quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Anabela Xi Jinping?

Opinião

O recente e inesperado abate de dois choupos saudáveis na rotunda da Ponte nova é mais um episódio da governação autoritária da nossa autarca em chefe. Antes já fora condenada duas vezes em tribunal por falta de respostas atempadas a um munícipe. É também do domínio público que se recusa sistematicamente a responder aos pedidos do administrador deste blogue, feitos ao abrigo da lei do direito à informação, e portanto de resposta obrigatória, caso Tomar fosse uma democracia a sério.

Em resumo, seja qual for o tema ou a situação, a atitude da nossa presidente é sempre a mesma: num tom crispado a tender para o agreste, ou não responde às usuais questões elementares -porquê? quando? quem? como? onde? para quê?- ou se o faz, arranja argumentação que depois se comprova nem sempre corresponder à verdade, quando pura e simplesmente não falha nas suas promessas. Como foi o caso das análises da água do Nabão. Prometidos por ela os resultados finais para Abril de 2018, nove meses depois continuamos todos a aguardar. E sem quaisquer esclarecimentos posteriores, completos e convincentes. Atirar a responsabilidade para a APA, assim sem mais explicações, é do domínio da infantilidade política.
Neste caso do abate das árvores saudáveis, executado por uma empresa privada contratada por ajuste directo pela autarquia, sem  explicação ou informação prévia, quando aqui no Tomar na rede um comentador anónimo se mostrou incomodado, logo um outro anónimo se apressou a pôr os pontos nos is, defendendo caninamente a actual maioria:
Anónimo 11 de janeiro de 2019 às 10:28
"Era o que mais faltava, sempre que vão á cada de banho emitirem um comunicado. Goste-se ou não foram eleitos para governar, no fim do mandato, não votem neste executivo, ponto."
Nota-se, pela hora matinal e pelo estilo, que quem assim escreveu ainda estava com os beiços sujos da gamela municipal, mas pronto. Além de confirmar o estilo trauliteiro de alguns nabantinos saudosos, é a prova de que há no concelho eleitores que gostam e apoiam o modelo autoritário, tipo "quero, posso e mando, execute-se" da senhora presidente. São por isso pró-chineses que se ignoram, apoiantes de Anabela Xi Jinping.
Há todavia, em termos políticos, uma diferença abissal e preocupante entre a eleita tomarense e o líder chinês, para além do oceânico fosso populacional. O dirigente de Pequim tem mostrado por esse mundo fora, incluindo entre nós, que, tal como disse uma vez Salazar, logo no início do seu longo e sinistro consulado, "Sei muito bem o que quero e para onde vou".
Gostaria de estar seguro de que Anabela Xi Jinping, apesar de inscrita no PS, também sabe muito bem, (como Salazar, outro autoritário), o que quer e para onde vai. Infelizmente não estou. Acredito que a nossa presidente saiba muito bem o que quer -a sua reeleição em 2021. Mas quanto a saber para onde vai, para onde está a levar-nos como cidade e concelho, não quero antecipar-me. A resposta cabe aos leitores atentos e capazes de raciocínios mais complexos.
Acham que a senhora sabe mesmo que caminho está (estamos) a trilhar? Se afirmativo, façam-me um enorme favor. Sosseguem-me. Expliquem-me qual é essa rota, escolhida no actual mar encapelado da economia do interior, e quais são os objectivos a alcançar, se possível calendarizados.
                                                António Rebelo

17 comentários:

  1. Mas quem é o Tomar na Rede para que alguém seja obrigado a dar alguma explicação, tenha tento Sr. António Rebelo, não seja venenoso e não fale de coisas que não sabe nem conhece. Tem a mania que sabe de tudo mas não passa de um ignorante que quer é palco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li, julgo que percebi e agradeço tão brilhante e simpática prosa. Com defensores destes, creio que a actual maioria realmente não precisa de adversários, quanto mais agora de inimigos.
      Viva o estilo pederneira!

      Eliminar
    2. É um direito constitucionalmente consagrado: O direito à informação, enquanto direito de informar, de se informar e de ser informado. A câmara de Tomar não respeita este direito.

      Eliminar
    3. Ahhh grande Rui Pompeu sempre defensor da sua querida presidente..

      Eliminar
    4. Ao Anónimo 16 de janeiro de 2019 às 11:17
      Nao sei quem será o titular deste comentário, mas é revelador do seu total desconhecimento da Lei.
      É claro que o tomar na rede tem toda a razão, a única coisa que me intriga é porque não acciona ele os meios legais para obrigar o município a dar as informações.

      Eliminar
  2. A FORÇA DE GINPINGA
    O amor às arvores e á natureza de ginpinga vem do tempo dos barbáros. Adoravam a arvóre porque era dela que extraiam tudo para sobreviver. O fogo que dava calor, a luz na escuridão, espantava predadores e maldizentes e juntava os membros do partido para comer e beber uns kalep´s pela noite fora, relatando os ataques e bruxarias de que era alvo durante o dia e organizando a estratégia de defesa para o dia seguinte.
    Portanto meu caro AR, para tudo isto é preciso muita lenha e prepare-se que as próximas a abater serão as do mouchão porquanto, sombras para quê? É preciso é espaço para fazer festas e lenha com fartura para assar carne e beber bom GINPINGA.
    Que nunca se esgote essa fonte de energia. A arvóre claro!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempos passados houve os descobrimentos! Hoje existe a guerra dos choupos que por sinal é persona-non-grata para a esmagadora maioria da população Tomarense.O que mais me incomoda é que o motor desta discórdia é sempre a POLITICA. Cumprimentos.

      Eliminar
  3. A Sra Presidente quer a reeleição em 2021!? A olhar para os acontecimentos/decisões deste 2º mandato não acredito.
    Alguns dos motivos pelo que não merece esse apoio:
    - Várzea Grande. Gastar 3 milhões de euros apenas para embelezamento é muito curto
    - Nº de ciclovias manifestamente excessivo a serem construídas na av. nuno alvares pereira.( nada justifica esta obra, pois para além de não existir bicicletas em circulação que tal justifique, irá diminuir o já escasso nº de lugares de estacionamento)
    -Estreitamento da via entre a rotunda do continente e a rotundo para o Coito para se construir ciclovias.
    - Praceta Raul Lopes, mais uma obra só de fachada que vai prejudicar de sobre maneira o transito nesta zona da cidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até o presidente Carrão mandar fazer os passeios pedonais nas Calçadas não se via ninguem ou ao fim do dia ou de manhã a caminhar a fazer exercicio fisico em Tomar,actualmente ve-se algumas pessoas até bastantes homem mulher jovens a fazer e ver c o fisico.Ouve criticas pela obra de certo se calhar não tantas como agora por algo que se faça nem que seja mudar uma flor num jardim.É preciso mais ciclovias é preciso mais melhorias para os habitantes e visitantes porque visitar Tomar só é necessario um dia é preciso haver mais para os visitantes ficarem mais dias o turismo atualmente não é do garrafão como alguns tomarenses imaginam ou fazem.Que pena que em Tomar ainda não se tenha perdido o habito de passar o dia no café Paraiso a ler o jornal e beber um café durante todo dia no intervalo do café fazem criticas a tudo e a todos,possivelmente já nem lá vão estão escondidos em casa na net.Tantas cidades que melhoraram em Tomar isso é impossivel.

      Eliminar
  4. Esta de pegar no abate de dois choupos numa cidade rodeada em parte por vasta arborização,e até no seu interior, pelos vistos de elevado valor simbólico na comunidade... - e "SAUDÁVEIS"! - para atacar a governação local socialista brada aos céus! E POR AJUSTE DIRETO!
    Ó senhora Presidenta, não dispõe de ninguém nos seus serviços de comunicação que responda, cordialmente, capazmente, a estes ataques à sua liderança num blogue que tem 10 000 visitas diárias? Não se acache"! Olhe que as redes sociais não podem ser ignoradas. Eles andam por aí sorrateiros como víboras. Não viu o outro há dias a atacar o primeiro-ministro por andar sempre sorridente...? Dê-lhes troco!
    Já agora... porque não convocou uma ass. municipal para aprovar o abate dessas tão raras e preciosas árvores (que o digam os partidos de direita em Portugal).

    ResponderEliminar
  5. A mim só me intriga porque razão quem vem a este blog e outros de carácter idêntico para criticar o executivo, a câmara e os funcionários é recebido com urras e quem vem questionar algumas das opiniões pouco fundamentadas que por aqui se vêem é automaticamente classificado como alguém que come da gamela municipal... E os outros é que são tiranos ao jeito de Xi Jinping

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda não conseguiu perceber a origem dessa alegada diferença de tratamento? Olhe que está à vista de todos! Mesmo assim ainda não? Então não viu ainda que, regra geral, quem critica os eleitos dá a cara, assina por baixo, enquanto os seus (raros) defensores se acoitam no anonimato?
      Se procuram o sigilo do anonimato, não será porque têm alguma coisa a esconder?
      Conclusão minha: Quem não gosta que o/a alcunhem de gameleiro/a, tem uma solução fácil: identifica-se com a graça baptismal e já está.
      Percebeu agora?

      Eliminar
  6. Por acaso estes criticos do tomar rede já visitaram o algarve no inverno ou a foz do Douro zonas com passeios pedonais já repararam o numero de turistas que por ai passeiam,como em Guimarães,Braga, Aveiro e noutras zonas como Arouca,Sistelo, ciclovia do Dão ,Valença e tantas outras em que turistas nacionais ai se deslocam para caminhar e visitar, só em Tomar nada se pode fazer para atrair pessoas á cidade visitar não é so ficar na praça da republica a olhar para a igreja por ai o cenario é mau de ver tantos criticos.Tomar tem de pensar nos habitantes e nos que pidem investir em Tomar por isso primeiro tem que atrair as pessoas.Pode até alguem vir a ser um residente ou investidor senãi Tomar passa a deserto como Beja que já teve a sua importancia e agora é um deserto no interior como Tomar e estes criticos assim o querem.

    ResponderEliminar
  7. Estou a ver vim ver a confusão e vou embora…

    Bem em 2021 só voto para alguém que eu veja que merece pôr esta terra Tomar no bom caminho e tenho a dizer será que o Dr António Rebelo terá coragem de por isto no lugar.

    Eu gostava de ver esta terra que precisa de gente de pulso e isento de compadrios sem palmadas nas costas e que lhe mostre os dentes a quem lhas quiser dár em mostra de que não vai cá estar para fazer a vontade de ninguém nem de satisfazer os seus pedidos pessoais essa gente não interessa.

    Mas sim que traga investimento, Emprego, condições para população se fixar e algo de atrativo como um Centro Comercial para trazer alguma dignidade a esta terra que deixa os jovens sem expectativas e muito tristes por não poderem cá prosperar.

    A ver vamos será que aparece alguém ou todos estão conformados??'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha cara ou meu caro conterrâneo:
      Agradeço o amável desafio, ao qual não poderei contudo responder favoravelmente. Antes de mais porque já tenho idade para conhecer bastante bem Tomar e os tomarenses. Depois porque, no meu entender -e lamento ser pessimista- a cidade sofre de doença incurável e mortal a longo prazo. Repare que referi cidade, pois não conheço o concelho o suficiente para fundamentar uma opinião.
      Que doença incurável é essa? A cegueira política, da qual padece de forma evidente a actual maioria, mas não só. Principal sintoma: Tanto o PS local como o PSD local estão a fazer uma péssima gestão municipal, uns como maioria, os outros como oposição. Pois apesar dessa evidência, que salta à vista, quando confrontados com críticas, irritam-se porque estão totalmente convencidos do contrário. Acham-se os maiores e crêem com sinceridade estar a fazer um trabalho excepcional. Não conseguem avaliar-se de forma objectiva.
      Pelo caminho que as coisas levam, vai ver que Outubro de 2021 os eleitores tomarenses vão ter a Anabela como cabeça de lista do PS e a Anabela bis, conhecida como Ferromau, como cabeça de lista pelo PSD.
      A ser assim, depois do expectável descalabro, ainda vão ter a distinta lata de lamentar que tenha havido à roda de 50% de abstenções.
      Já por cá ando há tempo suficiente para saber que nunca uma cameleira poderá dar azeitona, ou uma oliveira camélias.

      Eliminar
  8. Em resposta agradeco a sua apreciação que compreendo perfeitamente nada ha que se consiga fazer esta demasiado enraizado o sangue azul. Contudo apreciei as suas sabias palavras e nas ultimas duas linhas disse aquilo que por outras palavras já o tinha pensado para min mesmo.
    Nao desista de pensar o que lhe fere a alma e acontrariar o que vai mal na nossa terra mesmo que isso afronte alguns cidadãos com os quais eu nao me revejo como Tomarense nas politicas que somos obrigados a aceitar de cara alegre.

    Grande abraço
    Mendes

    ResponderEliminar
  9. Ja agora tamos bem arrumados ou Anabela ou Ferromau agora e que vai.
    Sinceramente ate tenho de pensar em candidatar-me e por ordem na mesa.

    ResponderEliminar