazer mais uma escola nova na Linhaceira que vai custar ao erário público para cima de dois milhões euros! Para quem, para quê, se crianças não há e as estatísticas todas apontam para decréscimos populacionais nos próximos anos.!
    De estragar: a Câmara não sabe valorizar o que é seu. Por isso dá de mão beijada edifícios a instituições e associações por não saber o que lhes fazer, não por outra razão qualquer! Exemplos, o Convento de S. Francisco para a ADIRN e escolas do concelho para quem lhes souber dar uso… E como remate este Palácio Alvim que, cabeça houvesse por parte de quem desgoverna e já estaria aproveitado e bem, e bem servindo a comunidade! Como não há.
    Mas isto, como em tudo, é assim: quem sabe, sabe, quem não sabe estraga até aprender a fazer… E não haveria problema algum, mas há, e só um que seja é desmesuradamente importante: somos TODOS nós, os mais fracos, que pagamos.
    Até quando?

    Manga de Alpaca Atento e Circunspecto

    ResponderEliminar
  2. Julgo que Mundo dos Tecidos ou Pagode Chinês seriam bons destinos para este traste que a câmara tem entre mãos.

    ResponderEliminar