quarta-feira, 30 de maio de 2018

Centenas de mensagens de despedida e homenagem a Luís Boavida

Publicamos a seguir algumas das centenas de votos de pesar e mensagens de despedida e homenagem ao tomarense Luís Boavida que morreu no dia 27 de maio vítima de cancro. Tinha 56 anos

A maior parte das mensagens que transcrevemos foram partilhadas no facebook.

Nota: No sábado, dia 2, pelas 16 horas, será celebrada missa do 7° dia na igreja de Santa Maria do Olival.

“Dr. Luís Boavida
Um Homem de Tomar, um Homem que viveu para Tomar
Um exemplo de dedicação às causas sociais, humanidade, ao desporto e ao associativismo.
Um quadro superior da Câmara Municipal de Tomar, um exemplo de dedicação e de profissionalismo amplamente reconhecido.
Um Homem de amizade fácil e contagiante, um amigo, um companheiro de todas as horas.
A violência e a crueldade da vida, impediu Luís Boavida de prosseguir os seus sonhos e os seus objetivos de contribuir, como sempre fez, para um concelho onde seja muito bom viver.
Cabe-nos agora honrar Luís Boavida e prestar esta homenagem. Solicitamos um minuto de silêncio.”
Voto de pesar proposto pelo PSD e aprovado pela câmara de Tomar

“A Associação dos Antigos Alunos do Liceu Nacional de Tomar / Escola Secundária Santa Maria do Olival cumpre o doloroso dever de participar o falecimento do seu Presidente da Direcção, Luis Filipe Boavida.
Enquanto Presidente da nossa associação foi sempre exemplo de empenho e dedicação a este projecto, que lançou e abraçou com enorme entusiasmo, tal como abraçou inúmeros outros sempre em prol de Tomar e das suas gentes.
Profundamente humanista, viveu a sua fé de uma forma especial centrada no serviço aos outros, tendo no seu tempo encontrado sempre disponibilidade para quem na vida partilhou o dia-a-dia.
Os Antigos Alunos do Liceu de Tomar agradecem o empenho e a dedicação com que liderou esta Associação e apresentam à família, em particular à Isabel e ao João, condolências nesta hora de dor.”
Associação dos Antigos Alunos do Liceu Nacional de Tomar / Escola Sec. Santa Maria do Olival

“O União F. C. I. Tomar está de luto pelo falecimento do Sr. Dr Luís Filipe Boavida, um Ex Presidente e uma pessoa que muito deu ao clube, sempre disponível para ajudar no que fosse preciso e um grande defensor do futebol distrital.
A toda a sua família desejamos muita força e as mais sinceras condolências!”
União Futebol Comércio e Indústria de Tomar

“As palavras são poucas para descrever os sentimentos neste momento de tristeza, mas a família CIRE não pode deixar de enviar os nossos pêsames por essa perda trágica e muito injusta do nosso querido Presidente da Assembleia Geral Luís Boavida.
Os nossos mais sentidos pêsames para toda a família, pela perda do seu ente querido. Que estas palavras possam servir de algum conforto a todos vocês nesta hora.
Saibam que o nosso pensamento está com todos vocês e da mesma forma a nossa total disponibilidade. Tenham muita força!
Um grande abraço da família CIRE.”
CIRE Tomar

“Com a morte de Luís Boavida (1961-2018) o Partido Social Democrata de Tomar perde um dos seus mais distintos militantes e Tomar sofre também uma perda que nos enche a todos de enorme consternação e profunda tristeza.
A presença e a ação de Luís Boavida ultrapassam, em muito, a área profissional a que dedicou a sua vida. Foi, igualmente, uma personalidade de referência na sociedade tomarense, que deixa a sua marca indelével no concelho de Tomar no plano associativo, social, desportivo e político.
A vida de Luís Boavida é um exemplo de entrega e dedicação à causa pública e indissociável dos inúmeros desafios pelos quais se bateu ao longo da sua vida, distinguindo-se pelo seu carácter e abnegação. Deixa-nos um legado humanista que nunca esqueceremos.
Neste momento que é de profunda perda para Tomar e para todos os tomarenses, o Partido Social Democrata endereça à família de Luís Boavida as suas mais sinceras condolências e a sua sentida homenagem.”
PSD Tomar 

“Não sei expressar o desgosto e revolta que sinto pela triste notícia que acabo de receber... a perda de um homem bom, cidadão exemplar, de sorriso fácil, que tive o privilégio de conhecer... 
Descanse em paz Senhor Luís Boavida”
Paulo Renato Ferreira

“Que sensação de murro no estômago!
Adeus Luis...”
Cristina Ferreira

“Partiu um amigo que considero o "Pai do Futebol Tomarense", desde que comecei a dar pontapés na bola que dentro ou fora de campo estava este grande amigo a torcer por nós, como ele dizia "Força craque...", nele poderia ver se a honestidade, amizade, empenho nos projectos onde se inseria, enfim, uma grande pessoa para ter um último capítulo do seu "livro" tão injusto...
Espero que vás em paz, pois continuarás entre nós...”
Zé Pinheiro 

“Partiu um amigo, um ser humano excepcional, um homem que abraçou várias causas em prol da sua cidade: Tomar!! Um homem que lutou até ao fim pela vida, pois sempre acreditou que ia vencer ,quis deus que não fosse assim! Perdemos todos com a sua partida Dr. Sempre mantive a esperança não sua recuperação, pela 1ª vez em tantos anos não me desejou um feliz aniversário, pois nunca se esquecia. Sei que já não dava mais, o sofrimento já era muito!
Descanse em paz Dr. Luis Boavida! Até já”
Rosy Silva 

 “Aquele que um dia sonhou poder dar ainda mais de si à comunidade tomarense, deixou-nos.
Depois de meses de grande sofrimento, a toda a família deixo a minha homenagem e agradecimento.
Somos eternos aprendizes de onde está a verdade, a honra e a justiça.”
Luis Ferreira 

 “Tomar ficou mais pobre 
RIP”
Vera Azeitona 

“A vida é um jogo. Nunca sabemos onde vamos estar amanhã. Por isso, tenho esta máxima que é tudo por acréscimo. Guardarei sempre o último encontro, o último abraço, o último gosto muito de si. Obrigada Luís Boavida, por tudo o que me ensinou. Até sempre.”
Elsa Ribeiro Gonçalves

“Foi um privilégio enorme ter conhecido e privado com o Dr.Boavida,um ser humano excepcional de uma simplicidade que nos desarmava. Na linha da frente do desporto e do associativismo, era raro encontrar alguém que não conhecesse o “Boavida”. Se a vida fosse justa as pessoas boas seriam eternas,mas como não é,perdeu-se mais um dos bons!! Até sempre Doutor, foi um verdadeiro privilégio ser seu amigo!  😢”
Xavier Costa

“Hoje faleceu o Senhor Tomar.
É com grande tristeza que vejo partir um amigo, não de longa data, mas um grande amigo, o Luís Filipe Boavida.
Um grande Homem, um homem de causas, de trabalho, de amizade e principalmente de Amor. Amor por Tomar e pela sua família.
Um grande beijinho Isabel e abraço João. Muita Força!”
Ricardo Carlos

“As minhas condolências a toda a família de Luís Boavida. Trabalhámos juntos no Sporting de Tomar. A doença impediu a sua candidatura a Presidente de Câmara de Tomar pelo PSD. Tivemos conhecidas divergências, contudo em fevereiro último tivemos ainda, e a seu pedido, oportunidade de conversar. Conversa que hoje recordo e que me faz pensar que a vida é mesmo demasiado curta. Enquanto Presidente do PS Tomar e em meu nome pessoal expresso o meu pesar a toda a família, amigos e ao PSD de Tomar.”

Hugo Costa
“Neste momento não sei que dizer... as palavras não surgem. Morreu um homem... um homem com H Enorme! Um amigo, um apoiante incondicional da minha pessoa. Sempre me apoiou. Sempre o apoiei. Havia um reconhecimento gigante mútuo! Doutor... como o tratava... porra! Isto custa... lutou até ao fim contra um bicho terrível que o conseguiu levar! As lágrimas caem ... São sinceras! Irei fazer tudo aquilo que me pediu em vida. Prometo! Um grande abraço meu grande amigo Luís Filipe Boavida . Descanse em paz que bem merece!”
Rodrigo Viana

“Um excelente ser humano, que ficará sempre no meu  💖 A cidade de Tomar fica mais pobre, mas o céu fica mais rico. Até sempre!
Os meus sentidos pêsames a toda a sua família e Amigos.”
Cláudia Susana Mendes 

“AMIZADE IMPROVÁVEL:
Quis a Vida, o Destino ou a Sorte que os nossos caminhos se cruzassem em prol de um projeto comum.
E ainda bem que assim foi.
Á volta da mesa das reuniões foi-se construindo uma amizade bonita e improvável.
O Luis, laranja e eu rosa.
Ele verde e eu vermelha....mas acima de tudo o respeito pelo Outro.
O caminho comum, as risadas, as piadas, a contracena no Teatro, as escalas nas exposições e a lealdade entre nós.
O meu amigo Luís Filipe Boavida, deixou -nos fisicamente hoje. A doença foi mais forte, é certo, mas o que construiu, os laços que atou, e sobretudo, as amizades que cultivou permanecerão para sempre.
"Pespego", não era para ser assim.
Na minha insignificância humana, esperava ter-te por cá mais tempo, mas Deus ( em Quem como eu, depositavas a tua Fé) resolveu chamar-te porque tu és, mesmo, um Ser Humano puro e bom....e quis'-te junto Dele.
A morte não existe para aqueles que como tu plantaram tantas formas de Amor.
Estarás sempre em cada reunião ou iniciativa e um dia encontrar-nos-emos noutra dimensão.
Para a "tua Isabel", um abraço muito apertado e para o teu filho, um beijo.
Para ti....a minha lágrima e o meu sorriso.
Até um dia. 🖤”
Maria Luisa Patricio

“Obrigada por tudo, Luís.
Pela amabilidade, amizade, pelo carinho com que sempre tratou a mim e a todos em seu redor. O Luís não gostava só de Tomar, o Luís era um apaixonado por Tomarenses e tudo a que eles dizia respeito: do Desporto à Solidariedade. Aprendemos tanto consigo. Obrigada por tudo, vou recordá-lo sempre com muita saudade. 
Muita força Isabel Boavida e João Boavida
Tomar ficou mais pobre  :'(“
Catarina Ferreira 

“Faleceu o meu "PAI DO FUTEBOL PRAIA"
Foi este GRANDE HOMEM que me levou a esta espectacular modalidade que me orgulho de ter praticado.
Lembro-me como se fosse hoje um telefonema seu a convidar-me para fazer um torneio de futebol praia. 
Também não me esqueço sempre que me via equipado perguntava sempre o mesmo "como é que esta equipa tem um GR sem braços?" Você Dr. sempre foi uma pessoa alegre, nunca me lembro de o ver em baixo mesmo com tudo isto andava com um sorriso no rosto... Custa perder uma pessoa assim, uma pessoa como o senhor nunca poderia nos deixar desta maneira... 
FEZ MAIS PELO DESPORTO NESTA SUA CURTA VIDA QUE MUITOS FARIAM EM 3 VIDAS... 
Obrigado por tudo... Já mais será esquecido DR. BOAVIDA... 
ADEUS AMIGO!!!”
Joel Dias 

 “Na nossa vida passam por nós imensas pessoas, que apenas isso, apenas passam. Mas há outras que nos marcam e o Luís foi uma delas que hoje nos deixou para ir para junto do Pai.
Cativava-nos pela sua alegria, entrega, garra, força, amizade e vontade de ser sempre mais e melhor.
Tomar hoje fica mais pobre, todos ficamos. Perdemos hoje um grande hoje um grande amigo. Um até sempre Luís.
Muita força à Isabel e ao João neste momento de grande tristeza.”
José Ferreira

“O Luís partiu hoje... Não venceu a doença que o traiu inesperadamente, de forma violenta, cruel e desigual ... porém nunca deixou de lutar! O Luis deixa uma profunda marca na sociedade tomarense! O PSD Tomar está de luto! À Isabel e ao João, um abraço fraterno! Muita coragem!”
Joana Pinto Coelho 

“É cruel ver a tua caminhada interrompida. Obrigado Luís. És um exemplo, que a luz te ilumine.”
José Manuel Mendes Delgado 

“E cumpre-se em mais uma vez em um grande ser humano a lei da vida...sem dó nem piedade ela chegou levando consigo alguém que deixa muitos corações partidos de dor e tristeza.
Mas acredito que no coração de todos os que o amam o Luis Boavida jamais partirá pois o amor seguirá vivo, assim como a alma dele levará consigo o amor pelos seus para a eternidade. Que descanse em Paz e muita força para a familia. A sua simpatia será para sempre recordada, assim como tudo de bom que fez.”
Margarida Ferreira 

“Permitam-me que partilhe este texto convosco. 
Hoje, o concelho de Tomar perdeu aquele que eu acreditava ser um dos seus maiores embaixadores dos últimos anos. O Dr. Luís Filipe Boavida conseguiu, com trabalho e muito amor à cidade, tocar muitos tomarenses, levar longe o nome de Tomar e fazer os de cá acreditar que realmente valia a pena apostar na nossa terra.
Influenciou gerações e desafiou-as a fazer diferente, a fazer melhor. 
Nos últimos 5 anos, foi um dos grandes apoiantes da Tomar TV e foi sempre um dos que afirmava que “os miúdos” afinal tinham talento.
No ano passado, o “Senhor Tomar” - como li hoje - foi obrigado a travar uma dura e pesada batalha com um monstro. Apesar da muita força que teve e de ter encarado a batalha com pulso firme, o monstro venceu.
Resta-me deixar uma palavra de força à família, em especial à esposa Isabel.
Fazendo uma reflexão final, utilizo uma frase do mítico Antoine de Saint-Exupéry: “Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós”.
Obrigado por tudo o que fez por nós Luís, um forte abraço e até sempre!”
Sérgio Aleluia

“TOMAR está de luto, perdeu um homem de valor, de família, amigo do seu amigo e um cidadão tomarense de honorabilidade e respeito! Pelo seu destaque e percurso politico merecia que seu nome fosse eternizado na toponímia desta cidade que tanto amou. 
Os meus sentimentos a sua esposa, filho, restantes familiares e amigos mais chegados.
Até sempre Dr. Luis Boavida  😓”
Célia Oliveira

“Um grande Homem, um extraordinário ser humano, um lutador, um exemplar tomarense que ontem nos deixou. Tomar encontra-se de luto pela partida de um dos seus maiores defensores. Um enorme abraço de força ao meu querido amigo João Boavida e à Drª Isabel Boavida. Jamais o esqueceremos!”
Francisco Tavares 

“O nosso concelho ficou muito mais pobre com o prematuro desaparecimento de um dos seus grandes defensores, até sempre meu querido amigo Luís Filipe Boavida, as minhas mais sinceras condolências à sua família neste momento de dor... 
Obrigado por teres sido meu amigo e de todo o nosso concelho...”
Manuel Subtil 

 “Nesta altura as palavras não me saem ... os meus sinceros pêsames e muita força neste momento à familia.
A vida leva nos pessoas que muito admiramos e gostamos mas não nos tira as memórias e os sentimentos dos momentos que com elas vivemos.
Até um dia e descanse em paz amigo.”
Carlos Gaspar 

 “Dá um aperto enorme cá dentro, Luis.
Nem tenho palavras.
Foi um privilégio enorme a vida ter-me feito cruzar contigo.
Os meus sentidos pêsames a todos os familiares.
Até sempre amigo.”
João Soares  

 “Hoje despedimo-nos de um amigo, o Luís Boavida.
Tomar e todos aqueles cujas vidas o Luís tocou - e foram mesmo muitos - recordar-se-ão deste grande homem, muito depois de ter partido.
Pela sua dedicação na defesa de inúmeras causas sociais, pela sua entrega nas funções que desempenhou em vários clubes desportivos, pelo seu contributo nas associações e coletividades e, acima de tudo, pela sua paixão pela nossa terra, Tomar.
Lembrar-nos-emos de tudo o que alcançou, mas é do seu coração altruísta que sentiremos falta.
À família, em especial à Isabel e ao João, as minhas sentidas condolências. Estou certo que o Luís continuará a olhar por todos nós com o sorriso que tão bem lhe conhecemos.”
Tiago Carrão 

“Nota de pesar
Faleceu esta tarde, em Tomar, o Dr. Luís Filipe Boavida, de 56 anos de idade, vítima de doença oncológica, que se manifestou há precisamente onze meses.
Foi Presidente da Direcção do União de Tomar, nos anos de 1993 a 1995, tendo sido, com apenas 31 anos de idade, o mais jovem Presidente da história do clube. Antes, já em 1990, fora também Director do “Jornal União de Tomar”, de que foi grande impulsionador. Foi também fundador do jornal desportivo “O Remate”.
Caracterizado por um espírito de forte dinamismo, integrou diversas associações, tendo sido também um dos fundadores da Escola de Futebol de Tomar. Recentemente, fez ainda parte da Direcção do Sporting de Tomar. Era, igualmente, vice-presidente da Associação de Futebol de Santarém.
Foi também dirigente do CIRE (Centro de Integração e Reabilitação de Tomar), da Misericórdia de Tomar, do Lar de S. José e da Associação dos Antigos Alunos do Liceu de Tomar.
Durante mais de duas décadas foi Director Financeiro na Câmara Municipal de Tomar; quando, há menos de um ano, foi surpreendido pela terrível doença, era candidato à presidência do município, candidatura de que se viu então forçado a abdicar.
Criou, a 21 de Outubro de 2017, a Associação Luís Boavida, tendo por missão a protecção das pessoas mais desfavorecidas, com ênfase nas áreas da saúde, ensino e educação, na acção social e no desporto.
Para além do plano institucional, a nível pessoal, Luís Boavida fez o favor de me ter também por seu amigo. O seu carácter empreendedor manifestou-se igualmente na forma entusiasta como colaborou nos projectos dos livros do centenário do União de Tomar e do Sporting de Tomar, e, muito especialmente, do livro sobre a Matrena; foi a ele e ao seu (e também meu) grande amigo Carlos Piedade Silva, que me dirigi, quando tomei a iniciativa de avançar com esta ideia, e de ambos recebi uma colaboração incondicional, estabelecendo contactos, acompanhando-me nas visitas que possibilitaram que a ideia se tivesse concretizado e materializado.
Não esqueço o crucial apoio que me prestou na ocasião da edição daqueles três livros, de que lhe fico reconhecido e muito grato.
Há um mês tentei ainda contactar com Luís Boavida, para expressar a forma como, repetidamente, me lembrava e pensava nele, e, de forma algo “egoísta”, para o convidar para a apresentação do livro sobre a Mendes Godinho. Infelizmente, não seria já possível dar-lhe pessoalmente o abraço de força e coragem que gostaria de lhe ter dado.
Aqui expresso as minhas sentidas condolências à família e amigos de Luís Filipe Boavida. Nesta hora de imensa tristeza, envio o meu abraço solidário.”
Leonel Vicente

 “Adeus Luis!
Somos passageiros na vida e o nosso destino final não é aqui.Não sabemos a estação onde desceremos para nos despedirmos dos que amamos. Para alguns, a viagem é demasiado curta e resta-nas as recordações gravadas em nós...Luis, desceste inesperadamente numa estação. Partiste sem uma despedida como merecias! Mas isto é um simples desencontro...Estou certa que voltarei a estar contigo Luis! Até lá, guardamos de ti a amizade, a integridade, o carinho, o Homem grande que sempre foste! Oremos por ti, pela tua paz e pela tua família. Até um dia!”
Ana Falcão

 “Conheci-te melhor, quando acabaste o Curso na Católica e começaste a trabalhar na Avenida de Roma. O teu primeiro emprego.
No espaço de um ano, a vida dá uma volta de 360º graus. 
Quando te visitei no Hospital de S. José e encontro o doente à porta da enfermaria a receber tanta visita pensei “ temos homem”. Afinal esta doença é traiçoeira, cruel, estúpida, cobarde e não somos nada nesta vida...
Adeus amigo Luís Filipe Boavida
As imagens de tanta imagem que se registou nestes anos”
António Freitas

 “Obrigado dr Luís Filipe Boavida, por tudo o que nos deu...do seu tempo, do seu saber e da sua amizade!...estamos tristes, acompanhamos a família na sua dor...”
Luis Salgueiro 

 “Na minha cidade morreu uma pessoa bonita. Era uma pessoa conhecida de quase todos. Nas terras mais pequenas todos fazem falta, mas aqueles que se preocupam e cuidam dos outros nota-se mais a sua ausência.
Eu também conhecia o Luís. 
As pessoas mais entusiasmadas com vida parece que vão embora mais depressa. 
Isto é tudo tão aleatório que fico apenas com a convicção que o sol voltará a nascer amanhã.”
Carlos Lopes Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário