segunda-feira, 11 de junho de 2018

Lançada petição para colocação de um tabuleiro na rotunda Alves Redol (c/ fotos)

Foi lançada através da internet uma petição pública para que seja colocado um tabuleiro na rotunda Alves Redol em Tomar, à semelhança do que já existiu há algumas décadas.

O texto da petição é o seguinte:
"Desde tempos imemoriais que Tomar tem a sua máxima expressão cultural ligada às suas memórias, aos seus monumentos, à sua localização e ao seu Rio, fonte de vida. 

É na Festa dos Tabuleiros que, principalmente desde os anos 50, Tomar se mostra em todo o esplendor. Transporta a Primavera, o fruto do seu trabalho e o suor das suas gentes às ruas da cidade espalhando flores e a jovialidade dos vestidos alvos, traçados por fita colorida, no sorriso das moças e dos rapazes da terra. 

Na Festa de 1968 ou 70 por iniciativa da Comissão desse ano foi construída na Rotunda principal e única da cidade, em material de carácter precário, uma "Fonte Luminosa" que incorporava, na sua construção, a quase totalidade dos elementos iconográficos ligados à Festa dos Tabuleiros. 

Os peticionários, subscritores desta proposta, vêm pedir às autoridades locais que possam estudar e vir a construir, um monumento em tudo idêntico ao que então foi construído, mas agora com materiais de longa duração. 

Pretendem assim os subscritores desta petição, homenagear todos os que se envolvem na Festa Maior do Concelho de Tomar, dar maior relevo e projecção à "Rotunda" tornando-a num convite aos passantes ao conhecimento da cultura local e manter presente e pujante o Espírito Grande da Festa dos Tabuleiros."

Foto de Rosário Simião publicada no facebook



7 comentários:

  1. Os peticionários não sabem que o que ali está agora, já nos custou cerac de meio milhão de euros em obras e arte. E que o "ó tempo volta p'ra trás", só existe mesmo na canção... Ou, dito de outra forma: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. E mais, só existe esta rotunda em Tomar?! Existem Rotundas que são autenticos matagais, como por exemplo as duas existentes ao pé da zona industrial. Porque não colocar numa destas, uma vez que é uma das entradas de Tomar?

      Eliminar
    2. Amiguinho...põe-te mas é pau...voltas a enviar um dos teus SMSs da treta e levas com lei da protecção de dados que ninguém te deu autorização para usar...vai mas é trabalhar!

      Eliminar
  2. Imaginem se em Caldas da Rainha se lembrarem de fazer o mesmo com o ícone da região...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que era uma excelente ideia essa das Caldas. Depois já seria possível usar a expressão "Vai mas é para a rotunda das Caldas!", em vez do usual "vai pró ..."
      Por falar nisso, e se fossem para a rotunda das Caldas, em vez de andarem a chatear o pessoal com essa do tabuleiro na rotunda?

      Eliminar
  3. Mais tarde ou mais cedo, para esse espaço vai uma estátua do general Oliveira. Aposto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocar um monumento ao general Fernando Oliveira na rotunda seria mais uma afronta ao homenageado, que sempre foi contra protagonismos balofos.

      Eliminar