É numa conjuntura de crise na comunicação social que é lançada em Tomar uma nova revista. Chama-se “A Tal” e tem como principal rosto João Damásio, ex-colaborador do jornal O Remate, da Rádio Hertz, entre outros.
Trata-se de uma revista mensal que se assume como “A Tal voz das pessoas e para as pessoas.”
O primeiro número, apresentado no dia 4, inclui entrevistas com Júlio Dias das Neves (91 anos, vereador na Câmara de Tomar e diretor da escola Jácome Ratton antes do 25 de abril e membro da comissão instaladora do Instituto Politécnico de Tomar), Victor Gil (diretor Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional), Manuel Graça (DJ e organizador de eventos) e Ana Coelho (jogadora de futebol).
Com uma tiragem de 2 mil exemplares, a revista tem 28 páginas e é vendida nas bancas ao preço de um euro.
A partir deste mês Tomar conta com mais esta publicação que se vem juntar aos semanários O Templário e Cidade de Tomar. Com uma área de abrangência mais alargada há ainda O Mirante, O Ribatejo e o Despertar do Zêzere, este último quinzenário.
Em tempos de crise, nada como saudar o entusiasmo de lançar uma nova revista. No entanto, numa cidade onde existe uma escola superior com um curso de Design e Tecnologia das Artes Gráficas, é com perplexidade que vejo um grafismo a lembrar os maus anos 90 em que as revistas eram "produzidas" em word ou powerpoint por um "jeitoso do desenho"... Horrível. Nem mesmo o facto dos tempos serem de crise justifica que não tenha sido feito investimento num bom grafismo. Esperemos que seja apenas num primeiro número porque a continuar assim, duvido que alguém se interesse em gastar 1€ nesse produto.
ResponderEliminar