quarta-feira, 7 de maio de 2014

Comerciantes e moradores apreensivos com estacionamento tarifado

Cerca de 60 pessoas assistiram ontem (dia 6) à apresentação do “Projeto de Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Tarifado de Duração Limitada do Município de Tomar”, realizada na sede da junta urbana.
Numa primeira fase a Câmara pretende uniformizar as tarifas de estacionamento dos dois parques de estacionamento coberto (zona desportiva e Parq T – traseiras da Câmara), tarifar (das 9 às 19 horas) os parques de Santa Iria e do mercado, bem como a av. Cândido Madureira, rua dos Arcos, Alameda Um de Março, rua Amorim Rosa, rua João dos Santos Simões e o ‘triângulo’ entre esta rua e a Voluntários da República.
No largo do Pelourinho vai ser proibido estacionar, consequência do projeto de arranjo (“low cost”) que está a ser pensado para o recinto.
Rui Serrano, vice-presidente da Câmara, adiantou que a Câmara pretende também requalificar a Várzea Grande e o terreno da antiga messe dos oficiais, com o objetivo de ordenar o estacionamento não concretizando se a ideia é tarifar ou não estes dois espaços.
Os residentes e comerciantes que utilizarem um dos dois parques de estacionamento coberto (zona desportiva e Parq T – traseiras da Câmara), beneficiam de “um tarifário muito especial” que é de 30 euros por mês, um euro por dia, das 8 às 20 horas, tarifa que é extensível aos colaboradores. A tarifa geral diurna é de 50 euros/mês. Só noturna, 30 euros. Para quem optar pelo regime livre o preço é de 70 euros/mês.
Nos poucos lugares não tarifados onde se pode estacionar na zona histórica, os residentes não pagam, mas para isso têm de ser portadores de um dístico próprio.
O mesmo vai acontecer no parque do mercado com os vendedores. No entanto aqui a informação é contraditória* (ver atualização). No folheto distribuído pela Câmara refere-se que os vendedores não pagam, mas na sessão de ontem Rui Serrano disse que estes pagam 20 cêntimos na primeira hora ou um euro o dia inteiro. Tentámos o contacto telefónico com o vice-presidente mas não conseguimos obter resposta.*
Ainda no parque do mercado, os restantes automobilistas podem contar com a tarifa de estacionamento de 1 euro por dia. Para utilizações mais curtas, a primeira meia hora é gratuita e a meia hora seguinte custa 20 cêntimos. As horas seguintes serão mais caras.
“Tornar Tomar uma cidade viva e com dinâmica económica” é o objetivo que a Câmara de Tomar pretende atingir com este regulamento que ainda vai estar 30 dias em fase de apreciação pública. No entanto, moradores e comerciantes levantaram várias dúvidas e temem pelas consequências da aplicação de tarifas de estacionamento.

* ATUALIZAÇÃO – Entretanto o vereador Rui Serrano esclareceu-nos que os vendedores do mercado não pagam para estacionar no recinto. Só têm de possuir um cartão identificador.


Sem comentários:

Enviar um comentário