domingo, 8 de março de 2015

Vídeo raro mostra inauguração da estátua de Gualdim Pais

Em julho próximo completam-se 75 anos sobre a inauguração da estátua de Gualdim Pais na Praça da República em Tomar. A estátua foi inaugurada a 9 de julho de 1940 numa altura em que se realizava na cidade a Festa dos Tabuleiros.
Um curto documentário em francês mostra em cerca de 40 segundos estes eventos históricos de Tomar, vídeo disponível aqui.
Refira-se que a primeira pedra do monumento a D. Gualdim Pais foi lançada em 1895, durante os festejos do 7º centenário do falecimento do fundador de Tomar. Só 45 anos depois é que a estátua foi inaugurada.
A sua localização não é pacífica. Alguns tomarenses defendem que a mesma deveria estar localizada na Cerrada dos Cães, miradouro do castelo.
75 anos depois a estátua continua a ser alvo de risota quando vista de um certo ângulo em que o guarda-mão da espada parece um símbolo fálico.

Aspeto da colocação da estátua no pedestal. Fotografia partilhada por Zé Gerardo da Fonseca no site www.mdthomar.ipt.pt . O construtor tomarense José Luiz da Fonseca, seu bisavô, surge na foto ao lado da estátua.

Sem comentários:

Enviar um comentário