domingo, 2 de dezembro de 2018

Choromela / Casal dos Frades: a outra cidade abandonada e esquecida (c/ fotos)

A urbanização da Choromela / Casal dos Frades, situada nas traseiras do quartel do regimento de Tomar, apresenta uma imagem de desolação e abandono. Diz quem lá mora que os políticos só lá vão e só fazem algumas limpezas e arranjos durante a campanha eleitoral.

O morador Gil Pinela fez uma ronda pela zona e publicou mais de 30 fotografias no grupo Tomar do facebook que retratam uma Tomar esquecida, desprezada e abandonada.
Escreve Gil Pinela: “hoje apeteceu-me dar uma volta pela Urbanização onde moro, na Choromela Casal dos Frades, e fiquei com a alma igual ao nosso tempo: triste, cinzento, amargurado e revoltado. Pois para o número de habitantes que somos na Urbanização sinto que estamos muito abandonados pela Autarquia que apenas se lembra que cá vivem pessoas na altura das eleições, ao contrário de outros locais na cidade que todos os dias são alvo de intervenção no que diz respeito à manutenção, limpeza e melhoramentos. Deixo de seguida algumas fotos para os responsáveis pensarem, assim como algumas sugestões”.

































16 comentários:

  1. Existem muitas fotos antigas, já não é bem assim. Certas coisas estão a precisar de intervenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigas? Ou anda distraído ou não passa por estes lados.....

      Eliminar
    2. E verdade, agora está muito pior

      Eliminar
  2. Não são fotos antigas, também sou morador daquela zona e sim, as imagens represetamr a actual situação da zona.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, são os comissários políticos, Pompeu & Companhia a defender o que não tem defess.

      Eliminar
  3. Ainda falta aqui documentar o flagelo dos cocós de cão, espalhados por todos os passeios da zona...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Basta olhar para o ar desmazelado da presidente e do freixiandez para perceber que a cidade é o prolongamento das suas casas e das suas familias. Gente que não está ao nivel da cidade e das pessoas que nela vivem. Pobre gente, triste terra...

    ResponderEliminar
  6. Arranja-se um terreno mais em conta, logo, mais afastado do núcleo urbano principal. Um ou vários construtores edificam vários prédios com bonitos arruamentos, com parques disto e daquilo. Chamam-lhe a Nova Cidade ou Cidade Nova. Declaram que o futuro é ali. A Câmara autoriza, a receita ´dos licenciamentos é generosa e diz que sim que depois faz a manutenção. As habitações são vendidas e muita gente enriquece (dos bancos que emprestaram aos construtores que fizeram, passando por todos os que "ajudaram a desbloquear"). O tempo passa, as partes públicas degradam-se, os orçamentos autárquicos têm que dar para muita coisa são apertados porque os impostos são limitados. Mas como apesar de ser a Cidade Nova, a urbanização está um tanto afastada das vistas gerais e é vivida pelos que lá estão, pode esperar pelo remedeio. Pois se até na cidade velha se desmazela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Triste sorte a minha, vivo na aldeia onde nem a internet chega. Na minha habitação da qual tenho que pagar IMI, tive que arranjar passeios como a autarquia me obrigou para me passar a licença de habitabilidade. Passeio esse que nem é meu, é da junta onde toda a gente passa, passeio esse que mantenho limpo de lixo e ervas. Se todos os Munícipes limparem um metro que seja à sua volta, apanhassem o coco dos seus animais (também tenho um cão) e parassem de dizer mal e tirar fotos, ponham mãos à obra peguem em sacos, pás, vassouras e outros objectos para ajudar na limpeza.
      Bom trabalho

      Eliminar
  7. Remover pf o comentário das 19h 05m. Foi substituído agora.

    ResponderEliminar
  8. Todos os comentários em que o meu nome seja mencionado, e que o/a autor/a venha cono anónimo, exijo que o mesmo seja removido. Caso isso não venha a acontecer farei queixa às autoridades.

    ResponderEliminar
  9. Quem fala de modo anónimo a afirmar que são fotos antigas parece que está a defender alguém em vez disso pode é dizer a senhora presidente que é preciso limpar muita coisa na cidade que não tem manutenção a muito tempo.

    ResponderEliminar
  10. Está ao abandono O Casal dos Frades.
    O terreno do Jardim escola Gualdim Pais também está uma vergonha,no verão nem cortão o mato é um perigo de incêndio.
    Porque a Câmara não constrói ali um Jardim um parque infantil??
    Não tem nada para as crianças.

    ResponderEliminar
  11. Vivo na Choromela, e o que vejo aqui, vejo no resto da cidade, não percebo o porquê de tanta indignação agora.

    ResponderEliminar
  12. Ainda há aqueles que ocupam lugares de estacionamento à duzia, ou para fazer oficinas a céu aberto ou Parque de stand de automóveis...

    ResponderEliminar