quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Câmara continua a abater árvores na cidade

Nas últimas semanas têm sido abatidas várias árvores na zona urbana de Tomar. A câmara prossegue a sua saga contra as árvores deixando a cidade despida. Depois de cortar duas árvores e podar outras duas na praceta Alves Redol, hoje é dia de abate de uma árvore de grande porte junto à entrada do mercado municipal. Segundo apurámos, o argumento para o abate são as raízes que estão a levantar o passeio e o relvado.

Desta vez a câmara informou, na sua página no facebook, que “a intervenção será executada entre as 7 e as 13 horas, período durante o qual o acesso ao Mercado vai estar condicionado. A circulação rodoviária também estará condicionada na Av. Norton de Matos, sentido ascendente, com a supressão da via mais à direita”. Os vendedores do mercado perguntam se os trabalhos não poderiam ser feitos à tarde, não afetando o funcionamento do mercado e o acesso ao respetivo parque.
A câmara continua a não prestar informações quanto às razões para o abate de árvores na cidade. Enquanto isso, no facebook, as opiniões dividem-se entre os que são a favor do corte das árvores e os que se mostram chocados com os sucessivos abates.





17 comentários:

  1. Como sempre, neste caso do abate mal explicado de árvores citadinas, há três grupos, dois pequeninos e um muito grande. Os dois pequeninos são os do pró e os do contra o abate. O outro é constituído pela esmagadora maioria da população, que sempre esteve e se está marimbando para estas coisas. Querem é comida no prato, vinho no copo, festas à borla e desporto com fartura, sobretudo futebol.
    Cabe recordar que a actual maioria autárquica foi eleita por apenas 23% do eleitorado inscrito. E sem apresentar qualquer programa, pelo que podem fazer o que entenderem, sem ofenderem o prometido que foi nada.
    Se a população que há não presta para nada em termos cidadania, na sua grande maioria, como é que querem ter uma câmara capaz? Só por milagre, mas isso agora já nem em Fátima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se cortam reclamam, se não cortam e caem em cima de alguém também reclamam. É o que temos...

      Eliminar
    2. Você tem pelo menos uma virtude. É obstinada/o. O pior, para si claro, é que pode ser uma doença,uma vez que anda sempre a repetir o mesmo. Estará catatónica/o? Faço votos muito sinceros que não seja o caso. Mas os sintomas geralmente não enganam.

      Eliminar
  2. ora aí está um bom trabalho. cortando as árvores todas da cidade não há o risco de caírem num parque infantil ou matarem alguém...muito bem! é o que se chama uma gestão preventiva. boa! podem também retirar os peixes do rio porque assim podem ficar quietos a ver a espuma de poluição na água e os peixinhos não morrem. boa! muito inteligente, como é que ninguém ainda tinha pensado nisto?

    ResponderEliminar
  3. Você faz parte de qual dos grupos que na realidade existem: "Velhos do Restelo", "Fina Flôr do Entulho", "Especialistas em Tudo" ou "Eminências Pardas"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim à primeira vista, só posso garantir que não faço parte do seu grupo que é, se não me engano, o dos "Mamões da autarquia". Ou será antes o dos "Políticos de faz de conta"? A menos que seja do "Súbditos obedientes da imperatriz no poder".
      Se você pudesse esclarecer, o pessoal agradecia.

      Eliminar
    2. aproveite bem enquanto dura porque o seu grupo, o dos iminentemente de saída, está quase a ser desfeito. boa?

      Eliminar
    3. O pedido não era esse.
      Além disso, é lamentável que se ignorem regras básicas de boa educação e convivência. Como por exemplo que referências descabidas, porque fora de contexto, à idade de cidadãos, são sempre inaceitáveis, e de um mau gosto atroz.
      Além de maus em termos de cidadania, há aqui comentadores que até já metem os pés no prato sem disso se darem conta.
      Onde estás educação? Por onde andas verniz social? Agora já vale tudo no debate público?

      Eliminar
  4. Parem!!!!parem lá com isso!!!!
    É o riso nacional e já roça o exagero, vamonos concentrar em coisas importantes tais como sugerir plantações de arvores em zonas desertas e que são algumas tais como outras que ao terem árvores as mesmas estão tão debilitadas que mais valia abater e substituir, mas claro! Já me esquecia se fosse acerca da eutanásia humana seria mais fácil sugestão e a discussão
    Cumprimentos para todos.

    ResponderEliminar
  5. Inda dizem que isto não é divertido!
    Anda aí um que fala francês e acha que também sabe da poda.
    Pios eu vou-lhe explicar o que uma poda democrática: se a câmara foi eleita por xis por cento, só devia mesmo era podar xis por cento.
    Mas tinha de podar alguma coisa. Caso contrário ficava como a opósição.
    Uns EMPATA PODAS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário bem esgalhado, capaz de provocar algum riso, talvez algo envergonhado nalguns casos. Porque não se entende de todo a utilidade de envolver pessoal que nada tem a ver com as usuais podas locais. E muito menos com a evidente falta de nível de alguns intervenientes.
      A conclusão é que no fim de contas em Tomar não é só o Pluto, aquele dos desenhos animados, que é filho da Pluta. A experiència recente mostra que há cada vez mais, mesmo sem contar com os usuais empata podas, que são muitos.

      Eliminar
  6. Com tanto especialista em tudo, é como deve cortar ou podar uma árvore que deve pedir autirização os municípes que os almeida não sabem utilizar a vassoura e por isso existem folhas no chão a câmara não tem competência não sabe gerir porque não foi eleita pela maioria da população, os presidentes da República eleitos também numca a foram eleitos pela maioria dos portugueses eleitores devido à abstenção e não foram postos em causa houve até quem fosse eleito com uma percentagem baixa. Mão percebo com tanta inteligência em condução do município como que alguém com ambição de trabalhar de ter uma carreira profissional ter perspetivas de futuro tem de sair daí. Foram as vossas ideologias que levaram o concelho a este ponto ainda não viram que têm uma ideia errada do concelho uma parte nem as aldeias do Conselho conhece vejam outros concelhos sigam o exemplo, mas se calhar dá trabalho e uma parte dos que aqui se manifestam aqui não quer ter trabalho foram esses que levaram o concelho ao ponto onde está quem conduziu o concelho depois de haver eleiçôes livres e democraticas, os que tudo sabem.

    ResponderEliminar
  7. Com tanto especialista em tudo, é como deve cortar ou podar uma árvore que deve pedir autirização os municípes que os almeida não sabem utilizar a vassoura e por isso existem folhas no chão a câmara não tem competência não sabe gerir porque não foi eleita pela maioria da população, os presidentes da República eleitos também numca a foram eleitos pela maioria dos portugueses eleitores devido à abstenção e não foram postos em causa houve até quem fosse eleito com uma percentagem baixa. Mão percebo com tanta inteligência em condução do município como que alguém com ambição de trabalhar de ter uma carreira profissional ter perspetivas de futuro tem de sair daí. Foram as vossas ideologias que levaram o concelho a este ponto ainda não viram que têm uma ideia errada do concelho uma parte nem as aldeias do Conselho conhece vejam outros concelhos sigam o exemplo, mas se calhar dá trabalho e uma parte dos que aqui se manifestam aqui não quer ter trabalho foram esses que levaram o concelho ao ponto onde está quem conduziu o concelho depois de haver eleiçôes livres e democraticas, os que tudo sabem.

    ResponderEliminar
  8. O problema destes senhores que "estão sempre do contra" não é o que eventualmente possa estar mal. Por falar em poda, o problema deles é uma questão de preservativos,... da marca "control". Como eles já não conseguem controlar quem está no comando da CMT, faz-lhes "espécie" as decisões, mesma nas mais simples e meramente administrativas, não lhes virem pedir conselho/autorização/parecer/anuência, etc. "Posso cortar aquele galho, senhor doutor/engenheiro/arquitecto/professor?"

    ResponderEliminar
  9. Os comentadores das 07H34 e 09H00 precisam de ir com urgência ao oftalmologista e depois ao optometrista. Tanto um como outro (ou uma como outra?) vêem mal e enxergam pior. Ou, melhor escrevendo, vêem bem mas tudo ao contrário, às avessas.
    No primeiro caso o do tomarense 5, que realmente pensa mesmo à moda nabantina, não foram as ideologias nem os anteriores autarcas que provocaram a miserável situação atual. São os atuais detentores maioritários do poder em geral, que, por manifesta falta de capacidade, nem fazem novo, nem emendam o que está mal, vindo do anterior.
    No caso do comentário das 09H00, topa-se à légua que é de um autocrata pouco evoluído, a tentar baralhar as coisas. Na verdade, "o problema destes senhores", para usar as suas próprias palavras, não é quererem protagonismo, serem ouvidos. É sim o que está mal e cada vez pior, sem qualquer explicação plausível dos responsáveis. Sem as informações a que por lei têm direito, e das quais a transitória maioria foge como o diabo da cruz. Porque será?
    Se houvesse informação completa, verídica e atempada, por parte da câmara, evitava-se muito do que aqui se tem escrito. E a situação por estas bandas da escrita tende a agravar-se, não tenham quaisquer dúvidas a esse respeito.

    ResponderEliminar
  10. O que mais desejo é que os tomarenses e moradores temporários se debrucem sobre a falta de cidadania gritante que existe na nossa cidade e deixem trabalhar as pessoas com calma e sem pressões desnecessárias. Tenho a firme convicção de que as pessoas responsaveis por tais trabalhos os executam de forma a garantir a segurança que todos desejamos para todos os munícipes.Não nos devemos esquesquecer que devemos trabalhar todos em prol de Tomar e das pessoas de Tomar e não levar a teimosia a extremos inaceitáveis e totalmente contraproducentes cumprimentos para todos de todos os quadrantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades da União Nacional e da sua sucessora ANP! Tudo pela cidade, nada contra a cidade!
      Quase meio século após Abril, é ter preciso muita lata e muita falta de vergonha para escrever coisas deste jaez sem corar.

      Eliminar