Com a sala do 1° da Casa Vieira Guimarães completamente cheia e depois de um pequeno apontamento musical, foi revelado o cartaz que, segunda a mordoma Maria João Morais, “tem uma forte componente simbólica”.
As largas dezenas de pessoas presentes elogiaram o trabalho criativo do cartaz onde predomina a figura feminina a segurar um tabuleiro à cabeça, tendo como cenário a ponte velha, o açude dos frades, o rio Nabão, a casa Vieira Guimarães, a Corredoura e, ao fundo, o castelo.
O criativo Filipe Rolim, ex-aluno de design e artes gráficas no IPT, revelou que a imagem do cartaz foi baseada numa fotografia tirada junto à ponte velha. Diz que tentou “criar um estilo mais moderno, mas também simples, que não fosse muito confuso”.
Em maio de 2018 foi lançado o flyer da festa onde estão representados um tabuleiro, um pendão e uma coroa do Espírito Santo, ilustrações a aguarela da autoria da pintora tomarense Engrácia Cardoso, com design de Nuno Alves.
A Festa dos Tabuleiros decorre em Tomar de 29 de junho a 8 de julho, sendo o cortejo principal no dia 7 de julho e o cortejo das crianças no dia 30 de junho.
Os criativos com a mordoma |
A opinião de Carlos Trincão
Não aprecio este trabalho.
ResponderEliminarÉ estranho a cidade estar em festa e aparece assim despida sem pessoas
A comissão devia criar um concurso público e desta forma envolver todos nesta festa que é tanto nossa!
Está engraçado, com tão bons fotógrafos em Tomar, provavelmente fariam melhor, mas tem a mania de denegrir o que é nosso, enfim.
ResponderEliminarMirei o cartaz e franzi o nariz. Depois de ler a opinião do Senhor Carlos Trincão mudei de opinião. Gosto.
ResponderEliminarNovo link https://jatenhoblogue.blogspot.com/2019/01/festa-dos-tabuleiros-de-tomar-cartaz-de.html
ResponderEliminarA Festa das vaidades vai começar, pessoas que nunca aparecem mas para o flash lá estão elas, sei do que falo.
ResponderEliminarPor mim está muito bem. Pena é não resolver problema nenhum de Tomar. De hoje e do futuro.
ResponderEliminarEntão nem bem está, quanto mais agora muito bem. É com atitudes com esta sua que Tomar está como está e vai para onde vai.
EliminarExatamente. O cartaz está bem feito.
EliminarE, como diz, "Tomar está como está", penso que mal, porque os problemas de Tomar ficam sempre para "depois" dos cartazes.
Mesmo descontando o efeito de perspectiva, um dos olhos da rapariga (o direito) está mais fechado. Alusão simbólica ao presidente da CGD ou ao ministro da Segurança Social?
ResponderEliminarGosto bastante! Para mim é um dos melhores cartazes dos últimos anos, alia tradição e modernidade.
ResponderEliminar