domingo, 23 de junho de 2013

Manuscrito do séc. XVI sobre Ordem de Cristo em leilão


De 24 a 26 de junho vai decorrer no Palácio da Independência em Lisboa um leilão de livros e manuscritos entre outros objetos antigos.
Do catálogo de mais de mil lotes consta o livro manuscrito “Regra da Ordem de Cristo. Tomar” (REGVLA FRATRVM REGVLArium Ordinis dominini nostri Iesu Christi, ex magna Regula gloriosi patris Benedicti desumpta), que vai à praça pelo preço base de 3 mil euros podendo atingir os 6 mil euros. Segundo o catálogo, trata-se de um m”anuscrito português do final do século XVI, redigido em latim sobre pergaminho, posterior à “desmilitarização” da ordem no ano de 1529, quando a comunidade viria a sofrer uma reforma imposta pela Coroa, que encarregou (1529) o antigo provincial dos Jerónimos, Frei António de Lisboa, de fazer respeitar a observância da Regra de Calatravra. O Prior e os freires, que se tinham oposto ao projecto, foram colocados em igrejas da Ordem, sendo substituídos por 12 noviços (1532), que se sujeitaram a uma regra reformada, e obrigados a viver como monges de clausura, [Vasconcelos e Sousa, Ordens Religiosas em Portugal das origens a Trento, pág. 499]. Ilustrado com capitulares e algumas passagens redigidas a vermelho. Os últimos 6 fólios sem numeração apresentam uma “tabella temporia litterarii Martyrologii” e um cerimonial com as indicações em português e as orações e cantos em latim. Encadernação da época inteira de pele sobre tábuas de madeira com ferros (florão e cercadura) a ouro em ambas as pastas, cansadas, e com fechos metálicos”.
De Tomar vai também a leilão o livro “A Capela da Rua de Peralves Seco em Tomar” de Luís Stubbs Saldanha Monteiro Bandeira, editado em 1965 com Prefácio de Gastão de Mello Mattos. O preço base é de 15 euros.
Sobre a Ordem de Cristo há em leilão outro livro de 1789 com preço base de 30 euros. É a “Carta de Ley, pela qual Vossa Magestade ha por bem // Ordenar novas Providencias, e Regulamentos para // Bem, Melhoramento, e Dignidade Civil, e Politica das // Três Ordens Militares de Nosso Senhor Jesus Christo, // São Bento de Aviz, e São Tiago de Espada: Creando // Grans-Cruzes: regulando as Insignias. Distinctivos del- // las, dos Commendadores, e Cavalleiros, e dispondo a este // respeito o mais que nella vai declarado.”

O catálogo completo está online em:
http://www.livraria-olisipo.com/img/130608110559.pdf

http://www.facebook.com/tomarnarede
http://tomarnarede.blogspot.pt
tomarnarede@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário