quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Fachada histórica em crescente degradação

O edifício da Havaneza, onde funciona a loja de roupa Benneton em Tomar, encontra-se em crescente degradação e a necessitar de urgente intervenção sobretudo na fachada onde se destacam os seus azulejos azuis decorativos.

Conforme alertou Mário C Reis no facebook, esta é “uma fachada histórica em ruínas e suja” e “uma ameaça à integridade física de quem por ali passa”, isto porque há azulejos e pedaços da fachada em risco de queda. “Impõem-se medidas antes dos problemas”, defende o cidadão.
O prédio da Havaneza, de reconhecido valor arquitetónico, foi projetado e edificado em 1912 pelo construtor tomarense João Vicente Martinho, natural da freguesia de S. Pedro. Situa-se na Corredoura, a principal rua do centro histórico de Tomar.




Fotos de Mário C. Reis publicadas no facebook

6 comentários:

  1. Intime-se o proprietário a fazer as obras, ou então realiza-as a câmara e cobra ao proprietário. Onde está a dificuldade, onde pára a fiscalização, onde andam os grandíssimos técnicos da câmara, do alto dos seus 50 gabinetes??? Ah, já sei, foram passear a Madrid...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta saber se o proprietário pode. Ou se, podendo pouco, aplica é cimento na fachada. O imóvel, sendo bonito, não é de interesse público. É fácil dar ordens aos outros para gastarem o dinheiro deles.

      Eliminar
  2. É uma pena, como dizem os cidadãos observadores e exclamam os intelectuais de serviço. O problema é quem paga. Gastar dinheiro público em edifício privado não é possível. Impossível a Câmara ou o Estado comprar o prédio, porque não há dinheiro e o que há é para o sistema financeiro. A solução era Tomar ser uma cidade rica, os negócios correrem muito bem e quem tem o aluguer ou a propriedade fazer as obras. Mas isso de uma cidade rica e próspera são outras histórias de que Tomar se afastou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente que a CMT não compra o prédio, ao contrário do que gostaria muita gente. O suor do trabalho é demasiado para andarem "entidades públicas" a jogar Monopólio com os meus impostos. Trabalhem!

      Eliminar
  3. Estão a espera dos turistas de Madrid e se lhes cair o reboco em cima depois como é em plena festa dos tabuleiros seria um desastre mas nao é por falta de aviso.

    ResponderEliminar
  4. Qualquer dia vira alojamento local e serão feitas as obras... qualquer dia, que será mais cedo que tarde, já que, aparentemente, todas, ou quase, as obras que estão a ser feitas no centro histórico são para hotelaria ou turismo de habitação.

    ResponderEliminar