segunda-feira, 11 de junho de 2018

Tribunal de Contas investiga câmara de Tomar

Um grupo de técnicos do Tribunal de Contas está na câmara de Tomar a investigar o processo de transferência de verbas para o CCD – Centro Cultural e Desportivo da câmara e SMAS, verbas que, por sua vez, são canalizadas para os bombeiros.

A bronca estoirou quando em 2017, o conselho fiscal do CCD chumbou as contas de gerência levantando sérias suspeitas de peculato, peculato de uso, falsidade e falsificação de documentos administrativos. O órgão demitiu-se e entretanto houve eleições para todos os órgãos do CCD. Foi a nova direção que denunciou publicamente a situação e anunciou a intenção de apresentar queixa ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Inspeção Geral de Finanças.
Em três anos, de 2014 a 2016, o CCD (coletividade constituída por trabalhadores do município mas da qual não se conhece qualquer atividade) recebeu da câmara 132 mil e 550 euros em subsídios. O dinheiro, ou pelo menos, a maior parte, foi depois canalizado para pagar as gratificações aos bombeiros.
Para a auditoria que está a decorrer, os técnicos do Tribunal de Contas estão a recolher toda a documentação sobre este caso na câmara, no CCD e nos bombeiros.

13 comentários:

  1. Oxalá os inspetores não sejam cegos, nem surdos, nem mudos. Se os tomarenses tiverem essa sorte, se calhar podem ir já pendando numa outra liderança para a câmara. Tarde é o que nunca vem.

    ResponderEliminar
  2. Ligações perigosas...ligações perigosas...

    ResponderEliminar
  3. ainda vao aparecer mais broncas nessa camara

    ResponderEliminar
  4. No sentido de esclarecer e de retificar uma parte da notícia, nomeadamente.... "Foi a nova direção que denunciou publicamente a situação e anunciou a intenção de apresentar queixa ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Inspeção Geral de Finanças.".... informo que a nova direção não denunciou publicamente a situação, nem anunciou a intenção de apresentar queixa a que instância fosse. A nova direção sempre teve uma postura de "bloqueio" ao assunto, dadas as consequências graves que temiam para o município e outros, sendo seu objetivo limpar a imagem do CCD e começar do zero. No entanto, após várias assembleias realizadas e devido à insistência de alguns elementos, foi nomeada uma comissão formada por 4 elementos que não pertencem à direção, que elaboraram um relatório (constando uma análise muito bem elaborada e excertos do mesmo no blog do dr. António Rebelo - Tomar a dianteira 3 - dia 6 de maio de 2018) e aí sim, foi manifestada a opinião no sentido do caminho a seguir para o tratamento do assunto era o envio ao Tribunal de Contas, Ministério Público e Inspeção Geral das Finanças, bem como remeter o assunto a um profissional do foro para eventual preparação de processo judicial.
    Na assembleia em que esta comissão apresentou o relatório, já há alguns meses, o mesmo não foi colocado à votação dado a direção e a mesa da assembleia terem considerado que o assunto necessitava de uma análise mais detalhada dadas as propostas apresentadas e ficou decidido que iriam remeter o referido relatório a todos os trabalhadores para que tomassem conhecimento e posteriormente, convocariam nova assembleia para votação do documento, o que até à data ainda não aconteceu.

    Joana Azevedo

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, finalmemte um bom esclarecimento. A nova direção faz parte do pessoal de confiança politica do PS logo não queria fazer ondas. Aliás, o pessoal politico neste momento está em todos os serviços e deve ser por isso que tudo está a funcionar tão bem. Veremso o que dizem as imstâncias superiores. Agora é deixar trabalhar quem sabe. Se tudo estiver bem, melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos estar nesta altura apenas perante a parte visível do iceberg. Além de peculato, peculato de uso, falsidade e falsificação de documentos, é capaz de também ter havido fuga ao fisco da parte de alguns beneficiários e burla à ADSE e à CGA pela autarquia. Um belo ramalhete.
      Conseguirá escapar ao tradicional "arquive-se para evitar mais chatices"?

      Eliminar
  6. Mas aqui não há qualquer novidade; 1. Foram várias noticias na imprensa local sobre os anteriores vereadores da oposição a alertarem para esta corrupção. 2. Quem está a empurrar este processo para a justiça não é mais que o Vice! Toda a gente sabe que ele tem uma ambição desmedida de ser presidente, mas nunca foi aceite pela população, logo, tem que correr com ela para ficar o "soberano".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando puder, faça um favor aos tomarenses. Deixe de ser porco e de conspurcar tudo aquilo em que toca.
      O Cristóvão a conspirar contra a Anabela? Só como piada de mau gosto.

      Eliminar
    2. Oh Sr. Vice, não se enerve! A verdade vem sempre ao de cima e não é novidade nenhuma que anda a planear a sua tomada ao poder já desde a altura da saída do Serrano. É só estarmos todos sentados na plateia, a assistir a esta comédia grega... ou antes, a esta tourada que vai ser com o grande objectivo de ser o número um. Mas pelo menos fica com a certeza que só o será dessa maneira, pois pelo escrutínio... nunca terá popularidade nem nunca será bem visto pela população.

      Eliminar
  7. A escola socialista no seu esplendor. Levam tudo!

    ResponderEliminar
  8. Não é piada de mau gosto... é assim. Quando tiver oportunidade ele corre com a senhora

    ResponderEliminar
  9. Tanto disparate por aqui escrito. Todos os que passaram nos últimos 15 anos, no setor da proteção sabem bem que o Município subsidia, indiretamente, os bombeiros na sua atividade de voluntariado, por ausencia de enquadramento para os Corpos de Bombeiros mistos, detidos pelas autarquias. Já se o CCD ou a própria Associação de Bombeiros cumpre as normas legais e regulamentares próprias, sendo uma questão de direito privado, nunca nenhum autarca pôde interferir. O que é certo é que a única forma de compensar os nossos Bombeiros no seu trabalho de voluntariado é através destas Associações. Ponto!

    ResponderEliminar
  10. O sr. está enganado.desta vez não fez o trabalho de casa. veja o acordão do Tribunal de Contas.... Ok?

    ResponderEliminar