quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Corrida de toiros com fados e flamenco em Tomar

Todos os anos por esta altura há a chamada corrida de toiros dedicada ao emigrante na praça de Tomar, por iniciativa do cavaleiro Rui Salvador.

Mas este ano, a corrida de 10 de agosto, sexta feira, pelas 22 horas, terá um figurino diferente,
Na primeira parte, a lidar mano-a-mano os quatro touros da ganadaria Prudêncio, vão estar os cavaleiros Rui Salvador e Ana Batista.
As pegas vão estar a cargo dos Forcados Amadores de Tomar e Turlock.
A segunda parte consta de um espetáculo de fados e flamenco a cargo dos fadistas Maria Armanda, António Pinto Basto e Teresa Tapadas e dos artistas de flamenco Joaquín Moreno, El Maleno e Sofia Abraços.


19 comentários:

  1. Mais uma «festa» medieval. A tourada não é cultura, é pura crueldade e maldade e apela aos maus instintos, aos maus tratos dos animais. Levar crianças à tourada irá contribuir para a sua deformação mental e continuidade desta atividade degradante, cruel e medievalesca. As touradas alimentam a ganância de indivíduos que vivem a torturar seres inocentes, inofensivos e indefesos, que envergonham Portugal e toda a Humanidade. Para quando a abolição das touradas em Tomar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto consigo! É totalmente inadmissível que continue a ser permitida a realização desta barbárie, que explora a violência e o sofrimento animal. Não há para mim qualquer argumento que o justifique e deveria haver de uma vez por todas a coragem para acabar com os apoios institucionais a este tipo de prática.
      Recomendo a leitura do extraordinário artigo escrito pelo Professor Carlos Rodarte Veloso no jornal "Templário" há umas semanas atrás (não tenho presente a data exata).
      Acredito que caminhamos para a proibição da tourada no nosso país, é sem dúvida nesse sentido que vamos! Destaco a corajosa declaração de Santa Maria da Feira como "Concelho Livre de Tourada" na esperança de que todos os outros, incluindo Tomar, o sigam.

      Eliminar
    2. O artigo a que se refere foi publicado no Jornal "O Templário" a 05-07-2018 e pode também ser lido aqui:
      http://passagemdalinha.blogspot.com/2018/07/os-temas-fracturantes-ou-os-direitos.html

      Eliminar
    3. "Levar crianças à tourada irá contribuir para a sua deformação mental" - Pode indicar-me um link com o estudo que suporta este argumento, sff?

      Eliminar
    4. Se soubesse o que diz nao diria tamanho disparate. Reflita em ter agricultura com patrimonio natural ou acabar com ela e comer importaçoes processadas com quimicos? Pense bem.Veja a relaçao. E nao é medieval, é romano, antiguidade classica.

      Eliminar
    5. Aqui vai o Link:

      Fundação Franz Weber
      https://www.ffw.ch/

      NAÇÕES UNIDAS
      Comité des droits de l’enfant

      Observations finales concernant les troisième et quatrième rapports périodiques du Portugal,
      soumis en un seul document*

      https://tbinternet.ohchr.org/_layouts/treatybodyexternal/Download.aspx?symbolno=CRC/C/PRT/CO/3-4&Lang=En

      Eliminar
  2. Respeito a sua opinião, os seus gostos (que não deveria impôr aos outros e vice versa) mas atrevo-me a dar-lhe um sugestão; VÁ VIVER PARA A VENEZUELA. LÁ, TALVEZ TENHA A OPORTUNIDADE DE APROFUNDAR E SENTIR MAIS EM PORMENOR, AS SUAS TEORIAS E OBSESSÕES SOBRE O MAL-TRATO ANIMAL.
    Telles de Noronha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tourada é um ritual obsoleto realizado por parolos, para satisfazer a idiotice de outros parolos. É pena não podermos tourear gente assim.

      Eliminar
    2. Parolo é o senhor que diz paroladas sem sentido e sem saber o que diz.

      Eliminar
  3. É que vai aqui uma tourada.

    ResponderEliminar
  4. Que péssima iniciativa em Tomar. Optar por espectáculos bárbaros e hediondos. Vergonha.

    ResponderEliminar
  5. as touradas sao o reflexo do lado mais obscuro humano,apoiado pela religiao(inquisicao espanhola)que nao difere em quase nada com pratica medieval da queima das bruxas, num espetaculo triste e sadico, em que os espetadores tiram prazer do sofrimento de outro ser que deseja viver e sofre...se a reencarnacao existir, espero que aqueles que causaram tanto sofrimento aos animais inocentes que passem pelo mesmo ou pior. neste caso as touradas ate podem fazer sentido, eu e que nao meto la os pes....

    ResponderEliminar
  6. Uma vergonha que uma cidade como Tomar continue a permitir este encontro de selvagens e mentecaptos para se divertirem enquanto assistem a barbaries no meio da arena. Tomar quer se evoluída, esta na altura de acabar com isto e cortar os apoios camarários a este tipo de iniciativa!

    ResponderEliminar
  7. So comentarios de meninos nem nem, vegans, invertidos, transformistas, ressabiados, e tontos sem cultura nenhuma ou pseudo cultos apoiados por sistemas politico ideologicos do sec.xix.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igreja Católica - A condenação das touradas
      http://basta.pt/igreja-catolica-e-touradas/

      Eliminar
    2. Sim, e vestir roupinha de lantejoulas cheia de fru-frus e leggings justos para espetar ferros num animal inocente é o quê?

      Eliminar
  8. O anonimo anterior desconhçe totalmente a indumentaria tauromáquica. Aconselha-se que leia o que é um traje de luces, e quanto a espetar ferros veja onde os mesmos se espetam e ainda mais importante por que motivo.

    ResponderEliminar