quinta-feira, 12 de abril de 2018

Tomar no lote dos municípios menos transparentes do país

No Índice de Transparência Municipal 2017, Tomar surge na última posição da tabela entre os 13 municípios do Médio Tejo. É também o menos transparente entre os 21 municípios do distrito de Santarém e está em 253° lugar a nível nacional, entre as 308 câmaras do país.

O estudo é elaborado todos os anos pela Transparência e Integridade, em colaboração com a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.
Curiosamente são os pequenos municípios que, de uma maneira geral, são mais transparentes na sua gestão. Na região, é Vila de Rei que lidera a tabela da transparência.
O estudo é feito com base na informação de interesse público disponibilizada pelos 308 municípios portugueses nos seus websites oficiais. A nível nacional lideram este ranking as câmaras de Alfândega da Fé e Vila do Bispo.
No caso da câmara de Tomar há muita informação que é escondida aos cidadãos. Para constatar isso basta comparar o site da câmara de Alfândega da Fé com o da autarquia nabantina.

Mais informações aqui

3 comentários:

  1. Só agora é que deram por isso? Precisam de oculos.

    ResponderEliminar
  2. Todos nós sabemos como são feitos estes estudos, o que interessa isso, o importante é caminhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caminhar para onde?
      Esta sua posição trouxe à memória a frase de um cego para outro cego que tinha acabado de encontrar: -Então passe bem que a gente vai-se vendo por aí.

      Eliminar