quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Ceyceyra celebra 800 anos e regressa à Idade Média

A quarta edição da Ceyceyra Medieval decorre em Asseiceira (Tomar) no fim de semana de 22 e 23 de setembro. Quando passam exatamente 800 anos sobre a referência histórica mais antiga a este lugar (a doação pelos Templários a Paio Farpado, tema da edição anterior), esta recriação histórica tem como tema o passo seguinte para a consolidação do território como espaço habitado, a nova doação, quatro anos depois, a Pedro Ferreiro.

Com o grande rigor posto na organização e as condições oferecidas pelo espaço, Asseiceira transforma-se nestes dois dias num autêntico burgo medieval, cheio de vida graças ao programa de animação, no sábado das 14 horas à uma da manhã, no domingo das 11 às 23, além das diversas tabernas e tendas dos mercadores.
Arruadas, recriação de momentos históricos e animação de rua fazem parte do programa que tem nas duas noites o seu ponto alto com os cortejos de doação do lugar pelo mestre D. Pedro Alvito a Pedro Ferreiro, no sábado, e a devolução do mesmo aos Templários sete anos depois, no domingo.
Há ainda espaços para crianças com campo de arqueiro e jogos medievais, falcoaria, quinta medieval, acampamento templário, exposição de armas da época, treino de armas, ofícios históricos, música, danças medievais e orientais.
A Ceyceyra Medieval é uma organização do Rancho Folclórico As Lavadeiras e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira, com o apoio da Junta de Freguesia local e do Município de Tomar.

1 comentário:

  1. "Com o grande rigor posto na organização", escrevem os promotores. Era bom, era! Infelizmente aquele primeiro cartaz com um cavaleiro templário (à esquerda) espadeirando a pé com um cavaleiro de S. João de Jerusalém, mais tarde de Malta, é cá de um rigor que até espanta.
    Pensarão os promotores que para os labregos da zona qualquer coisa serve, o que bem pode ser verdade. Sucede porém que os da zona não são todos tão labregos em História como os promotores parecem ser, a julgar pelo exemplo...

    ResponderEliminar