quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Câmara aprova integrar o nome de Raul Coito na toponímia local

Na reunião do dia 10, a câmara de Tomar aprovou por unanimidade (com a ausência da presidente da câmara) uma proposta da bancada do PSD para que seja atribuído o nome do engenheiro Raul dos Santos Coito a uma rua ou a um equipamento de Tomar.

Transcrevemos na íntegra o teor dessa proposta:

O engenheiro Raul dos Santos Coito nasceu a 14 de outubro de 1924, no número 47 da Rua General Tamagnini de Abreu, junto à Várzea Grande, em Tomar, e faleceu no dia 16 de novembro de 2018 na sua habitação, na Rua Cavaleiros de Cristo, com 94 anos.
Sempre se assumiu como um Tomarense defensor dos valores e tradições de Tomar. Foi um dos fundadores da Associação de Defesa do Folclore dos Templários, sendo por isso homenageado no dia 1 de março de 2010, Dia da Cidade de Tomar.
Foi vereador com o Pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Tomar durante o mandato sob a presidência do Dr. Amândio Murta no final dos anos 70 início dos anos 80. 
Contribuiu com os seus conhecimentos no processo de fundação da Região de Turismo dos Templários e foi Mordomo da Festa dos Tabuleiros em 1981.
Formado no Instituto Industrial em Lisboa, com o curso de construção civil, obras públicas e minas, fez o estágio na barragem de Castelo de Bode durante a construção desta obra. Foi como professor, primeiro em Ourém e depois em Tomar. Depois do 25 de Abril, abandonou o ensino e dedicou-se à engenharia. 
Sempre encarou a sua atividade profissional com paixão e sem uma visão lucrativa.
A ele se devem projetos como o quartel dos Bombeiros de Tomar, a sede da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, o bairro do património dos pobres, entre outros, onde colaborou na parte de engenharia de forma totalmente gratuita.
No seu gabinete da Av. Ângela Tamagnini, que manteve até 2012, tinha 6.300 processos de obras, espalhadas um pouco por todo o país, o que revela bem a sua dinâmica profissional. 
Projetou estradas, capelas, prédios, habitações e até instalações industriais numa intensa atividade onde colocava sempre a mesma entrega, o mesmo empenho. Foi ainda fundador da empresa de construção civil Ruarcos.
Com a morte do engenheiro Raul dos Santos Coito, Tomar perde um ilustre tomarense, defensor dos valores desta terra e um profissional dedicado e respeitado. 
Os Vereadores do PSD, propõe como forma de agradecimento do nosso Concelho, que a Câmara Municipal de Tomar, atribua o seu nome, a uma rua, ou a outro equipamento, da cidade de Tomar, enviando desde já, esta proposta, à Comissão de Toponimia.

Os vereadores do PSD
José Delgado
Célia Bonet
Luis Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário