Iniciaram-se hoje as obras na fachada da igreja de S. João Baptista em Tomar que se vão prolongar por 60 dias úteis. O investimento previsto ultrapassa os 64 mil euros e a empresa responsável é a Monumenta, a mesma que está a intervir no Convento de Santa Iria.
Segundo nos informou o padre Mário Duarte, vigário de Tomar, a intervenção nesta fase vai incidir apenas no reboco e pintura da fachada, nas cantarias e pórtico.
Estas obras são as primeiras de um projeto mais ambicioso que consiste no restauro e recuperação de todo o monumento não só no seu exterior (paredes, torre e telhado), mas também em todo o interior (paredes, cantarias, madeiras, talha dourada, obras de arte sacra, etc.), num investimento previsto de um milhão de euros.
O projeto está concluído, custou 74 mil euros + IVA, e vai ser objeto de uma candidatura a fundos comunitários no segundo semestre deste ano.
O instituto Politécnico de Tomar colaborou no levantamento da parte artística e arqueológica e a Câmara apoia através de acompanhamento técnico.
Uma das ideias do padre Mário é tornar a torre num museu visitável.
Para que se consiga o financiamento necessário à concretização das obras a paróquia vai desenvolver várias ações de recolha de fundos.
Sem comentários:
Enviar um comentário