sábado, 24 de fevereiro de 2018

Veja como ficou o aqueduto dos Pegões depois das obras (c/ fotos)

Estão concluídas as obras de reabilitação e reforço estrutural do troço do aqueduto dos Pegões em Tomar, da responsabilidade da empresa STAP - Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, SA, por cerca de 327 mil euros.

A intervenção, iniciada em agosto de 2017, abrangeu quatro arcos e quatro pilares que estavam em risco de ruir uma vez que já apresentavam 8° de inclinação. O objetivo foi o de garantir a estabilidade do aqueduto. Para tal foram usadas técnicas de engenharia como o reforço das sapatas, a aplicação de micro-estacas a 18 metros de profundidade e a colocação de cintas ao longo dos pilares.
Além disso, foram restaurados alguns pormenores dos arcos e do calheiro que estavam degradados.
O projeto, no valor de 18.450 euros, foi executado pela FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil.
Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o aqueduto dos Pegões foi construído nos finais do séc. XVI, princípios do século XVII com o objetivo de abastecer de água o Convento de Cristo.









2 comentários:

  1. É de louvar o esforço em manter o nosso património num estado possível de poder ser admirado. Pena as pinças terem de ser visíveis. Deixo aqui uma recomendação no que às fundações diz respeito: pintá-las num tom aproximado ao do ambiente envolvente ou em tons escuros tipo preto mate seria uma boa ideia uma vez que os blocos de betão bruto não se integram muito bem na imagem de conjunto do monumento. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passo aqui todos os dias,e fiquei chocado quando vi a obra terminada (agora já me vou conformando). nem queria acreditar que estava acabada, feio, feio ,feio. Não se enquadra, tal como diz o Gonçalo Pereira, deveria ser feito um acabamento mais adequado, o monumento merece.

      Eliminar