Foram uma das maiores cheias do séc. XX em Tomar. A 21 de dezembro de 1989, depois de vários dias consecutivos a chover, o rio Nabão galgou as margens e inundou a cidade.
Os açudes deixaram de se ver e o rio, imparável, levava tudo à frente. As zonas ribeirinhas foram as mais afetadas, com lojas e casas inundadas.
Conforme se pode ver nas imagens registadas em vídeo por Daniel Campos, ficaram inundadas a Levada (rua Everard), av. Marquês de Tomar, rotunda Alves Redol, Flecheiro e ruas adjacentes, av. Marquês de Pombal, travessa Fonte do Choupo, entre outras.
Viaturas militares e máquinas da câmara transportavam as pessoas de uma margem para a outra.
Na imprensa de Tomar há registo de outra grande cheia na cidade a 22 de dezembro de 1909.
Boa tarde.
ResponderEliminarApesar da desgraça da cheia são, ainda assim, belas imagens. De notar a coincidência de datas: 21 e 22 de Dezembro. É importante não esquecer estes factos num momento em que devia estar a chover e estamos em seca. Mas depois de secas pode existir uma cheia. Cumprimentos
Isso esta esquecido! Basta ver como esta o rio. Após São Lourenço, se fosse agora? Carvalhos de Figueiredo só se via os telhados. E basta ver a imagens, que já partilhei. Ninguém faz nada. Estão para ai,nalguns sites, á espera que as coisas aconteça. Para depois dizer que não sabiam, de nada? Mas podem ter a certeza, que eu cá estarei para mostras que sabiam não foi por falta de alerta. E na altura o rio teve altura de 5 metros, na ponte do Manjar dos Templários, e agora nem tem por onde passar, com tantas árvores. Mas 89 chegou quase á Quinta Bar, se for agora não sei onde iria parar.
ResponderEliminar