segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

José Augusto França vai receber medalha de ouro no dia da cidade

José Augusto França
Na reunião da câmara de Tomar realizada hoje, foi deliberado que o conceituado historiador de arte, José Augusto França, vai ser condecorado com medalha de ouro, em cerimónia solene, no próximo dia 1 de março, dia da cidade. A proposta surgiu do vereador Hugo Cristóvão, encarregado das áreas da educação, ação social e habitação social, que referiu que esta homenagem nos "parece indiscutível" e que a escolha de José Augusto França tem "mérito de atribuição". "Sabemos que há muitas pessoas interessadas em adquirir a sua coleção", acrescentou o vereador socialista enaltecendo o "currículo forte" do historiador tomarense de 91 anos.

Por seu lado, o vereador do PSD, João Tenreiro, apresentou uma proposta de "atribuição da medalha de ouro da cidade à Banda de Música Quinta do Bill”. João Tenreiro disse que é a "altura certa" de homenagear esta banda que completa este ano 25 anos de carreira, e é "motivo de orgulho" dos tomarenses. A proposta vai a discussão na próxima reunião de câmara ordinária.

O vereador do grupo municipal Independentes por Tomar (IpT), Pedro Marques, recomendou que estas homenagens "têm que ser feitas com critério para serem justas". O vereador do grupo IpT relembrou o nome de Lopes Graça ou da banda Gualdim Pais, que também "já fizeram muito por Tomar".

Em esclarecimento, a presidente de câmara, Anabela Freitas, referiu que é "importante homenagear quem deu muito à nossa terra" e este ano um dos factores de escolha foi "alguém que estava vivo". Anabela Freitas salientou que a Assembleia Municipal deve ser "envolvida nestas questões" e que existe a necessidade de fazer "um regulamento para que o ano seguinte podermos pensar melhor" na seleção da atribuição da medalha de ouro.

Consulte aqui o vasto currículo de José Augusto França.

Sem comentários:

Enviar um comentário