segunda-feira, 5 de maio de 2014

Câmara esclarece questão dos atrasos nos pagamentos

Na sequência da notícia publicada no blogue ‘Tomar na Rede’ segundo a qual e com base nos dados da Direção-Geral das Autarquias Locais a Câmara de Tomar era, em dezembro de 2013, o 26.º município do país que demorava mais a pagar, recebemos uma nota que a seguir transcrevemos:
“A Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL) acaba de revelar que o Município de Tomar foi o 26º pior do país em prazos de pagamento, estando nos 367 dias no final do ano passado.
O PMP - Prazo Médio de Pagamentos é resultado de uma relação entre os saldos das contas de fornecedores e as compras de bens e serviços, tendo o mesmo aumentado significativamente em Tomar porque começam a reflectir-se encargos assumidos no passado e de elevado montante. Para além disso, como o resultado da contenção que tem vindo a ser feita baixa o valor de passivo mais fresco e do denominador da referida relação, prejudica o indicador PMP, embora vá de encontro ao objectivo do Município que é o de reduzir o passivo.
Como exemplo notável que prejudica este indicador, salienta-se a dívida à Parque T que, em 31/12/2013, era aproximadamente de 4.775.000 €, mas vencida desde 31/12/2011, portanto um valor materialmente relevante e com 730 dias de atraso. Trata-se, como é facilmente demonstrável, de resultados da gestão financeira do anterior mandato autárquico, bem evidente no caso da Parque T.
O Município de Tomar está consciente de que, com o levantamento que tem vindo a ser feito, e com a entrada de facturas que não estavam registadas, tudo leva a crer que este indicador venha a piorar nos próximos trimestres, ao ser colocada verdade na contabilidade da autarquia.
Independentemente disso, e com o objectivo de o poder corrigir no futuro, à medida que deixar de estar refém da má gestão do passado, o Município de Tomar vai manter a sua política de transparência e de rigor financeiro assumidos pelo actual executivo, e de que esta própria nota é um exemplo.”



Sem comentários:

Enviar um comentário