quinta-feira, 14 de junho de 2018

Trânsito caótico à entrada de Tomar por causa dos semáforos

Foto publicada no facebook
Mudanças nos tempos dos semáforos na rua de Coimbra em Tomar estão a provocar o caos no trânsito à entrada da cidade, sobretudo às horas de ponta.

O problema começou quando, há uns meses, a câmara decidiu permitir que os automobilistas pudessem virar à esquerda quando entram na cidade, junto ao Fórum Oriente.
Com as inevitáveis consequências na fluidez do trânsito, a solução agora encontrada foi colocar os semáforos a funcionar alternadamente, o que significa o dobro de tempo de espera.
Resultado: desde que os tempos dos semáforos foram alterados (4 minutos vermelho e 10 segundos verde) formam-se longas filas de viaturas sobretudo às horas de ponta. As filas chegam à rotunda do quartel e para quem quer sair do parque de estacionamento do Lidl a espera desespera. Nesta quinta feira, houve quem demorasse 40 minutos para sair do estacionamento do Lidl. Alguns automobilistas chegaram a telefonar à polícia julgando que os semáforos estavam avariados e outros chegam a pensar que haja algum acidente a impedir a passagem.
Mas o problema não afeta só os automobilistas. Da mesma forma, os peões têm de esperar longos minutos para que possam atravessar a estrada em segurança, na passadeira.
É nas redes sociais que os automobilistas e peões manifestam a sua indignação perante este problema.
Seja como for, como é habitual, a câmara faz estas polémicas alterações sem qualquer aviso.
Foto de Orlando Oliveira publicada no facebook

Opiniões recolhidas no facebook

Orlando Oliveira está  a sentir-se confuso em Tomar.
40min para sair do estacionamento do Lidl em Tomar...como é possível???
 🚦10segundos com verde e 4 minutos com vermelho !! 🚦

Débora Cordeiro está  a sentir-se revoltada em Rua De Coimbra Tomar.
Vergonha dos semáforos, na rua de Coimbra, junto ao Fórum Oriente. Desde segunda feira que não passam do vermelho e ninguém faz nada. Já liguei várias vezes à PSP, que diz que já comunicou à câmara. Será que só servimos para pagar impostos, multas e ser mal servidos?

Maria Julia André
Hoje (dia 13) à tarde.....
Um verdadeiro caos para quem quer sair do Lidl, em consequência da mudança funcionamento dos semáforos que ali se encontram. Largos minutos parada dentro do estacionamento por não conseguir entrar na nacional. Bom, para quem não tem de cumprir horários e uma forma jeitosa de o Lidl perder clientes. 
HAJA PACIÊNCIA!!!!...

Paulo Saldanha
Parabéns aos "inteligentes"...

João Manuel Henriques Simões
No imediato e antes da necessária intervenção dos serviços camarários na temporização dos semáforos seria importante que os srs automobilistas que circulam na EN 110 permitissem a entrada alternada daqueles que provém do estacionamento do Lidl, como se faz nas cidades civilizadas. E a gerência do Lidl e da autarquia têm de estudar uma outra saída alternativa a executar rapidamente.

Joana Maçarico
E tudo porque um iluminado se lembrou que passava a ser permitido virar à esquerda no semáforo... está um verdadeiro caos

Manuela Rodrigues
Não concordo de todo virar à esquerda nem ali nem em baixo porque existe uma rotunda perto se contabilizar o tempo de espera muitas vezes dava para fazer a rotunda, e ninguém saía prejudicado.

Marisa Leiria
Os semáforos não estão avariados, as condições de trânsito nesta rua é que mudaram, daí a necessidade de mudança da sinalização luminosa

Paulo Alexandre Melo
És mais bem servida com ambos os semáforos verde correndo risco de acidentes caso se venha no sentido de Coimbra para virar à esquerda?
A situação actual só peca por tardia

Gennaro Pugliese‎

Será que não há ninguém da Câmara Municipal que resolva isto? É uma vergonha o que se passa na zona dos semáforos situados no cruzamento da antiga Auto Acessórios e perto do Lidl. A fila começa no próprio parque de estacionamento do Lidl. Exige-se a resolução imediata do problema, repondo os semáforos como eram anteriormente ou melhor com a construção de uma rotunda.

Débora Cordeiro
A demora ainda é pior que o cruzamento da Aral, mas por mim estou-me a borrifar, tenho outras alternativas, desço a avenida do hospital. Só me apanharam na segunda feira. Depois aprendi a lição.


Foto de Gennaro Pugliese publicada no facebook

13 comentários:

  1. Simplesmente vergonhoso! Andam a brincar e a gozar com o pessoal

    ResponderEliminar
  2. É pena que os comentarios a dizer bem não apareçam, eu sei como estas coisas se fazem.

    ResponderEliminar
  3. Não faz sentido nenhum quem vem do quartel poder virar à esquerda nestes semáforos, pois só existe uma faixa de rodagem. Quem quiser virar à esquerda pode fazê-lo logo no próximo cruzamento apenas 100m mais abaixo onde já existe uma segunda faixa só para esse efeito, sem empatar o trânsito!
    Claro que a solução para se poder virar sem empatar o trânsito foi a atual, assim já se pode virar à vontade, que não vem ninguém de frente. E justifica esta mudança para virarem aqui 1 em cada 50 carros e com o problema da única saída do LIDL ir embocar mesmo em cima do semáforo causando o caos a que temos assistido? Até porque os semáforos pequenos da ruas perpendiculares à Rua de Coimbra têm sensores para detetar quando está um automóvel parado nesses semáforos e não havendo carros nessas perpendiculares os semáforos da rua de Coimbra estavam sempre abertos nos dois sentidos, dando grande fluimento ao trânsito.
    Todos temos o direito de errar e de fazer experiências, mas acho que todos já nos apercebemos que foi um erro e que já está na hora de voltar a repor os semáforos como estavam e de voltar a proibir a viragem à esquerda!

    ResponderEliminar
  4. Ontem estive 15 minutos para sair do parque...

    ResponderEliminar
  5. Os senhores jornalistas deviam era investigar porque é que a Câmara decidiu autorizar virar à esquerda nos semáforos. A quem a Câmara fez um favorzinho? Que lobi está por trás disto e qual foi a contrapartida?
    Teriam aqui matéria escaldante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha ideia que, tratando-se de uma Estrada Nacional, este tipo de "obra" fosse competência da Infraestruturas de Portugal.

      Eliminar
    2. Claramente foi para alguém ganhar dinheiro, alias todos sabemos que um dos negócios mais rentaveis é premitir os carros virarem para a esquerda em semáforos

      Eliminar
    3. Oh sr anonimo, voce nao percebe que há ali negócios naquela rua com ligações a gente da Autarquia a quem interessava o virar à esquerda. Pense la um bocado

      Eliminar
  6. Costumo defender a CMT contra os que só criticam mas que nada fazem, mas desta vez comungo da mesma indignação.

    ResponderEliminar
  7. De facto esta mudança foi um erro. E porque não uma rotunda no local?

    ResponderEliminar
  8. Não há como remediar fazendo uma rotunda. Mesmo sem espaço para pesados, como a da agriloja, e esbeiçada como a da PSP, em Tomar resolve-se tudo pondo o pessoal a andar as voltas.

    ResponderEliminar
  9. Culpa dos técnicos do setor do transito e obras impreparados que atualmente aconselham a sra presidenta!,

    ResponderEliminar
  10. Porque não constroem um a rotunda naquele local? Já fazem tanta coisa. Mesmo assim se as pessoas aplicassem bem o código era muito mais fácil, mas alguns nem regras de cedência sabem! Não digo que seja perigoso, mas as pessoas daquela rua também tem direito a virar à esquerda. Mas pronto algum vereador,ou amigo não gostou e o cidadão que se lixe. Mas tudo era possível de mudassem a temporização.

    ResponderEliminar