segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Confrontos entre moradores do bairro 1.º de Maio e ciganos

O realojamento de uma família cigana no bairro 1.° de Maio em Tomar já provocou confrontos, tiros e um crescente ambiente de tensão. Estava previsto que esta semana a família cigana mudasse do Flecheiro para o bairro mas quando os moradores souberam dessa decisão começaram os protestos. Já vem de longe a rivalidade entre os moradores do bairro 1.° de Maio e a comunidade cigana do Flecheiro.
Quando a câmara decidiu atribuir uma casa do bairro a uma família cigana numa tentativa de integração, a notícia foi muito mal recebida.
Na noite de sábado para domingo, essa casa (rua de Santo António, 14, na foto) foi vandalizada e destruída. Os confrontos começaram no domingo ao início da tarde quando a família cigana se deparou com a destruição. A polícia teve de intervir para acalmar os ânimos.
Na noite de domingo para segunda feira, cerca da 1 da manhã, foram disparados de um carro seis ou sete tiros em direção ao bairro.
Com os atentados de Paris ainda frescos na memória os moradores do bairro entraram em pânico e pediram a intervenção da polícia.
Apesar de tudo não há registo de feridos mas no bairro o ambiente continua tenso com medo de que se repitam os tiros.
Agora a câmara vai ter de recuperar novamente a casa e repensar a sua estratégia de integração da comunidade cigana.

Sem comentários:

Enviar um comentário